Um dos eventos mais tradicionais das celebrações da Semana Santa em São João da Barra, que integra a programação do Circuito Religioso 2022, a Procissão do Fogaréu acontece nesta terça-feira, às 20h. A encenação representa a perseguição e prisão de Jesus em Jerusalém e sairá da igreja de São Pedro, percorrendo diversas ruas do Centro da cidade e passando pela igrejas de São Benedito, São João Batista, e de Nossa Senhora da Boa Morte.
A procissão tem início com o anúncio da perseguição pelo farricoco (guarda romano) no Palácio de Caifás, simbolizado pela igreja de São Pedro. O cortejo segue até o local da Santa Ceia. O hospedeiro, responsável pela preparação da ceia, ao ser perguntado pelo pretoriano (chefe dos farricocos), informa que Jesus já havia saído.
A perseguição continua e Jesus é localizado no Horto das Oliveiras, cujo cenário é a Igreja de São João Batista. Após a prisão simbólica, há a condução de um estandarte com a imagem de Jesus até a Cadeia, simulada pela Igreja da Boa Morte, onde ele é encarcerado.