![]() |
| Foto: Ralph Braz | Pense Diferente |
Entidades que compõe representação do trade turístico conquistaram nesta quinta-feira (12) um passo importante para o setor no Carnaval: a abertura do Museu Imperial como acontece tradicionalmente. O anúncio de que o principal espaço cultura e turístico ficaria fechado mobilizou entidades como Petrópolis Convention & Visitors Bureau, MercoSerra, Sindicato de Hospedagem e Alimentos, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis e as secretaria de Turismo e de Cultura, além do Conselho Municipal de Turismo, para que a decisão fosse revertida. Uma reunião, alinhada pelo Comtur na manhã desta quinta, com representantes das entidades e da prefeitura junto ao diretor do Museu Imperial, Mauricio Ferreira, selou o compromisso de manter as portas do Palácio abertas.
Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros, a decisão representa uma vitória coletiva do turismo local. “O Museu Imperial é um dos grandes pilares da experiência turística de Petrópolis, especialmente em períodos de alta visitação como o Carnaval. Manter o equipamento aberto é fundamental tanto para o visitante quanto para a economia da cidade”, destacou enfatizando o empenho do Museu para a sua abertura e a garantia da prefeitura para protocolos de segurança que darão ao espaço a tranquilidade necessária, uma preocupação não apenas do espaço cultural, mas também de todo o trade que enfatiza a importância da preservação do patrimônio cultural.
Segundo ele, a mobilização das entidades e a receptividade do Museu com o pleito demonstra a importância do diálogo permanente entre os setores cultural, turístico e institucional. “O funcionamento do Museu durante o Carnaval garante previsibilidade ao trade, valoriza o destino e respeita a expectativa de quem escolhe Petrópolis como roteiro”, completou Fabiano Barros.
“O SindTurismo Petrópolis comemora a decisão de manter o Museu Imperial aberto durante o Carnaval, resultado de uma mobilização efetiva do trade turístico. Trata-se de uma medida que preserva a experiência do visitante e fortalece Petrópolis como destino turístico em um período estratégico para a economia local. A abertura do principal equipamento cultural da cidade contribui diretamente para o aumento da permanência do turista, estimula o consumo e gera impacto positivo imediato nos setores de hospedagem e alimentação.O SindTurismo entende que o turismo precisa ser tratado como política pública integrada. Decisões que afetam a atividade turística devem ser construídas com diálogo e planejamento. Esse episódio demonstra que, quando o setor é ouvido, os resultados são positivos para a cidade, para o visitante e para quem vive do turismo", disse Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (Sindturismo).
O Museu Imperial que recebe média de mais de 350 mil pessoas - é o principal atrativo cultural da cidade e um dos museus mais visitados do país, exercendo papel estratégico na cadeia do turismo local. Sua abertura durante o feriado reforça Petrópolis como destino preparado para receber visitantes, preservando sua história, movimentando serviços e fortalecendo a imagem da cidade no cenário turístico nacional.


