sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PREFEITO DE SJB SOLICITA DUPLICAÇÃO DA BR-356 ENTRE CAMPOS E SJB

(Foto: Ralph Braz)

Na próxima semana o prefeito José Amaro de Souza Neco vai ao Rio iniciar as negociações com a secretaria estadual de Transportes para a federalização e estadualização de duas vias no município. Quarta-feira (18), em encontro com o ministro dos Transportes, César Borges, no Porto do Açu, e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o prefeito reivindicou a duplicação da BR 356, no trecho que liga São João da Barra a Campos, em razão do aumento no tráfego de veículos, devido à construção do Porto do Açu.

As reivindicações do prefeito dizem respeito à estadualização da BR-356 no trecho que vai do trevo de Caetá a Atafona, com a sua duplicação; e a federação da RJ-240, do trevo de Caetá até o Porto do Açu. Tanto o ministro César Borges quanto o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que também esteve no Porto do Açu, sinalizaram com a possibilidade de promover as mudanças, em razão da importância do investimento.

O ministro César Borges ficou impressionado com o empreendimento, que hoje já tem construídos, mais de 20% do total projetado. Já estão construídos e prontos para uso, mais de1,5 quilômetrosde cais, por onde, inclusive, já desembarcaram equipamentos de empresas como a NOV e a Intermoor, duas gigantes na fabricação de tubos flexíveis para a indústria de petróleo. A expectativa é que ainda no primeiro semestre as duas empresas entrem em funcionamento, sendo que a NOV já está em fase de treinamento do pessoal.

Ainda no final do ano passado, o prefeito José Amaro de Souza, que esteve em Brasília junto com todos os vereadores, conseguiu a aprovação, pelo ministério dos Transportes, da extensão do ramal ferroviário até o Porto do Açu. A decisão do governo federal, que será custeada com recursos do Programa de Investimentos em Logística, lançado ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, trouxe uma nova perspectiva para o Porto do Açu, sob o ponto de vista da geração de empregos e das possibilidades de aumento na movimentação de cargas.

— Atualmente, mais de seis mil pessoas estão trabalhando na construção do Porto, sendo que boa parte dessas pessoas, que já trabalharam em alguma etapa da construção, estão migrando para outras atividades. Temos várias questões para ver e claro, acompanhar os investimentos de perto, até porque temos as questões que dizem respeito às compensações ambientais e sociais, mas é inegável que esse empreendimento trará benefícios para São João da Barra — destacou o prefeito.



Fonte: Folha da Manhã