Equipes do Instituto Estadual do Ambiente Inea atuaram na limpeza de rios em seis pontos de Petrópolis nessa quinta-feira (5). O Limpa Rio é um programa do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, para mitigar o impactos das chuvas uma determinação do secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi, conforme orientação do governador Cláudio Castro. O desassoreamento em pontos estratégicos dos corpos hídricos de Petrópolis, como a confluência de rios no entorno do Palácio de Cristal, tem o objetivo de melhorar o fluxo das águas e reduzir o transbordamento de rios em toda cidade.
“Temos equipes trabalhando hoje (ontem) em pontos do Rio Piabanha no Centro e na altura do Retiro, além de pontos de Corrêas. As máquinas fazem também a limpeza no Rio Itamarati, em Cascatinha e no Rio Carvão em Itaipava”, explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Nos arredores do Palácio de Cristal e na altura do bairro Retiro, os trabalhos começaram na semana passada. Em Corrêas, duas equipes com máquinas trabalham uma delas próximo a estrada Mineira, na altura do Prado; a segunda faz a limpeza em outros trechos críticos do Rio Piabanha no bairro.
São mais de 33.645 metros cúbicos de materiais retirados nos seis pontos desde o início dos trabalhos. Uma equipe atua também fazendo a limpeza manual no Rio Poço do Ferreira, em Cascatinha, de onde foram retirados 50 metros cúbicos de materiais desde a semana passada. A retirada manual de detritos é feita em rios que não comportam máquinas.
Desde do início do ano passado mais de 175 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos pelo Programa Limpa Rio, considerando a limpeza com máquinas e manual em pequenos córregos que não comportam os equipamentos pesados. O serviço preventivo foi realizado nos cinco distritos, passando pelos rios Palatino, Piabanha, Itamarati, São Antônio e Carvão, além de pequenos córregos em bairros e lagos como Nogueira, Parque São Vicente e Vale do Sossego.


