sexta-feira, 4 de abril de 2025

Governador Claúdio Castro em Petrópolis para monitorar temporais


O governador Cláudio Castro anunciou, nesta sexta-feira (04), que vai a Petrópolis para monitorar as fortes chuvas previstas para este fim de semana em todo o Estado do Rio. Os comandos-gerais do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar foram transferidos para outras cidades da Região Serrana, além da Costa Verde e da Baixada Fluminense, regiões com maior risco.

– Tomamos a decisão de fazer um monitoramento e um trabalho integrado na Baixada Fluminense, na Costa Verde e na Região Serrana. Estaremos todos de prontidão, junto aos bombeiros e policiais militares e civis, para chegarmos antes das chuvas. O objetivo do Governo do Estado, por meio do Comitê de Chuvas, é antecipar as ações e evitar maiores danos – destacou o governador.


O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarcísio Salles, estará com uma base em Angra dos Reis, monitorando a situação de toda a Costa Verde. Já o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, atuará na Baixada Fluminense.

A previsão do CEMADEN e dos monitoramentos estaduais apontam uma quantidade significativa de chuva, começando nesta sexta-feira e terminando neste domingo (06/04).

Previsão da frente fria

Nesta sexta-feira (04/04), a previsão é de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento, que se intensificarão durante a noite. No sábado (05/04), são esperadas pancadas moderadas a muito fortes, com raios e rajadas de vento, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste, e chuva moderada, eventualmente forte, no resto do estado. A chuva fica fraca a moderada ao longo do estado durante todo o domingo (06/04).





Prefeitura de Petrópolis realiza nova reunião intersetorial para ações de prevenção às chuvas


A Prefeitura de Petrópolis realizou nesta sexta-feira (04/04), nova reunião intersetorial para preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para este fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode trazer temporais que podem gerar acumulados significativos entre sexta e domingo (06/04).

“Ainda temos a previsão de forte chuva para a cidade, então é importante estarmos alinhados e preparados para dar respostas rápidas. Desde quarta-feira estamos com ações preventivas, com todas as equipes da Defesa Civil, Comdep, Assistência Social, CPTrans e Saúde de prontidão”, reforçou o prefeito Hingo Hammes.

“Estamos acompanhando as atualizações e comunicando a população para que todos possam tomar as medidas de proteção. O nosso objetivo é prezar pelas vidas das pessoas, trabalhar para que a cidade fique segura”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.

Participaram da reunião intersetorial as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras, Educação, Serviços, Segurança e Ordem Pública, Governo, Fazenda, Administração e Gabinete; além da Comdep; Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans); Guarda Civil Municipal (GCM); das concessionárias Enel e Águas do Imperador; o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha; o Corpo de Bombeiros; a Polícia Civil (PC) e IML; a Polícia Militar (PM); ICMbio/Apa Petrópolis; a Concer e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Petrópolis (Setranspetro).


Confira as ações emergenciais:

11 linhas disponibilizadas para atendimento do 199.
Base descentralizada da Defesa Civil em Itaipava para atendimento aos distritos.
Liberação do acesso as imagens das câmeras do Cimop (a partir do início da chuva).
Equipes da Comdep e efetivo da Guarda Civil Municipal de prontidão.
Equipes do Samu de prontidão para eventuais ocorrências.
Materiais e insumos para os pontos de apoio e atendimento à população.
Organização do Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha (Rua Floriano Peixoto, no Centro).
Reforço dos efetivos do Corpo de Bombeiros e uso de locais estratégicos (Rua Professor Stroller, no Quarteirão Brasileiro) em caso de risco de alagamento da Avenida Barão do Rio Branco. Além do posicionamento de viaturas em pontos da cidade para agilizar o atendimento.
- Ponto facultativo, suspensão das aulas nas unidades municipais e orientação para a suspensão das atividades nas instituições particulares.
Aumento de 50% do efetivo nas equipes de reparos da concessionária Enel.
- Reforço de 1.600 homens da Polícia Militar, que também atuará com rondas nos pontos de apoio
- Material enviado pelo Governo do Estado: 500 colchões, mil garrafas d'água e 400 kits de material de limpeza.


Ocorrência 04/04 14h

A chuva que atingiu a região do terceiro distrito na manhã desta sexta-feira (04), causou pontos de alagamento. Equipes da Comdep estiveram no local e com o apoio da concessionária Águas do Imperador, a Companhia garantiu a limpeza das vias.


Maiores acumulados em 24h:
Vila Rica (Cemaden-BR) 36.98mm/24h
Itaipava (Cemaden-BR) 29.37mm/24h

Defesa Civil de Petrópolis : pontos de apoio são abertos às 21h desta sexta-feira (04)


A Defesa Civil de Petrópolis informa que, às 21h desta sexta-feira (04/04), serão abertos 26 pontos de apoio nos cinco distritos, desses quatro já foram abertos às 19h por atingirem os protocolos de abertura. A medida é preventiva e tem como objetivo facilitar o acesso da população devido aos acumulados de chuva previsto para a madrugada deste sábado (05/04).

A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações. Para receber alertas, cadastre o seu CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199. Também acompanhe as informações atualizadas pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Petrópolis.

O Boletim meteorológico atualizará a previsão do tempo para a cidade, podendo ser acessado pelo link: www.petropolis.rj.gov.br/boletim .


Governador Claudio Castro chegou a Petrópolis no início da noite desta sexta-feira

O governador Claudio Castro e o secretário de Ambiente, Bernardo Rossi chegaram a Petrópolis no início da noite desta sexta-feira (04) para acompanhar as ações de prevenção para a chuvas deste fim de semana.

“O Estado tem feito um trabalho de prevenção junto aos municípios para uma resposa rápida. As equipes do Corpo de Bombeiros foram reforçadas, assim como a disponibilização do maquinário para atender não apenas Petrópolis, mas a toda a Região Serrana. Também enviamos kits para a assistência social caso necessário ”, disse o governador Claudio Castro.

O secretário estadual de Ambiente, Bernardo Rossi lembrou as ações do Limpa Rio que ajudaram na prevenção evitando inundações. “A dragagem dos rios feita pelo Inea evitaram maiores incidentes em todo o estado e em Petrópolis não será diferente . Todo o maquinário continua disponível para atender as cidades”, frisou o secretário estadual.

“Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental neste período em que enfrentamos o risco de fortes chuvas. A prontidão demonstrada antes mesmo da chegada do governador a Petrópolis mostra o comprometimento com a nossa cidade. Toda a estrutura estadual foi colocada à disposição: equipes técnicas capacitadas, máquinas, caminhões, e demais equipamentos essenciais já estão mobilizados. Essa atuação integrada fortalece nossa capacidade de resposta e reforça a importância da união entre os governos para proteger a população”, disse o prefeito Hingo Hammes.




Confira a listagem dos pontos de apoio abertos:

1. Escola das Comunidades Santo Antônio
2. E.M. Clemente Fernandes
3. E.M. Germano Valente
4. E.M. Stefan Zweig
5. Escola Paroquial Bom Jesus
6. E.M. Gov. Marcello Alencar
7. E.M. Senador Mario Martins
8. Escola Municipal Duque de Caxias
9. CEI André Vanzan
10. E.M. Hercília Henriques Moretti
11. E.M. Fábrica do Saber
12. E.M. Bataillard
13. Salão Paroquial São Paulo Apóstolo
14. CEI Vista Alegre
15. E.M. Papa João Paulo II
16. E.M. Ana Mohammad
17. E.M. Santa Teresinha
18. E.M. Alto Independência
19. E.M. Dr. Paula Buarque
20. E.M. Theodoro Machado
21. Escola Municipalizada Pedro Amado
22. E.M. Geraldo Ventura Dias
23. E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo
24. E.M. Odette Fonseca
25. E.M. Beatriz Zaleski
26. E.M. Hidelbrando de Carvalho

Dois pontos de apoio foram desmobilizados:

- E.M. Roberto Kennedy
- E.M. Rosalina Nicolay

Maiores acumulados na última hora:

- São Sebastião Vital: 12,4mm (Cemaden RJ)
- Dr. Thouzet: 10,2mm (Cemaden RJ)
- São Sebastião: 9,6mm (Cemaden BR)

Maiores acumulados em 24h:

- Chácara Flora: 48,8mm (Cemaden BR)
- São Sebastião- Vital: 46,8mm (Cemaden BR)
- São Sebastião-Geo: 45,6mm (Cemaden BR)


quinta-feira, 3 de abril de 2025

Legislativo de SJB, homenageia o ex-deputado Alberto Dauaire


A partir de agora, a Escola Legislativa da Câmara de São João da Barra vai receber o nome de Alberto Dauaire. Já o plenário da Casa continuará com o nome de Narciza Amália, como era no antigo prédio. Os projetos de resolução que tratam desse assunto, foram aprovados na sessão da última terça-feira (01), dando origem às respectivas resoluções 592/2025 e 591/2025, publicadas no Diário Oficial do município da última quarta-feira (02).


Alberto Dauaire - Natural do antigo Sertão de São João da Barra (hoje, município de São Francisco de Itabapoana), Alberto Dauaire nasceu em 1926 e imprimiu seu nome na vida pública por um grande período. Durante as décadas de 1950 e 1960, foi três vezes vereador de São João da Barra. Foi prefeito do município de 1963 a 1966 e sete vezes deputado estadual, de 1966 a 1995. Neste período, também ocupou secretarias de Estado. Encerrou a vida pública em 1995. Alberto é pai do ex-prefeito Betinho Dauaire e avô do deputado estadual, Bruno Dauaire. Faleceu em 2016, aos 89 anos de idade.




Prefeitura de Petrópolis decreta ponto facultativo para esta sexta-feira (04)


Devido às condições meteorológicas previstas para sexta (04) e sábado (05), a Prefeitura de Petrópolis determinou a suspensão do funcionamento das unidades escolares municipais e instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais.

A decisão se baseia em alertas do Cemaden, INMET e Defesa Civil, que indicam risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos. Também está recomendado a suspensão das aulas na rede particular de ensino.

"Depois de avaliarmos a situação meteorológica em conversa com as equipes de monitoramento da Defesa Civil, achamos que essa medida de prevenção é importante. Em caso de chuva forte, quanto menos pessoas estiverem circulando é melhor para que as equipes de socorro e de trânsito possam atuar", disse o prefeito Hingo Hammes.


O decreto de edição extraordinária foi publicado no Diário Oficial (D.O.) e já está disponível no site da Prefeitura ( petropolis.rj.gov.br ). O texto traz todas as recomendações para o funcionamento das repartições públicas. O atendimento emergencial de saúde será mantido em todo o município, assim como o funcionamento normal da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), Assistência Social, Defesa Civil e outros órgãos envolvidos no enfrentamento às chuvas.

"Estamos acompanhando os modelos meteorológicos, emitindo os alertas e orientando a população", destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.





Eleições 2026: veja os nomes de Campos e SJB que podem concorrer


O cenário de potenciais pré-candidatos a deputado estadual e federal de Campos e região já tem vários nomes para a eleição do ano que vem. Leia a  lista as prováveis lideranças com capacidade de articulação que poderão disputar uma cadeira na Alerj e Câmara Federal contra candidatos já consagrados nas urnas, como os deputados e candidatos a reeleição Bruno Dauaire (PSL), Thiago Rangel (PMB), Carla Machado (PT) e Caio Vianna (PSD). Já os líderes dos dois maiores grupos políticos da cidade, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) e o presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (União), têm força eleitoral suficiente para voos mais altos. 

Há também expectativa de um sopro de renovação, ou seja, poderemos ter novidades na eleição de 2026, como as prováveis candidaturas a deputado da primeira-dama Tassiana Oliveira, do presidente do sindicato dos funcionários do Porto do Açu, Hygor Barcelos, e da professora Natália Soares (Psol), além de nomes já conhecidos e que poderão disputar pela primeira vez uma eleição de deputado, como os vereadores Kassiano Tavares, Marquinho Bacellar, Silvinho Martins e Maicon Cruz, e os ex-vereadores Igor Pereira e Thiago Virgílio. 


O prefeito Wladimir Garotinho (PP) aguarda o curso dos acontecimentos para decidir se disputa uma vaga no Executivo (candidato a governador ou vice) ou se mira o retorno à Câmara Federal. Ele ainda não confirmou a pretensão de ser lançar candidato ano que vem. Uma fonte ligada a Wladimir, no entanto, informa ao Campos 24 Horas que o assunto já esteve em pauta em conversas com pessoas do seu grupo político, especialmente com o vice-prefeito Frederico Paes.

Como o prefeito que obteve o maior número de votos no Norte do Estado (quase 200 mil na reeleição do ano passado), Wladimir pode trilhar o mesmo caminho dos pais Anthony e Rosinha Garotinho, rumo ao Palácio Guanabara. Caso Wladimir resolva não se candidatar em 2026, surge a possível indicação da primeira-dama Tassiana Oliveira para disputar uma cadeira de deputada federal.


GRUPO DE WLADIMIR 

- Ainda no grupo político liderado pelo prefeito, além de Tassiana e da natural candidatura do deputado Bruno Dauaire, nomes como o deputado federal Caio Vianna (PSD), os vereadores Kassiano Tavares (PP), Silvinho Martins (MDB) e Leon Gomes (PDT), além do ex-vereador Thiago Virgílio, surgem como postulantes à Assembleia Legislativa (Alerj) e Câmara Federal. Silvinho, inclusive, estaria cogitando fazer dobradinha eleitoral na região com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), cujo principal reduto fica em Duque de Caxias.

A possível candidatura de Tassiana chama a atenção do segmento político da região. Na condição de primeira-dama, ela realiza um trabalho com muita desenvoltura na área social e, por razões óbvias, pode ter como principal cabo eleitoral o marido Wladimir.


RODRIGO BACELLAR

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) aparece como principal pré-candidato a governador no grupo do governador Cláudio Castro (PL) e de outras forças políticas do Estado. Rodrigo, inclusive, deu grande demonstração de articulação política quando se reelegeu presidente da Alerj por unanimidade no início do ano.

Um encontro de Rodrigo com o ex-presidente Jair Bolsonaro foi outra movimentação que chamou a atenção esse ano e pode levá-lo a se consolidar como pré-candidato a governador pelo campo conservador.

Para alavancar a pré-candidatura do presidente da Alerj, o governador Cláudio Castro criou a secretaria estadual de Desenvolvimento do Interior, pilotada pelo deputado Jair Bitencourt (PL), que terá a função de mapear as principais demandas dos municípios.


No entanto, fontes ligadas a Rodrigo informaram que ele ainda não decidiu seu caminho, já que também está sendo cogitado para ser indicado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Para a Câmara Federal ou Alerj, o nome do vereador Marquinho Bacellar (União Brasil) desponta como principal postulante do grupo Bacellar à eleição de deputado, assim como a delegada licenciada Madeleine Dickemam (União).

O vereador Maicon Cruz(PSD) e o ex-vereador Igor Pereira (União) também estão nas cogitações para disputar vagas de deputado.


NOVIDADE EM SJB 

Hygor Barcellos, presidente do Sindiport, o sindicato dos funcionários do Porto do Açu, surge como liderança forte para possivelmente disputar a eleição de deputado ano que vem. 

Filiado ao MDB, Hygor já tem as bençãos do presidente da sigla, o secretário estadual de Transportes Washington Reis para a disputa à Alerj.

No campo da esquerda, o presidente local do PSOL, Vanderson Gama, informa que o diretório municipal do partido deve se reunir nos próximos dias para tratar da eleição de deputado.

"É certo que iremos lançar candidaturas a deputado estadual e federal. Em princípio há a possibilidade de optarmos pela candidatura da professora Natália Soares. Vamos conversar com ela para saber qual a sua avaliação", disse.




Alerj aprova projeto que prevê crematórios e cemitérios gratuitos para animais


A criação de cemitérios e crematórios gratuitos para animais domésticos pode ser regulamentada pelo Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o Projeto de Lei 692/2023, do deputado Rodrigo Amorim (União), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em primeira discussão, nesta quarta-feira (02/04). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.


O texto prevê que a instalação e o funcionamento de fornos crematórios poderão ser feitos através de organizações sociais comprometidas com a causa animal. A instalação e operação do forno crematório deverão ser realizadas de acordo com a legislação ambiental em vigor. Outro ponto do texto é que será permitida a cremação coletiva com autorização prévia do responsável pelo animal.


"Há grande necessidade da construção de um cemitério e crematório público, uma vez que o custo elevado para a realização do procedimento leva aos donos a providenciar um enterro no próprio jardim ou quintal de casa, prática essa que é crime", comentou o autor. "Além disso, temos que considerar ser uma questão de saúde pública e ambiental, pois há ainda aqueles que jogam os animais nos rios, nas ruas ou terrenos baldios", disse.

O projeto vale para cães, gatos, ovinos, caprinos, suínos, pássaros, coelhos e chinchilas, roedores, bem como os animais de estimação exóticos, tais como ferrets, iguanas, cobras, dentre outros.





Dia Mundial dos Animais de Rua: Feira de adoção acontece neste sábado em Petrópolis


Neste sábado (5), das 10h às 13h, acontece a Feira de Adoção do grupo Cães da Casa Azul, na Clínica Veterinária Amigo Bicho, na Rua Montecaseros, 414, em Petrópolis. A feira faz parte do evento em homenagem ao Dia Mundial dos Animais de Rua e vai contar ainda com arrecadação de ração, café da manhã especial para os tutores, conscientização sobre a dirofilariose canina (doença transmitida por picada de mosquito), painel para lindas fotos, além de sorteio de cesta e muitos brindes. A programação recebe apoio Zoetis, ProHeart SR-12, Dalpet, Great Pets e Sonho de Patas.

O Dia Mundial dos Animais de Rua é celebrado no dia 04 de abril. A data foi criada em 2010, na Holanda, com objetivo de conscientizar sobre os animais de rua, principalmente cães e gatos, e a importância de protegê-los. Ao agir com compaixão e solidariedade, é possível fazer diferença significativa na vida destes animais. De acordo com o programa Linha Verde, que faz parte do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, criado em 2013 pelo Instituto MovRio para promover atuação socioambiental responsável, em 2024, foram 1365 casos de abandono registrados em todo o estado do Rio de Janeiro.


Como ajudar os animais de rua O primeiro passo é não abandonar e castrar animais domésticos para não aumentar a população de rua. No caso de testemunhar maus-tratos aos animais, deve-se fazer boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Além disso, é possível denunciar no Ministério Público, Procuradoria de Justiça do Meio Ambiente, COBEA e Linha Verde. Quem quiser entrar em contato com a Coordenadoria de Bem-Estar Animal para denunciar, deve ligar (24) 2291-1505 ou enviar e-mail para cobea@petropolis.rj.gov.br . Já o Programa Linha Direta recebe denúncias pelo 0300.253-1177.

Adotar um animal também é uma ação importante para ajudar. De acordo com a médica veterinária Priscila Mesiano, ao encontrar filhotes abandonados, por exemplo, é importante atentar para o manejo nutricional destes bebês para que eles possam recuperar proteção imunológica eficiente. “Infelizmente, sabe-se que este acompanhamento com uma alimentação equilibrada e saudável é mais difícil em caso de animais abandonados. Em caso de impossibilidade da mãe amamentar, bebês que não mamaram colostro nas primeiras 48 horas, por exemplo, devem receber 100mlkg (0,10mlg) de soro de um adulto imunocompetente para alcançar níveis adequados de imunoglobulinas. O soro pode ser fornecido oralmente nas primeiras 48 horas de vida. Após esse período, precisa ser fornecido por via subcutânea, em clínica veterinária”, explica.


Grupo Cães da Casa Azul Fundado por João e Olívia Hannickel, advogado e publicitária, que encontraram no cuidado com os animais uma grande missão. No evento deste sábado, estarão Zuzu (três anos) e Nenê (um ano e meio), de porte pequeno, a espera de encontrar boas famílias que possam abrir a casa e o coração para elas. Além delas, também estarão para adoção lindos filhotes de gato, com cerca de três meses.




Vereadora critica atraso em licitação de duas ambulâncias equipadas com UTI móvel por "ego"


A licitação de duas ambulâncias equipadas com UTI móvel pela Prefeitura de Campos foi o principal assunto na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (2). A vereadora Thamires Rangel (PMB) criticou a demora na aquisição dos veículos, que serão comprados com recursos de emenda parlamentar enviada pelo deputado estadual Thiago Rangel, seu pai. Após a insinuação de que a Prefeitura estaria com “má vontade”, o líder do governo no Legislativo, Juninho Virgílio (Podemos), rebateu as críticas e citou as burocracias da licitação. 

Thamires Rangel argumentou que a população das localidades afastadas do Centro da cidade precisam de ambulâncias com UTI móvel. Segundo ela, falta empenho da Prefeitura em aplicar os recursos de uma emenda enviada pelo deputado estadual Thiago Rangel, destinada à aquisição dos veículos.“Gostaria de chegar aqui e falar que vamos ter duas UTIs móveis atuando no município de Campos, mas não posso. Sabe porquê? Por falta de vontade. É isso que vem acontecendo”, disse.


 A vereadora criticou o fato da licitação para compra das ambulâncias ainda não ter sido aberta e deu a entender que o recurso ainda não foi utilizado por “ego”, já que Thiago Rangel não é aliado do prefeito Wladimir Garotinho.”Venho percebendo que nem a licitação foi aberta. Como garantir que isso vai pra frente se nem uma mera licitação foi aberta. Uma coisa que particularmente me irrita muito na política é o fato do ego, é o fato de você não permitir que uma coisa seja feita mesmo que vá beneficiar a população”, criticou.


 Juninho Virgílio (Podemos) rebateu as críticas de Thamires e explicou que a entrega dos veículos vai acontecer e culpou as burocracias da licitação pelo atraso.“As coisas não funcionam na repartição pública na celeridade que até precisam acontecer. Mas não por má vontade de quem está lá. Existem burocracias, não é fácil se montar um processo desse tipo. A entrega da vai acontecer, mas depois que se passar pelo processo licitatório dentro da Secretaria de Saúde. O deputado vai poder vir aqui até e entregar”, explicou o parlamentar



PM recupera carro roubado em Campos na praia de Grussaí, SJB

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

A Polícia Militar recuperou um carro roubado e apreendeu drogas ontem, 1° de abril, na rua Acre, bairro Telê Santana, em Grussaí, distrito de São João da Barra. Ninguém foi preso.

De acordo com informações da polícia, por volta das 13h30 na Rua Acre sem número, Tele-Santana, no bairro de Grussai- SJB, encontrou enterrado um saco grande contendo drogas.



 Dentro de um terreno de uma casa inabitada ao lado do local que foi encontrado a droga, um veículo com a placa traseira tampada, foi constatado ser produto de roubo na área do bairro Joquey em Campos dos Goytacazes. 

O carro teria sido utilizado em uma tentativa de homicídio na ponte do outro lado da lagoa no mês fevereiro, que as vestes encontradas no interior do veículo são idênticas as que aparecem na filmagem do furto do valor de R$25.000 em um supermercado de Grussai ano passado e o assalto a residência na casa do falecido policial reformado.


O material apreendido foi encaminhado para 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde o caso foi registrado.



Sanjoanense é executado a tiros dentro de carro em Fortaleza


Dois homens foram mortos a tiros dentro de uma caminhonete no cruzamento da Avenida Santos Dumont com Avenida Dioguinho, no Bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, na tarde desta terça-feira (1º). Dentre eles, o morador de São João da Barra, Renato Faria de Azeredo, de 34 anos.

Um homem em uma motocicleta se aproximou do veículo em que as vítimas estavam e disparou três vezes contra o motorista, identificado como Renato Faria de Azeredo, de 34 anos. Os tiros atingiram o motorista e o passageiro, que ainda não teve a identidade confirmada oficialmente. De acordo com fontes, uma das vítimas seria empresário de uma rede de apostas online.


O atirador, que usava uma camisa de uma plataforma de transporte por aplicativo como disfarce, fugiu rapidamente do local após o crime. O atentado foi registrado próximo a uma câmera de videomonitoramento, o que pode ajudar nas investigações, uma vez que as imagens da câmera serão analisadas pelas autoridades.


Renato Faria de Azeredo, morador de São João da Barra, já havia sido alvo de uma tentativa de assassinato em outra ocasião, o que levanta questões sobre possíveis motivos relacionados à sua vida pessoal ou profissional. No entanto, as motivações do crime ainda estão sendo apuradas pelas autoridades.






Fonte: PArahybano

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Realidade de um município milionário: longa fila em Campos para Mutirão do CadÚnico



Uma enorme fila se formou desde a manhã desta quarta-feira (2), na Fundação Municipal de Esportes (FME), em Campos dos Goytacazes, para mais um Mutirão de Atualização do Cadastro Único. A ação começou às 9h, com atendimento por ordem de chegada e gerou descontentamento de quem precisou chegar ainda durante a madrugada para ser atendido. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, serão oferecidas 800 vagas por dia.

Para ser atendido, o titular do CadÚnico deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização: identidade e documento com foto do titular familiar e de todos os moradores, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos. No caso desta última exigência, a declaração escolar, uma equipe da Educação está presente no mutirão para a emissão do documento. Não é necessário levar cópia desses documentos.

Nos dias 15 e 16 de abril, o Mutirão de Atualização do Cadastro Único vai ocorrer na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus. Os últimos dias serão reservados para a população da Baixada Campista, que terá a oportunidade de realizar a atualização cadastral nos dias 29 e 30 no distrito de Goitacazes, em local que ainda será divulgado.

A equipe de reportagem questionou a Prefeitura sobre a fila e aguarda posicionamento do órgão.




Desaprovação do governo Lula cresce e chega a 56%


Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revelou que a desaprovação do presidente Lula (PT) aumentou, atingindo 56% dos eleitores brasileiros. Esse é o maior índice negativo desde o início de seu mandato e a primeira vez que ultrapassa a marca de 50%. Já a aprovação do presidente caiu para 41%, o nível mais baixo registrado até agora.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.

A Quaest mostra também que, pela primeira vez, a aprovação e a reprovação de Lula estão tecnicamente empatadas no Nordeste: 52% aprovam e 46% desaprovam. A margem de erro nesse segmento é de é de 4 pontos para mais ou menos.

No Sudeste, a desaprovação do governo Lula está em 60% (eram 53% em janeiro), enquanto a aprovação é de 37% (eram 42%). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.




Reunião do IPHAN debate revisão do tombamento do Acervo Paisagístico e Urbanístico da Avenida Koeler


Aconteceu nessa terça-feira (1º) uma reunião ministrada pelo IPHAN para debater sobre a quarta revisão do acervo paisagístico urbano da Avenida Koeller. A revisão prevê o destombamento de algumas áreas e a inclusão de novas, além da criação de normas e portarias para garantir a melhor gestão do patrimônio tombado.

Entre as mudanças propostas nesta quarta revisão, destacam-se, por exemplo, o destombamento dos rios Bingen e Quitandinha, além da inclusão de novas áreas de relevância, como o conjunto paisagístico da Avenida Barão do Rio Branco e da Rua Bingen. Também está prevista a inclusão e revisão das áreas do tombamento paisagístico do Centro Histórico, abrangendo zonas de Mata Atlântica. Adicionalmente, será realizada a delimitação de áreas construídas na região central que não seguem o plano urbanístico original da cidade, o que ajudará a evitar novos processos de desordenamento e a preservar as encostas de forma mais eficaz.



Os moradores da área central que será incluída nos tombamentos serão notificados pelo Diário Oficial. Os que moram em áreas afastadas receberão a notificação em casa. Segundo Frederico Araújo, Analista de infraestrutura do DEPAM (Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização), a população que será incluída tem 15 dias para contestar a decisão do IPHAN.

“Havia a necessidade de corrigir a abrangência territorial do tombamento e do seu entorno, Porque existiam áreas não tombadas e áreas de entorno que era possível identificar o valor paisagístico. Assim como tinham áreas tombadas que não se identificavam com o valor paisagístico. Outra questão era caracterizar o valor paisagístico do conjunto no tombamento”, Frederico Araújo, Analista de infraestrutura do DEPAM (Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização).

Vários questionamentos foram feitos pela plateia, principalmente sobre a retirada dos tombamentos dos rios.“Acho que o melhor exemplo daquilo que está sendo feito é que parece que criaram uma aranha onde o corpo está tombado e as patas (que são os rios) foram deixadas de lado”, afirmou Alfredo de Sá Earp, representante da Associação Amigos de Petrópolis (APANDE).


“Fiquei muito preocupado com o projeto de modificação porque ele não contempla a cidade como um todo. Nessa modificação praticamente ignoraram o projeto koeler ”, afirmou Alfredo.

A rerratificação tem como propostas:

  • Nova denominação para o bem de “Acervo Paisagístico e Urbanístico da Avenida Koeler”, para “Conjunto Urbano Paisagístico de Petrópolis”;
  • Revisão das áreas delimitadas para a área tombada e do entorno da área central do conjunto tombado;
  • Estabelecimento de objetivos e diretrizes de preservação para área central;
  • Delimitação das áreas delimitadas da área tombada e do entorno dos “Elementos Isolados”;
  • Atualização das áreas delimitadas para a área tombada e de entorno das “Unidades Fabris”.
  • Estavam presentes ao debate o prefeito Hingo Hammes, e os secretários de Obras, Maurício Veiga, de Cultura, Adenilson Honorato, de Governo Fred Procópio, além do secretários de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui, e Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão,membros da sociedade civil e representantes da APANDE.



Morre aos 65 anos, o ator Val Kilmer


O ator Val Kilmer morreu nesta terça-feira, 1º, aos 65 anos, após uma forte pneumonia. O artista estava em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A informação foi divulgada pela filha do ator, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times. Além de Mercedes, ele deixa outro filho, o também ator Jack Kilmer.

Ator morreu aos 65 anos após um quadro de pneumonia.

Segundo sua filha, Mercedes Kilmer, o pai tinha sido diagnosticado com câncer de garganta em 2014, mas conseguiu se recuperar. No entanto, recentemente teve uma pneumonia, que evoluiu e acabou causando sua morte, explicou Mercedes ao "The New York Times".