Em Petrópolis, a Defesa Civil registrou sete ocorrências por conta das chuvas que atingiram a cidade na noite de quarta-feira (04) e na madrugada dessa quinta-feira (05), porém, sem gravidade. Foram registrados pequenos deslizamentos de terra, quedas de árvores e avaliação de risco. Alertas cellbroadcast severo para risco de inundação foram enviados, sirenes foram acionadas e pontos de apoio abertos. A Defesa Civil de Petrópolis alterou o estágio operacional do município para o de Atenção. A região do João Xavier foi a que registrou o maior acumulado de chuva: 51mm em uma hora.
Na noite da quarta-feira, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) anunciou alteração de itinerário na Rua Coronel Veiga, com desvios para as regiões da Castelânea e Valparaíso.

Além disso, diversos pontos da cidade foram acometidos por alagamentos como a Rua Bingen em frente ao Hospital Santa Teresa. O maior acúmulo de chuva foi registrado na região da Rua João Xavier, no Bingen com 65,8mm em 24h, mesmo acúmulo foi registrado próximo ao Laboratório Nacional de Computação Científico (LNCC-Geo). Nas últimas 72h, o bairro Dr. Thouzet registrou maiores acúmulos, chegando a 91 mm.
A Defesa Civil mobilizou seis pontos de apoio foram abertos para atender as regiões do João Xavier, Amazonas, Duques, Rio de Janeiro e Dr. Thouzet, sendo elas apoiadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), que foram desmobilizados por volta das 05h.
Na tarde dessa quinta-feira a Defesa Civil emitiu alerta de chuva moderada a forte, podendo acompanhar de chuvas e rajadas de vento. Segundo dados Painel de Monitoramento de Risco de Deslizamentos, realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), Petrópolis está em risco alto de deslizamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso pela manhã e grau de perigo de chuvas intensas entre 30 e 60 mm por hora, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O instituto ainda alerta sobre corte de energia elétrica, corte de árvores, alagamentos e descargas elétricas até sexta-feira (06).

