O livro "Ansiedade Digital: Como Enfrentar o Mal do Milênio", de Augusto Cury, lançado em setembro/outubro de 2025 pela Benvirá (Grupo GEN), aborda o vício digital e a intoxicação mental causados pelo excesso de informações. A obra foca no impacto de telas e redes sociais na saúde emocional, gerando ansiedade e a necessidade de "desintoxicação digital".
O livro funciona como um "manual de sobrevivência emocional" para educar as próximas gerações e recuperar a autonomia mental em uma sociedade hiperconectada. O autor destaca a síndrome do pensamento acelerado e a adultização de crianças pelo digital.
O mundo digital trouxe ganhos inegáveis; porém, com a massificação dos celulares, da internet e das redes sociais, estamos adoecendo coletivamente. Os conteúdos curtos, rasos e abundantes levam a alterações nos ciclos de dopamina e serotonina e geram sintomas sérios, como sentimento de urgência, fadiga, irritabilidade, ansiedade, intolerância às frustrações, tristeza, insônia, necessidade de comparação e rejeição ao tédio. Anos atrás, no livro Ansiedade: como enfrentar o mal do século, abordei a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma doença profunda que se intensifica no contexto virtual. Nesta nova obra, apresento informações e ferramentas para combatermos o mal do milênio, que está transformando nosso planeta em um grande hospital psiquiátrico a céu aberto. Liberte-se dos cárceres mentais e tenha uma vida emocionalmente saudável e feliz!

