sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Inea atua em seis pontos para desassoreamento de rios em Petrópolis


Equipes do Instituto Estadual do Ambiente Inea atuaram na limpeza de rios em seis pontos de Petrópolis nessa quinta-feira (5). O Limpa Rio é um programa do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, para mitigar o impactos das chuvas uma determinação do secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, conforme orientação do governador Cláudio Castro. O desassoreamento em pontos estratégicos dos corpos hídricos de Petrópolis, como a confluência de rios no entorno do Palácio de Cristal, tem o objetivo de melhorar o fluxo das águas e reduzir o transbordamento de rios em toda cidade.

“Temos equipes trabalhando hoje (ontem) em pontos do Rio Piabanha no Centro e na altura do Retiro, além de pontos de Corrêas. As máquinas fazem também a limpeza no Rio Itamarati, em Cascatinha e no Rio Carvão em Itaipava”, explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.


Nos arredores do Palácio de Cristal e na altura do bairro Retiro, os trabalhos começaram na semana passada. Em Corrêas, duas equipes com máquinas trabalham uma delas próximo a estrada Mineira, na altura do Prado; a segunda faz a limpeza em outros trechos críticos do Rio Piabanha no bairro.

São mais de 33.645 metros cúbicos de materiais retirados nos seis pontos desde o início dos trabalhos. Uma equipe atua também fazendo a limpeza manual no Rio Poço do Ferreira, em Cascatinha, de onde foram retirados 50 metros cúbicos de materiais desde a semana passada. A retirada manual de detritos é feita em rios que não comportam máquinas.

Desde do início do ano passado mais de 175 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos pelo Programa Limpa Rio, considerando a limpeza com máquinas e manual em pequenos córregos que não comportam os equipamentos pesados. O serviço preventivo foi realizado nos cinco distritos, passando pelos rios Palatino, Piabanha, Itamarati, São Antônio e Carvão, além de pequenos córregos em bairros e lagos como Nogueira, Parque São Vicente e Vale do Sossego.