quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Apagão em São João da Barra e diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Apesar de vários assuntos a serem abordados pela manhã desta quinta-feira (1º), este blog não pode ser atualizado. Atafona amanheceu com problemas no fornecimento de energia elétrica e no sinal de telefonia móvel, o que acarretou em muitos transtornos para os moradores. Na sede do município de São João da Barra, o problema se repetiu.

Um problema na linha de transmissão de Furnas deixou diversas cidades do estado do Rio de Janeiro sem energia elétrica, ontem (31). Em São João da Barra, reclamações sobre a falta de energia partem de diversas localidades, como Atafona, Grussaí, Açu e Barcelos. Ainda hoje (1º), as reclamações são muitas além destas localidades, ainda na área central, onde a oscilação é grande. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foram atingidos consumidores das regiões dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense, além de alguns bairros da capital.

O ONS comunicou que “por volta das 14h15 [de ontem], ocorreu o desligamento automático de duas linhas de transmissão em 500 kV, de propriedade da Eletrobrás Furnas: Adrianópolis – São José e Angra dos Reis – São José. Em sequência, ocorreram desligamentos em diversos circuitos da rede de operação em 138kV, pertencentes às distribuidoras Light e Ampla”. Com isso, segundo o ONS, houve a interrupção de cerca de 2,3 mil MW de carga (cerca de 37% da carga total do estado do Rio de Janeiro no momento, 6,1 mil MW).

Nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura de São João da Barra finalizou o expediente mais cedo, devido a oscilação de energia elétrica. Por outro lado, a Câmara de Vereadores do município seguiu com expediente normal. Os relógios são diferentes, mas a rede é a mesma. 

NA CAPITAL
Na cidade do Rio, os trens da Linha 2 do Metrô também foram afetados pela falta de energia. A concessionária Metrô Rio informou que, entre 15h05 e 15h34, foi afetado o trecho entre Vicente de Carvalho e Pavuna. Nesse período, os trens circularam apenas entre Botafogo e Maria da Graça. Com o restabelecimento do sistema, a Linha 2, ligando Botafogo à Pavuna, voltou ao normal. O mesmo ocorreu com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho total entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont. O sistema ficou paralisado por menos de uma hora, também devido ao problema de fornecimento de energia.








Fonte: Portal Ozk | Pense Diferente