terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NÍVEL BAIXO DO RIO PARAÍBA DO SUL PREOCUPA CONCESSIONÁRIA

(Foto: Ralph Braz)

Por conta do longo período de estiagem e a redução significativa do nível do Rio Paraíba do Sul, a concessionária Águas do Paraíba está apelando aos clientes de Campos para que não desperdicem água, sobretudo neste momento de seca e estiagem. O responsável pelo abastecimento de água, engenheiro Rafael Fassy, critica o fato, por exemplo, de algumas pessoas insistir em em varrer calçadas com água e lavando carros com mangueira.

Ele explica que o rio Paraíba do Sul — o principal manancial de abastecimento de Campos dos Goytacazes — continua baixando progressivamente, pela ausência de chuvas nas cabeceiras e praticamente em toda região Sudeste do Brasil.

Rafael Fassy garantiu que ainda não há risco de desabastecimento na cidade e no interior, pois a água bruta em Campos dos Goytacazes é captada a um metro e meio de profundidade do leito do rio, no bairro do Caju. Além disso, segundo garante a assessoria da concessionária, a cidade conta com uma das maiores, mais completas e complexas estações de tratamento de água do Estado do Rio de Janeiro – a ETA Coroa, que abastece a mais de 300 mil – e que está totalmente automatizada e preparada para garantir o abastecimento da cidade, mesmo em condições bastante severas como a seca, a estiagem e a baixa do rio que já se verifica a cada dia mais acentuada.

Rafael Fassy apela para a consciência de cidadania e de respeito ao meio ambiente pedindo aos clientes da concessionária Águas do Paraíba para que evitem qualquer tipo de desperdício de água. “Infelizmente continuamos ver, com toda essa seca e estiagem, muitas pessoas que insistem em varrer calçadas e ruas com água e lavando carros com mangueira. Isso é inconcebível em momentos normais e muito mais ainda na situação que estamos enfrentando, quando várias cidades do Brasil já estão tendo grandes problemas de abastecimento e, em alguma delas, já começa a ser feito racionamento de água”.

O engenheiro lamentou ainda a verificação de muitas moradias, principalmente na periferia da cidade e em bairros de baixa renda, onde o furto de água, segundo ele, seria muito grande e as pessoas ficariam com mangueiras abertas o dia todo nos quintais e calçadas para se refrescarem:

— Quem furta água, além de não pagar pelo que consome, desperdiça muito e prejudica toda a vizinha ou a rua onde mora e até o bairro onde habita —, desbafou.

O responsável pelo abastecimento de água em Campos também está apelando pra que qualquer vazamento de água rua seja comunicado imediatamente ao telefone Ligue Água – o número é 115 – ou pelo site www.aguasdoparaiba.com.br.

Ele orienta também para que qualquer vazamento no interior dos imóveis seja corrigido imdiatamente; que a água da máquina de lavar possa ser usada para limpeza de piso; que as torneiras sejam fechadas ao ensaboar o corpo durante o banho, ao escovar os dentes, ao fazer a barba e enquanto são ensaboados pratos, copos, talheres e panelas. “São providências pequenas, que todos podem adotar, mas de grande ajuda e valia em momento como esse, em que devemos evitar qualquer desperdício e evitar maiores problemas”, concluiu o engenheiro.



Fonte: Blog Em Tempo (Cilênio Tavares)