sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Wladimir tenta se afastar de nova polêmica envolvendo Anthony Garotinho


Em mais um esforço para se descolar das sucessivas controvérsias protagonizadas pelo pai, o ex-governador Anthony Garotinho, o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), postou um vídeo nas redes sociais para negar qualquer envolvimento na briga política entre Garotinho e o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil). A declaração ocorre em meio à judicialização do embate entre Garotinho e Canella por causa de acusações do ex-governador ao prefeito.

No vídeo, Wladimir Garotinho afirmou que mantém uma relação pessoal e institucional positiva com Márcio Canella e que o recente episódio não passou de um mal-entendido. Segundo ele, a troca de farpas envolvendo o ex-governador Anthony Garotinho não reflete sua posição política.



“Eu não tenho nada a ver com essa briga dos dois. Eu sempre me dei muito bem com o Canella. A gente se falou na semana passada e, no calor das emoções, eu posso ter interpretado alguma fala dele errado, e ele pode ter interpretado alguma fala minha errado”, declarou o prefeito de Campos. “Espero que a gente consiga olhar para a frente e esquecer esse problema pontual”, completou.

A manifestação de Wladimir ocorreu após Garotinho ter acusado Canella de ter feito ameaças por telefone ao filho, afirmando que iria “destruí-lo”. O prefeito de Campos, no entanto, tratou de esfriar o episódio e reforçar que não pretende se envolver no conflito, que já se arrasta há meses e ganhou contornos judiciais.

No fim de janeiro, a Justiça do Rio manteve e ampliou decisão que proíbe Anthony Garotinho de publicar ou compartilhar conteúdos ofensivos ou acusatórios contra Márcio Canella nas redes sociais. A determinação foi da juíza Patricia Fernandes de Souza Brasileiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no âmbito de uma ação de obrigação de fazer e não fazer, com pedido de tutela antecipada.

Na ação, Canella acusa o ex-governador de divulgar postagens com acusações graves e sem comprovação, associando seu nome a milícias e facções criminosas. A Justiça entendeu que as publicações atingem a honra, a imagem e a reputação do prefeito de Belford Roxo. Em decisão anterior, Garotinho já estava proibido de fazer novas postagens, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 100 mil. Como as acusações teriam continuado, a medida foi ampliada.

O episódio expõe mais uma vez o esforço de Wladimir Garotinho para se desvincular das disputas protagonizadas pelo pai e do histórico de conflitos que marcaram a trajetória recente da família na política fluminense. Nos últimos anos, o clã Garotinho deixou de apresentar a unidade que sustentou sua força eleitoral no passado, passando a conviver com rachas internos, disputas públicas e isolamento político.