segunda-feira, 31 de maio de 2021

Vereadores podem assumir secretarias; suplentes ajudariam Wladimir na aprovação de projetos e contas de Rosinha


O jogo político para aprovação de projetos do prefeito Wladimir Garotinho (PSD) segue rolando na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes. Especula-se a saída de dois vereadores para assumirem cargos no governo municipal. Cogita-se que Bruno Vianna (PSL) vá para Fundação Municipal do Esporte, e que Maicon Cruz (PSC) assuma a Fundação Municipal da Infância e Juventude. Com isto, os suplentes de ambos, respectivamente, Luiz Azeredo (PSL) e Rosilani do Renê (PSC) assumiriam mandatos no Legislativo. Wladimir precisa de maioria simples (13 votos) para aprovar reforma no Código Tributário, além de 17 votos para aprovar as contas de Rosinha Garotinho.

Na semana passada (clique aqui), a polêmica votação do dia 25 em caráter de urgência dos projetos propostos pelo Executivo conseguiu a aprovação de 12 medidas. Uma delas foi retirada de pauta por falta de consenso entre os vereadores. Trata-se de uma ampla discussão em torno do Código Tributário para verificação de mudanças e cobranças de impostos, como por exemplo, o ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis). O vereador Nildo Cardoso (PSL) chegou a dizer que seria impossível analisar o projeto com 130 páginas em 15 minutos. Uma audiência pública para tratar desse tema foi prometida pelo presidente da Câmara, Fábio Ribeiro (PSD).

No dia 26, representantes de entidades como Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), e Comércio da João Pessoa (Carjopa) convenceram vereadores a não apoiarem o projeto de revisão tributária. Analistas políticos consideram que Wladimir perdeu a capacidade de aprovar um projeto com maioria simples, 13 votos, nesta questão. O prefeito necessita ainda de 17 votos para aprovar as contas da mãe, a ex-prefeita Rosinha Garotinho, em relação ao seu último mandato.

Acredita-se que com Bruno Vianna indo para a Fundação do Esporte e Maicon Cruz para a FMIJ, os suplentes Luiz Azeredo no lugar do Bruno, e Rosilani do Renê no lugar de Maicon, poderiam auxiliar o governo municipal de modo mais eficientes. É que Bruno e Maicon discordam de determinados pontos, como alterações no Código Tributário proposto pelo Executivo. Bruno teria afirmado que não vota a favor das contas da Rosinha. Já Maicon Cruz se posicionou contra o pacote de austeridade e as medidas que afetem servidores e aumentem tributos.

As próximas sessões da Câmara Municipal de Campos acontecem nesta terça-feira (1) e quarta-feira (2). Ainda não se sabe se estarão em pauta novas discussões sobre os projetos e medidas enviados pelo governo e aprovados na última semana. O vereador Nildo Cardoso (PSL) voltou a defender a anulação da última sessão, por considerar insuficiente o tempo de apreciação e aprovação do pacote do governo municipal.

A reportagem fez contato com o vereador Maicon Cruz sobre sua suposta saída da Câmara para assumir um cargo no governo municipal. Ele disse que foi convidado, mas que ainda não decidiu. “Ainda estamos analisando a proposta. É verdade sobre o convite, mas não decidimos nada. Não me deram nenhum prazo para responder”, comentou.

Rosilani do Renê, suplente de Maicon Cruz, atualmente é subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. De acordo com sua assessoria, oficialmente ela continua no governo. Sua ida para a Câmara dependeria de uma decisão do titular do cargo no parlamento em assumir a FMIJ.

Considerações de Bruno Vianna

Já o vereador Bruno Vianna, por telefone explicou que foi convidado para assumir a pasta do Esporte em janeiro, mas não houve novas conversas sobre o assunto.

Convite para assumir Esporte

“Já recebi o convite outras vezes. Fico lisonjeado com o meu nome sendo especulado para estar à frente da Fundação de Esportes, que vem realizando um trabalho tão importante, principalmente com o Paraesporte. Mas, hoje, não há nenhum tipo de conversa e um novo convite. E também entendo que esse não seria o momento. O Legislativo tem grande importância dentro da cidade e de suas decisões, sobretudo neste período que enfrentamos. Estamos focados em nosso mandato e buscar o melhor para a cidade dentro da Câmara de Vereadores”.

Retirada de projeto da pauta

“Eu me posicionei pela retirada de pauta dos tributos por entender que o projeto precisa ser revisto. Além da complexidade, o que demanda mais tempo para análise, entendo que há pontos inviáveis. Nosso trabalho é para o benefício da cidade, entendemos toda crise que enfrentamos. Por isso, acredito que a proposta do Executivo tem que passar por revisão.

Contas de Rosinha

“Assim como o parecer do Tribunal de Contas, recebemos a defesa da ex-prefeita Rosinha e estou analisando junto com a minha equipe técnica, como faço em todas as votações ocorridas no Legislativo. Mas quero destacar a competência do TCE e da importância do trabalho realizado pelo órgão, que é composto por especialistas da área, sendo esse um ponto de extrema relevância neste tipo de votação”.






Fonte: Terceira Via

Homem preso por embriaguez ao volante e desacato em SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Um homem de 38 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira, 31, por desacato e embriaguez ao volante em Atafona, distrito de São João da Barra.

Segundo informações da polícia, o suspeito estaria em um bar na rua Carlos Silva de Oliveira quando um desentendimento com outro homem que estava no mesmo local foi iniciado. Os militares chegaram ao local foi recebida uma informação de que o suspeito teria ido em sua casa e que voltaria em seguida. Minutos depois, o suspeito retornou de carro por volta do comércio acelerando o veículo e ao perceber que seria abordado realizou manobras perigosas e entrou em um terreno de sua propriedade. O mesmo desceu do veículo com algo nas mãos e não respeitou a ordem de parada.

A polícia disse ainda que, os militares pediram para o suspeito sair da casa, onde logo abriu a porta e iniciou agressões contra os agentes. Foi perguntado o que o mesmo tinha nas mãos e ele relatou não ter nada. Buscas foram iniciadas no interior da casa e foi encontrado em um móvel da residência, uma faca e um aparelho de choque. No interior do veículo foi localizado apenas um bastão de madeira.

Logo, o suspeito ficou exaltado e agressivo ao ser convidado para ir até a delegacia, onde foi solicitado apoio de outra viatura. Uso de taser (arma não-letal) e algema de segurança foram utilizados para conter o homem que foi encaminhado para 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra e, posteriormente, para 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos dos Goytacazes.

O suspeito aceitou fazer o teste do bafômetro na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e foi constatado 0,31 mg/l de ar expelido. O homem retornou para 134ª DP e permaneceu preso.







Fonte: Parahybano

Prefeitura de Campos inicia procedimento disciplinar de servidores da Saúde


(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A secretaria de Administração e Recursos Humanos de Campos iniciou o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para os servidores de nível superior da área de Saúde que não realizaram o recadastramento, em duas oportunidades distintas (até dia 21 de maio e, em uma segunda chance, prorrogado por mais quatro dias, ou seja, até dia 25).

O recadastramento foi concluído às 23h59 do dia 25 de maio. Mas como no primeiro prazo (até 21 de maio) um total de 125 servidores não fizeram o recadastramento, a Secretaria deu uma segunda chance e estendeu o prazo por mais quatro dias, encerrado, portanto, dia 25 na semana passada.

Desobediência — O não recadastramento implica em desobediência do servidor e enseja na suspensão automática do pagamento de salários, por se tratar de desobediência a ato instituído por Portaria regulamentada em lei. Após ter sido dada a segunda oportunidade para aqueles que não realizaram o procedimento online, nem compareceram presencialmente para apresentarem justificativas no primeiro e segundo prazos, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos inicia o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).

— Temos compreensão que algumas pessoas tinham dificuldades de comparecerem presencialmente, mas disponibilizamos um sistema online para facilitar, até mesmo para que os servidores afastados por comorbidades ou de férias, pudessem fazê-lo. Na segunda chance disponibilizamos dois números de aparelhos de telefone celular para agendamento, mas, mesmo assim, 125 servidores deixaram de fazer o recadastramento. Nos resta, agora, cumprir a legislação e instalar o PAD que, automaticamente, poderá implicar em advertência ou outras implicações disciplinares e até em bloqueio de pagamento — explica o secretário Wainer Teixeira.

Educação
No caso do pessoal da Educação, o prazo terminou na quarta-feira passada, dia 26 de maio e, mesmo assim, 331 deixaram de realizar o recadastramento. Após o segundo prazo para recadastramento, é feito o bloqueio automático do salário e, se persistir sem se recadastrar, o servidor responde ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD), ficando sujeito às sanções previstas no Estatuto do Servidor Público.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, afirmou que, para evitar aglomerações, o recadastramento geral dos servidores está sendo feito paulatinamente, por áreas profissionais distintas, por meio do site oficial do município.

“Devemos salientar que estamos construindo um processo de recadastramento com muita organização, abrindo prazos suficientes para que todos os servidores de cada secretaria possam fazer o recadastramento sem pressa, com prazo suficiente para que todos possam fazer o procedimento de forma remota (pelo site da Prefeitura), cumprindo o protocolo de prevenção contra à Covid-19. Nosso objetivo é conhecer o real efetivo com um mapeamento eficaz para melhor distribuirmos os recursos humanos na prestação dos serviços públicos para a população”, informa o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.








Fonte: Prefeitura de Campos

Terceira mulher morre de Covid em Campos após dar à luz no HPC

(HPC - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Mais uma mulher morreu vítima de Covid-19 após dar à luz em Campos dos Goytacazes. Sabriny Pessanha veio a óbito no sábado (29), mas seu falecimento se tornou conhecido nesta segunda-feira (31). A informação divulgada inicialmente pelo Portal G1 lembra que esta é a terceira morte de puérpera internada no Hospital Plantadores de Cana. A unidade é referência para gestantes infectadas pelo novo coronavírus. A jovem Sabriny foi internada no dia 15, mas não resistiu. A reportagem entrou em contato com a assessoria do HPC e com a Secretaria de Saúde de Campos, mas ainda não obteve esclarecimentos.


Duas mortes foram registradas na sexta-feira (28). O último óbito aconteceu no sábado (29) .De acordo com a direção da unidade, Sabriny Pessanha deu entrada no HPC no dia 15 de maio, quando testes realizados confirmaram a Covid-19.

No dia seguinte, 16 de maio, ela passou por uma cesárea e logo depois foi levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu às complicações da doença e morreu duas semanas após dar entrada na unidade. O hospital não confirmou a idade da jovem e de quantas semanas Sabriny estava quando o parto foi realizado.

O bebê de Sabriny recebeu alta médica e está aos cuidados da família, segundo o hospital. Para a unidade, familiares disseram que Sabriny ainda não havia tomado a vacina contra a Covid-19. As outras duas vítimas da Covid-19, que morreram na sexta-feira (28), são Raiana Rangel Noemia e Milena de Souza Gomes, ambas de 23 anos.

O bebê de Raiana, que nasceu de 24 semanas, não resistiu ao parto. Já o bebê de Milena, que estava com 36 semanas de gestação, segue internado em estado grave na UTI neonatal do HPC.

Wesley Coutinho e Sabriny se casaram no início deste ano (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, o marido de Sabriny Pessanha se manifestou sobre a morte dela. Wesley Vieira Coutinho pediu oração para a esposa que se encontrava internada desde o dia 15.

“Ela precisou ser internada, pois estava com suspeita de Covid e precisou fazer cesárea para poder meu filho nascer. Ele está com saúde, graças a Deus, porém minha mulher acabou confirmando ter a doença. Ela precisou ser intubada. Esta sendo muito difícil olhar meu filho e a mãe dele não estar do lado. Agora só ficou lembrança. Deus me dará força. A gente faz planos, mas quem decide é Deus”, desabafou.







Fonte: G1


Itamaraty acompanha situação do médico gaúcho Victor Sorrentino detido no Egito


O médico gaúcho Victor Sorrentino teve a detencção anunciada no Egito, neste domingo (30.mai), devido a uma cena misógina publicada em uma rede social do brasileiro em que importuna uma vendedora egípcia com piadas com conotação sexual.

  
Ministério egípicio confirma investigação acerca de assédio realizado pelo médico gaúcho.

"Gostam é do bem duro, comprido, também fica legal, né?", perguntou o médico à comerciante. Aos risos, ele acrescenta: "papiro comprido". No que a atendente, meio sem entender, responde positivamente em espanhol. "Tá! Maravilha. Vocês gostam mesmo é do bem duro, né?", finaliza o médico em vídeo publicado nas redes.

"O mundo está cada vez mais complexo, as pessoas vendo maldade em absolutamente tudo, mas nossa vida sempre se volta à simplicidade, ao olhar tudo pelo lado positivo e tentar não julgar", escreveu a mulher do médico, Kamila Monteiro, em sua conta pessoal na mesma rede social.

"Este é o Victor, aquele que poucos conhecem fora das redes, aquele que sobe no palco do casamento em que foi padrinho, e vive, sem preconceitos, sem maldade", acrescentou.

Em nota, o Itamaraty informou que foi avisado sobre a situação de Victor e que presta toda a assistência possível por meio de sua Embaixada no Egito; "respeitando os tratados internacionais vigentes, como a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, e a legislação local."

Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não fornece informações sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.






Prova de vida do INSS recomeça terça-feira(01), para aposentados e pensionistas


Nesta terça-feira (dia 1º de junho), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar a prova de vida anual, suspensa desde o ano passado por conta da pandemia de coronavírus. Aposentados, pensionistas e titulares de auxílios de todo país terão que provar que estão vivos para continuar a receber o benefício. Os segurados que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 estão na mira, mas existe um calendário de comparecimento, de acordo com o mês em que o procedimento venceu.

Os segurados que foram chamados para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria), com envio de selfie, e não o fizeram também terão o pagamento suspenso. Neste caso, o prazo acaba hoje.

Em conversa com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, fez um alerta:

– O INSS não telefona para os segurados pedindo foto da face pelo celular e muito menos dados pessoais, como identidade, CPF, número de benefício. Recebemos denúncias de que criminosos estão entrando em contato com aposentados e pensionistas à pretexto da prova de vida por biometria facial para tentar obter essas informações.

Mas não é preciso correr aos postos do INSS: a prova de vida pode ser feita no banco onde recebe o pagamento, de forma escalonada. Somente em último caso é preciso ir a uma agência da Previdência Social (APS).

Em todo o país, 11 milhões de pessoas terão que fazer a prova de vida. De acordo com o INSS, nos primeiros meses de 2021, embora o procedimento ainda não fosse obrigatório porque estava suspenso desde março do ano passado, 10,5 milhões de pessoas fizeram o recadastramento. Ao longo de 2020, foram outros 13,4 milhões. Falta um terço desse total a realizar o recadastramento.










domingo, 30 de maio de 2021

Príncipe Philip deixa R$ 220 milhões para funcionários e livros para os filhos


A morte do príncipe Philip, em 9 de abril deste ano, continua rendendo notícias nos tabloides britânicos. Desta vez, foi o jornal The Sun que trouxe à tona detalhes sobre o testamento do marido da rainha Elizabeth 2ª.

Segundo a publicação, uma fonte do Palácio de Buckingham, residência oficial de sua majestade em Londres, contou que o príncipe deixou cerca de 30 milhões de libras esterlinas (mais de R$ 220 milhões) para funcionários. Os herdeiros seriam pessoas que cuidaram dele nos últimos anos de vida.

"Ao contrário de alguns outros membros da realeza, Philip foi generoso com os três homens que cuidaram dele", afirmou a fonte. "Isso inclui seu secretário particular, o brigadeiro Archie Miller Bakewell, seu pajem William Henderson e o criado pessoal Stephen Niedojadlo."

Mesmo assim, sobrou bastante dinheiro para repartir com familiares. A maior parte de suas propriedades ficou com a viúva, mas os netos também foram beneficiados.

Isso inclui o príncipe Harry, cujas relações com a família real estão estremecidas desde uma entrevista com muitas informações delicadas dada a Oprah Winfrey em março. "Philip não era o tipo de personagem que pune um neto por se comportar mal", avaliou a fonte. "Ele era um homem muito justo, imparcial e adorável. Nunca guardou rancor."

Já para os filhos o que ficou foi algo mais afetivo. O príncipe Charles e seus irmãos, Anne, Edward e Andrew, foram avisados que podem pegar "o que quiserem" da coleção de 13 mil livros que faziam parte da coleção particular dele e se encontram na biblioteca do Palácio de Buckingham.

O informante também contou que o príncipe estava preocupado em não fazer com que a herança fosse diminuída pelo pagamento de impostos. "Philip teve muito tempo para resolver todas as questões jurídicas para não atrair imposto sobre a herança", disse. "Ele não era mais fã de deixar seu dinheiro para o Tesouro do que qualquer outra pessoa."






Homem de 61 anos acusado de estuprar menina de 10 anos em Grussaí, SJB

(BR 356 - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Um homem de 61 anos foi preso na localidade de Grussaí, 3º Distrito de São João da Barra, acusado de estuprar uma menina de 10 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência, J.S.L. levava a vítima e outras duas garotas para a igreja. Na volta, somente o acusado e a vítima seguiam para casa. No percurso, o senhor de 61 anos beijou a menina e ofereceu dois reais em espécie para que a mesma não contasse para ninguém.

Com o relato da menina, o homem foi encaminhado para a 134ª Delegacia de Polícia de Campos (Centro), a central de flagrantes do fim de semana. Ele foi enquadrado no artigo 217-A do código penal brasileiro.

Acompanhe o Blog Pense Diferente também pelo Twitter, Facebook e pelo Instagram.




Fonte: Portal OZK

Pesquisadores encontram pistas de tesouro de Hitler que estaria enterrado: 10 toneladas de ouro


Uma equipe de caçadores de tesouros pode ter encontrado o local no qual nazistas teriam enterrado 10 toneladas de ouro, uma fortuna avaliada em quase 700 milhões de dólares. O tesouro estaria enterrado nos jardins de um palácio na Polônia que funcionou como bordel durante a Segunda Guerra. As escavações para encontrar as riquezas escondidas pelas tropas de Adolf Hitler já começaram.
Seguindo a pista do tesouro nazista

Os pesquisadores da fundação polonesa-alemã Silesian Bridge se basearam em cartas, diários e mapas de oficiais das SS para descobrir os primeiros indícios sobre o paradeiro do tesouro nazista. Após analisar os documentos, eles chegaram até um palácio do século XVIII no povoado de Minkowskie, no sul da Polônia.


Uma dessas cartas foi escrita pelo oficial Von Stein a uma garota chamada Inge, que trabalhava no bordel. Acredita-se que a mulher foi colocada ali pelo oficial nazista para controlar o esconderijo. “Ela acreditava que precisava ficar ali durante um ano, talvez dois. Ninguém imaginava que a região ficaria sob o domínio da União Soviética”, pontuou Roman Furmaniak, diretor da fundação Silesian Bridge. Depois da derrota da Alemanha, a mulher teria mudado de aparência e identidade e se casado com um homem da região para poder continuar acompanhando de perto o local até o dia de sua morte, 60 anos depois.


No ano passado, a fundação Silesian Bridge já estava investigando a localização de outra parte tesouro nazista. Em um diário atribuído um oficial nazista que usava o pseudônimo "Michaelis", os pesquisadores encontraram anotações que detalhavam os planos do comandante Heinrich Himmler para esconder tesouros pilhados das vítimas do nazismo. Entre essas riquezas, estavam joias, obras de arte, ouro e objetos religiosos.


De acordo com o diário, o tesouro foi escondido em 11 lugares diferentes. Um desses locais seria um poço abandonado que se estende por 60 metros abaixo do Palácio Hochberg, construído na Polônia no século XVI.










Fonte: History

Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim morre aos 97 anos


O empresário Camilo Cola, ex-deputado federal, morreu na noite deste sábado (29) em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Ele tinha 97 anos e morreu de causas naturais.

Camilo fundou a Viação Itapemirim, vendida para outro grupo empresarial em 2017 após mais 60 anos sendo administrada pela família Cola.

O empresário foi deputado federal pelo Espírito Santo entre 2007 e 2015.

Na juventude, lutou na Segunda Guerra Mundial.

Em 2020, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o homenageou com a Medalha de Mérito Mauá. A comenda simboliza o reconhecimento das personalidades por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso do setor de infraestrutura e do país.

O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), lamentou a morte em uma rede social.

"Recebi a notícia do falecimento, aos 97 anos, do sr. Camilo Cola. Um homem a frente do seu tempo. Empresário, ex-deputado federal, mas acima de tudo um visionário. Cachoeiro perde um de seus nomes mais ilustres, que levou nossa cidade ser conhecida nos quatro cantos do Brasil", disse o prefeito.

O deputado federal Evair de Melo (PP) também postou sobre a morte.

"Dia de nos despedirmos dessa lenda Camilo Cola. Cumpriu seu legado. Brasileiro, capixaba de 1ª grandeza. Expedicionário, produtor rural, empresário, político. Orgulhou a pátria na 2ª Guerra. Amigo, conselheiro e sempre incentivador", publicou.

O Estrela do Norte, time de coração do empresário, se manifestou pelas redes sociais.

"Com imenso pesar comunicamos aos amigos que o Sr. Camilo Cola faleceu, aos 97 anos. Para todos nós que convivemos e aprendemos muito com ele, é uma grande perda. Nossos sentimentos para toda a família Cola", diz o texto divulgado pelo clube.





Fonte: G1

Acidente na RJ 216 entre carro e van deixa vários feridos na Baixada Campista

(Fotos: Maria Rosa)

Um acidente envolvendo um carro e uma van na manhã deste domingo (30) deixou vários feridos na RJ 216, na altura da localidade de Mussurepe, na Baixada Campista.


De acordo com as primeiras informações, a van estava transportando funcionários de um hotel e o condutor do carro foi socorrido em estado grave. 




Os feridos forma encaminhados para o Hospital Ferreira Machado(HFM)


Mais informações em instante.






Petrópolis aposta em turismo religioso para o feriado de Corpus Christi

(Catedral de São Pedro de Alcântara - Foto: Ralph Braz / Pense Diferente)

Petrópolis vai apostar no turismo religioso para recuperar os turistas perdidos durante o período da pandemia, A Cidade Imperial tem mais de 100 igrejas e capelas católicas possui templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes religiões. Antes da pandemia, conforme dados do Ministério do Turismo, as viagens religiosas movimentavam anualmente cerca de R$ 15 bilhões no país. E Petrópolis soma uma parcela expressiva de visitantes que chega à cidade para este momento de contato com a espiritualidade.

(Igreja luterana - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

“Petrópolis é surpreendente e plural em todos os aspectos e na religião não seria diferente. Nesta época, com o feriado de Corpus Christ, as pessoas vêm em busca de paz e tranquilidade, o que a cidade oferece de melhor e além dos habituais passeios podem ainda conhecer esta faceta religiosa com tantas opções”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

Ao lado do turismo histórico-cultural, do cervejeiro, do ecoturismo, de compras e gastronomia, o turismo religioso tem como principal chamariz a Catedral de São Pedro de Alcântara. Construída em 1925, ela é o ponto principal de procura, porque além do valor arquitetônico e histórico ela guarda os restos mortais da Família Imperial. Mas, Petrópolis ainda tem outros monumentos como o Trono de Fátima, imponente com seus 14 metros de altura, concebido pelo mesmo autor do Cristo Redentor, Heitor da Silva Costa. De lá é possível ter uma vista privilegiada de todo o Centro Histórico.

Eclético, o Vale do Amor foi planejado para abrigar uma pluralidade de religiões. Em uma área ampla na Fazenda Inglesa, em meio à Mata Atlântica, e no entorno da Reserva Biológica Estadual de Araras o templo tem espaços para a prática do budismo, hinduísmo, taoísmo, umbanda ou apenas para a contemplação e a busca pela paz junto à natureza.

O casal Valéria e Marcos Fonseca escolheu o local para celebrar aniversário de casamento, em março, mas agora quer voltar para uma visita mais demorada no espaço. “Somos do Rio e Petrópolis está se tornando uma segunda casa, um paraíso para relaxar sempre que é possível”, afirma Marcos.

Já a mesquita Baitul Awal, construída há cerca de três anos na Estrada da Saudade, é agora um ponto turístico da cidade. O templo foi mapeado dentro do circuito religioso do município e passou a integrar o rol de locais oficialmente abertos à visitação.

Para o presidente do PC&VB o fato de Petrópolis estar operando dentro das rígidas normas de segurança sanitária tem feito os visitantes se voltarem mais para a cidade. “São 117 meios de hospedagem que estão atentos à lotação permitida e muitos cuidados com os hóspedes. O mesmo na rede de gastronomia que opera com limites de público e regras sanitárias. Isto acabou transformando a cidade em um porto ainda mais seguro do que o habitual”, afirma Fabiano Barros citando o Guia da Viagem em Família, uma publicação do Ministério do Turismo que lista Petrópolis ao lado de outros 21 locais propícios a uma viagem segura.

Confira agora alguns dos locais abertos à visitação:


(Vale do Amor)

*locais respeitam isolamento e lotação máxima permitida

Catedral São Pedro de Alcântara
Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme.
Visitação: diariamente das 7h30 às 17h30
Missa: terça a sábado às 08h e, domingos, às 09h30, 11h e 18h30.
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60.
Entrada franca.
Não há visitação na torre.

Trono de Fátima
Construído em 1947, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, como local de oração, por meio de donativos, festas religiosas e promoções em um trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis.
A cúpula protetora apoia-se em sete colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura. A imagem de Nossa Senhora de Fátima esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, chegou ao Brasil em 1951. Na parte inferior há a Capela Nossa Senhora de Fátima e sala de ex-votos. Do local descortina-se bela vista panorâmica do Centro Histórico.
Visitação: Sábado e domingo, de 9h às 18h. Missa aos domingos, às 15h, mediante agendamento pelo telefone: (24) 2242-0313
Entrada franca

Igreja Sagrado Coração de Jesus
Construção iniciada em 1872 com participação dos imigrantes alemães. Foi inaugurada em 1874 sob os cuidados do Padre Teodoro Esch e sua construção está inseparavelmente ligada à presença dos colonos alemães. Foram eles que a fizeram para que lhes servisse de lugar de culto e reuniões. A partir daí, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus passou a fazer parte da história franciscana e da história pastoral de Petrópolis.
Visitação: Diariamente, das 7h às 19h. Entrada franca.
Missa dominical, às 10h, com Coral Canarinhos de Petrópolis ou Coral convidado.
Endereço: Rua Montecaseros, s/n.

Vale do Amor
O Vale do Amor é um santuário ao ar livre, planejado por Sergio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal. No local está o Altar de Ganesha, Cachoeira da Umbanda, Igrejinha Francisco e Clara, Altar de pedras do Buda e um jardim com o símbolo do Yin-Yang.
O Vale do Amor é marcado por suas esculturas maravilhosas, que foram trazidas da China e é o local ideal para renovar as energias e para se conectar com a fé de maneira geral, mesmo para os que não seguem uma religião única.
Visitação: Diariamente de8h às 17h, com agendamento para grupos pelo telefone (24) 98801-0310 (tel e whatsapp)
Ingresso: 15,00
Endereço: Estrada do Mata Cavalo, s/nº

Capela de Nosso Senhor do Bonfim
A capela de Nosso Senhor do Bonfim, foi construída no início em 1900, em estilo barroco luso brasileiro, um dos estilos mais expressivos do período colonial. Localizada em Correias, a capela foi construída no terreno de uma fazenda adquirida pelo empresário Franklin Sampaio, que costumava passar férias na fazenda e decidiu construir a capela para o casamento de um de seus filhos. Após o falecimento de Franklin, a fazenda foi abandonada e a capela passou a servir de dormitório para excursionistas que faziam a trilha para a Pedra do Açu. Com o passar do tempo e a mobilização da comunidade do Vale do Bonfim, a capela foi restaurada e hoje conta com lindos e bem cuidados jardins, recebe moradores da região e passou a ser atração turística.
Visitação e missa: As celebrações ocorrem de forma esporádica de acordo com agenda feita pela Paróquia de Corrêas.
Informações: (24)2221-2684 e (24) 988556480

Igreja Luterana
Um dos mais antigos templos religiosos da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George Gottlob Ströele. O templo, iniciado em 1863, era apenas uma casa, tendo a escultura de um cálice e pães na parede externa. Em 1903, revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de “igreja”, a torre foi construída e foram colocados os elementos decorativos neogóticos: arcos ogivais e gárgulas. Na torre se encontram o relógio mecânico e os sinos de bronze originais.
Visitação: O templo continua recebendo visitantes, porém com agendamento prévio pelo telefone (21) 98726-8777
Endereço: Av. Ipiranga, 346
Entrada franca.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Inaugurada em 1883, construída a partir de arrecadação feita por antigos escravos que viviam na cidade, a igreja de Nossa Senhora do Rosário com o passar dos anos se deteriorou e no século XX passou por uma renovação total de seu prédio, sendo reinaugurada em 1978. Durante a construção, quando foi cravada a primeira estaca, água foi encontrada no solo, o que deu origem a Fonte de Nossa Senhora, localizada na área onde funciona a Escola Monsenhor Gentil, nas dependências da igreja.
Visitação diariamente das 06h30 às 17h
Entrada franca.
Endereço: Praça da Inconfidência, s/n – Centro

Ordem Religiosa do Carmelo de São José
O prédio, de 1917, abriga um mosteiro de clausura absoluta. É o único endereço no mundo que conta com uma imagem de Nossa Senhora da Saudade. O local recebe missas diariamente, às 18h de segunda a sexta-feira e às 8h nos sábados e domingos.
Visitação: mediante agendamento pelo telefone (24) 2242-3434
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 1.164, Centro

Mesquita Baitul Awal
Visitação: As visitas têm entrada gratuita e podem ser agendadas pelo telefone: (24) 22421385.
Endereço: Estrada da Saudade, nº 215









Fonte : Diário do Rio

sábado, 29 de maio de 2021

Os ex-governadores Garotinho, Cabral e Pezão citados em nova delação do ex-presidente da Fetranspor

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A coluna Radar, da Veja, informou que o ex-presidente da Fetranspor José Carlos Lavouras citou, em delação premiada fechada com a Procuradoria-Geral da República, o pagamento de propinas aos ex-governadores Anthony Garotinho, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.

Segundo a publicação, baseada na delação, a “solicitação de vantagens indevidas” teria sido prática comum dos ex-governadores. No caso de Garotinho, os repasses foram feitos entre 2010 e 2014 por meio de “contratos fictícios com rádio a pretexto de ajuda financeira para campanhas de deputado federal e governador do estado”.

Pezão recebeu o dinheiro sujo, segundo Lavouras, “a partir de 2014, por meio de entregas em espécie para o secretário de estado Hudson Braga e pagamentos de notas frias a empresas indicadas por este”.

No entanto, o esquema de Cabral era em escala tão superior, que os relatos de Lavouras ocupam 27 anexos do acordo. Os casos envolvendo os ex-governadores estão sob o comando do juiz Marcelo Bretas, no Rio.

Além dos ex-governadores, Lavouras também teria citado o pagamento de dinheiro vivo a nove desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz.






fonte: Coluna Radar / Blog de Fato

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Caminhão pega fogo e interdita BR-101, na Tapera em Campos

(Foto: |Ralph Braz | Pense Diferente)

Um caminhão pegou fogo na BR-101, na altura da Tapera, em Campos, na manhã desta sexta-feira (28). Não há informações de feridos, nem as causas do incêndio. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local. Rodovia chegou a ficar interditada.


Acompanhe o Blog Pense Diferente também pelo Twitter, Facebook e pelo Instagram.





Mais uma baleia é encontrada morta em São João da Barra

(Foto: Paulo Pinheiro)

Uma baleia foi encontrada morta na praia de Chapéu de Sol, em Atafona, distrito de São João da Barra, na manhã desta quinta-feira, 27. No último dia 15 de maio, outro baleia foi encontrada morta no Açu.

O mamífero que foi encontrado por moradores pesa em média de 800 kg, cerca de 5 metros e estava em avançado estado de decomposição.

A baleia da espécie jubarte, encontrada morta, despertou interesse de pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), que estiveram em São João da Barra nesta sexta-feira, 28, para coletar amostras da carcaça. O animal, um macho de idade juvenil, medindo seis metros e com cerca de duas toneladas, passou por necropsia ainda na quinta-feira pelo Programa de Monitoramento de Praias das Bacias de Campos e do Espírito Santo, acionado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos. A causa da morte não pôde ser identificada de imediato devido ao avançado estado de decomposição.

O GEMM-Lagos atua desde 1999 em parceria com a Fiocruz e com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) no estudo de mamíferos marinhos vivos ou encalhados mortos em busca de informações sobre as causas de mortalidade que acometem esses mamíferos durante sua migração anual ao longo da costa brasileira, de maio a novembro.

Na baleia encontrada em Chapéu de Sol foram coletados pele, músculo, gordura, vertebras e ossos para análises genéticas e de contaminantes (metais pesados e organoclorados). Também foram retirados os epibiontes: cracas e piolhos-de-baleia. As bulas timpânicas também foram coletadas visando analisar possíveis danos ao aparelho auditivo das baleias.

— Necropsia de carcaças de baleias encalhadas, em qualquer estágio de decomposição, é vital para o entendimento das causas de mortalidade, sejam elas naturais ou por ação antrópica. Entre as espécies que migram pela costa fluminense, a jubarte se destaca pelo seu padrão migratório que acompanha a linha de costa. Por essa razão, são maiores as chances de interação com atividades antrópicas, incluindo emalhamentos em redes e linhas de pesca, colisão com embarcações e poluição costeira — explica o Coordenador do GEMM-Lagos e Pesquisador da Fiocruz, Salvatore Siciliano.

O enterro da carcaça na areia da praia será realizado nesta sexta-feira, com a utilização de uma retroescavadeira.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).

Acompanhe o Blog Pense Diferente também pelo TwitterFacebook e pelo Instagram.








Fonte: Parahybano

Mulher é atropelada ao tentar atravessar a BR-101 embaixo de passarela


Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi atropelada na manhã desta sexta-feira (28), em Campos, ao tentar atravessar a BR-101, próximo ao quilômetro 61 da rodovia. O incidente ocorreu há poucos metros da primeira passarela, no Parque Santa Helena.

De acordo com a Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, a vítima tentou atravessar a pista, embaixo de uma passarela, quando acabou sendo atingida por um veículo.

A mulher ficou caída no chão e um outro homem, que passava por ali, parou e ficou ao lado dela, para que os veículos que seguiam pela rodovia pudessem perceber o incidente.

Uma ambulância da concessionária esteve no local, socorreu a vítima e a encaminhou para o Hospital Ferreira Machado para receber atendimento.







Fonte: Terceira Via

STF anula delação premiada de Sergio Cabral, que cita o ministro Dias Toffoli


Com placar de 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal invalidou o relato do ex-governador do Rio de Janeiro à Polícia Federal, no qual fala sobre suposto recebimento de repasses ilegais pelo ministro da casa, Dias Toffoli. O ministro, que nega envolvimento, votou pela anulação. A colaboração do ex-governador do Rio foi questionada pela PGR por ter sido negociada diretamente com a Polícia Federal, sem a participação do Ministério Público. Jornalista e profissionais do Direito comentam a decisão.








Prefeitura de Campos anuncia contrato de R$ 33 milhões sem licitação na Saúde, mas volta atrás e suspende

(Prefeitura de Campos - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Após anunciar a contratação da empresa MX Gestão de Saúde para otimizar a gestão profissional das unidades hospitalares, a Prefeitura de Campos informou, na tarde desta sexta-feira (28), que o contrato não foi assinado. “Na fase final de avaliação do rito administrativo, para a formalização do contrato, foi identificado o não preenchimento dos pressupostos exigidos em Lei”, diz trecho da nota do município. O contrato emergencial, por 180 dias, cujo edital foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta, estabelecia previsão financeira máxima de R$ 33 milhões.

Ainda na nota, a Prefeitura explica que, “em compromisso com o melhor atendimento à população na área da Saúde, irá seguir com a implementação do modelo de otimização da gestão profissional de hospitais e UPHS, com procedimentos administrativos para garantir assistência com qualidade, eficácia e dignidade a quem mais precisa”.

Inicialmente, a celebração do contrato sem licitação, por ser questão de emergência, era, segundo o município, garantir a oferta de serviços com maior eficácia e qualidade à população.

O edital previa a prestação dos serviços para racionalizar a gestão das unidades, tais como Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus e Hospital São José. A Prefeitura informou que o valor previsto “trata-se de um teto que prevê banco de horas clínicas, que só serão usadas e pagas, caso haja necessidade de contratação de médicos, por exemplo, para evitar desassistência e garantir atendimento à população”.





Retomada: prefeito de Campos anuncia retomada das obras do Camelódromo

(Foto: divulgação)

O prefeito Wladimir Garotinho anunciou, nesta quinta-feira (27), a retomada das obras do Camelódromo, em frente ao Mercado Municipal vão começar em 30 dias. 

Wladimir chegou a declarar na inauguração do Restaurante do Povo que estava focado nas obras do no reinício das obras do mercado Municipal e Camelódromo. Com a declaração feirantes e camelôs comemoraram em postagens nas redes sociais. "O governo anterior nos virou as costas. Estamos passando pelos piores momentos de nossa atividade. Acreditamos que até o final do ano tudo vai mudar com a conclusão das obras prometidas por Wladimir", disse uma permissionária em rede social. 

As obras do camelódromo começaram em março de 2014. Na ocasião, os 390 permissionários foram transferidos para o local provisório no Parque Alberto Sampaio, que fica próximo a antiga sede.


Acompanhe o Blog Pense Diferente também pelo Twitter, Facebook e pelo Instagram.





Se a disputa por 13 cadeiras fosse válida para 2020, quem estaria na Câmara de SJB?


Na última terça-feira (25), a Câmara de São João da Barra aprovou (aqui), por oito votos a um, a ampliação de quatro cadeiras a partir da próxima eleição municipal. Se a regra, aventada desde 2015, estivesse em vigor para atual legislatura, os candidatos que concorreram no palanque da prefeita Carla Machado (PP) teriam vantagem ainda maior no parlamento. Tomando como base os votos recebidos pelos partidos que estiveram na disputa em 2020, o Progressista (PP), partido de Carla, teria mais duas cadeiras; o Partido Liberal (PL), mais uma, assim como o Cidadania.

Ganhariam as vagas, neste contexto, os suplentes Aluizio Siqueira (PP) e Daniel Damasceno (PP); Joice Pedra (PL); e André Fontoura (Cidadania). Aluizio obteve 1.044 votos, enquanto Damasceno, 435. No PL, Joice chegou a 442 votos, enquanto, pelo Cidadania, André somou 948.

Aluizio atualmente é secretário de Agricultura; Daniel voltou para a secretaria de Educação; Joice está na subsecretaria de Pesca. O único que não integra o governo é o médico André Fontoura. Aliás, a relação dele com a prefeita não parecia das melhores desde a campanha. O que ficou ainda mais nítido no dia do comício virtual da prefeita com os candidatos do Cidadania, no qual, antes da fala dele, Carla fez um discurso cheio de mensagens cifradas, mas que teriam relação com André.

Os vereadores desta legislatura — Alan de Grussaí (Cidadania), Analiel Vianna (Cidadania), Chico da Quizaba (PP), Elísio Rodrigues (PL), que é o presidente da Casa, Franquis Areas (PSC), Julinho Peixoto (PL), Junior Monteiro (Cidadania), Kaká (Podemos) e Sônia Pereira (PP) — teriam seus assentos na Câmara mantidos. Da atual composição da Câmara, apenas Chico da Quixaba, líder do governo na Casa, votou contra o aumento do número de cadeiras.

Em tempo — O cálculo toma opor base o número de votos por partido, como é feito pelo sistema da Justiça Eleitoral. Há de se levar em consideração, ainda, que com o maior número de cadeiras, os partidos poderiam ter mais candidatos no páreo para o Legislativo.

Atualização às 21h06: André Fontoura se posiciona — Suplente pelo Cidadania, o médico André Fontoura enviou nota ao blog sobre o seu relacionamento político com Carla Machado. Confira:

“Gostaria de retificar em sua matéria quando vc fala que a relação minha com a prefeita não estava legal. Na verdade, a relação dela comigo não estava legal e nunca esteve. Eu apenas fui inocente e acreditei novamente em uma pessoa que achava ser leal ao seu grupo e aos convidados por ela a serem candidatos. Onde de porta em porta meu grupo pediu por ela e na semana da eleição quem sabe, sabe o que aconteceu. Então, nosso grupo político que é forte, pois, além de minha mãe e família toda materna serem sanjoanenses, tive 948 votos de forma honesta, com muito trabalho e reconhecimento dessa população maravilhosa. Nós conseguimos.
Após o filho de um de nossos colaboradores se inclinar a dizer de forma inocente em um grupo de WhatsApp que não é a favor de bandido e que éramos para trabalhar mais, começou mais ainda a perseguição, pois já havia. Um líder deveria mostrar uma diplomacia. Não compus nem no mandato passado e nem nesse com meu grupo, e se aproveitou disso para fazer a falta de educação em público, além de inventar várias besteiras. Falta de aviso dos políticos locais de Campos e SJB não foi. Então para o lado de lá tudo é justificável, mas para o de cá é fácil massacrar”.

Opinião do Blog Pense Diferente:

Pensando em 2024, onde a prefeita Carla Machado(PP), não irá concorrer devido ao seu segundo mandado consecutivo, a disputa em São João da Barra será acirrada e com velhos e novos pretendes ao cargo de prefeito. Nomes de possíveis pretendentes ao cargo, como o de Aluizio Siqueira, Elisio Rodrigues, André Fontoura, Betinho Dauaire, ou mesmo Bruno Dauaire, irão tornar a eleição bem acirrada. Vamos aguardar, pois ainda tem muito tempo até o pleito de 2024.

Lembrando que em 2022 teremos eleições para Presidente, governador e deputados, o que a partir daí poderemos começar a entender melhor o tabuleiro para as eleições municipais de 2024.

 

O blog deixa, como sempre, o espaço aberto ao contraditório. Neste caso, a manifestação da prefeita.

Acompanhe o Blog Pense Diferente também pelo Twitter, Facebook e pelo Instagram.










Fonte: Blog do Arnaldo Neto / Pense Diferente

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Morre o empresário Élvio Araújo Jr. aos 48 anos em Campos



O empresário do ramo de frigoríficos, Élvio da Silva Araújo Júnior, 48 anos, é mais uma vítima fatal da Covid-19, em Campos. Ele morreu em decorrência de complicações da doença na madrugada desta quinta-feira (27), no Hospital Dr. Beda. Ele era filho do advogado criminalista Elvio de Araújo.

O sepultamento restrito, dentro do protocolo Covid, foi no início da tarde no cemitério Campo da Paz. O empresário era casado e deixou dois filhos.

Nas redes sociais amigos e parentes deixam mensagens de pesar. O médico e ex-deputado Estadual, Wilson Cabral, chegou a escrever: “Com tristeza profunda, amanheci com a notícia da partida de Élvio Júnior, meu primeiro sobrinho, para os braços do Senhor. Perda precoce de um ser humano de coração enorme e de alma nobre. A luta contra esse vírus cruel foi desigual, mas a vitória final sempre é no plano celestial. Que Deus lhe dê a paz eterna e nos conforte diante de tanto sofrimento”.







Fonte: Folha da Manhã

Rodrigo Bacellar é o novo secretário de Governo de Cláudio Castro

 

Rodrigo Bacellar (SDD) tem a força: em reunião com o governador Cláudio Castro (PL), na tarde desta quinta-feira (27), o deputado recusou a oferta da Secretaria das Cidades, botou pé firme na intenção de ocupar a pasta de Governo, e levou a melhor.

Márcio Pacheco (PSC), diante do impasse, abriu mão e preferiu continuar como líder do governo na Assembleia Legislativa.

Rodrigo era o único deputado campista na ALERJ, e agora é alçado ao novo cargo de grande importância na esfera estadual.

Nos últimos dias o parlamentar já havia demonstrado forte influência com o governador ao anunciar a vinda da Italac para o município de Campos, onde o município receberá um investimento de quase R$ 100 milhões.

A confirmação da nomeação deve sair no Diário Oficial desta sexta-feira (28).








Fonte: Jornal Extra

Ganhador do Nobel de Medicina diz que vacinação em massa contra a Covid-19 está criando variantes do novo coronavírus


O virologista francês e ganhador do Prêmio Nobel de Medicina, Luc Montagnier, afirmou que “é a vacinação que está criando as variantes”. As declarações foram feita em uma entrevista publicada pela RAIR Foundation, dos Estados Unidos, na semana passada.

De acordo com Montagnier, os epidemiologistas estão cientes deste enorme problema, mas estão calados. Ele afirmou também que os livros de história ainda mostrarão que foi a vacinação que criou as variantes, devido a um processo conhecido como fortalecimento dependente do anticorpo.

Embora seja sabido que os vírus sofrem mutações espontâneas, causando variantes, o virologista afirmou ainda que é a vacinação que está criando estas novas variantes devido ao fenômeno do fortalecimento dependente do anticorpo.

O Dr. Montagnier disse também que é um erro impensável realizar vacinação no decorrer de uma pandemia, e que esta vacinação está causando mortes.

“É um erro enorme, um erro científico e também um erro médico, é um erro inaceitável”, afirmou o virologista. Luc Montagnier comentou também sobre o fenômeno que vem ocorrendo em cada país onde está acontecendo a vacinação em massa: “curva de vacinação é seguida pela curva de óbitos”. Ou seja, tem ocorrido um aumento no número de óbitos devido a Covid-19 logo após o início das campanhas de vacinação.






Fonte: Gazeta Brasil

STF forma maioria para anular delação do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral


Na tarde desta quinta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal formou maioria para anular a delação firmada pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, com a Polícia Federal (PF).

O julgamento analisou duas questões: a validade da delação e a possibilidade de a PF firmar esses acordos sem participação do MPF.

O voto que definiu a maioria foi dado por Luiz Fux. O presidente da corte concordou com a alegação da Procuradoria-Geral da República (PGR), de que a ausência do Ministério Público Federal (MPF) no acordo fere a legislação.

Quando se considera a discussão sobre a legitimidade da PF para firmar esses acordos durante a investigação sem o MPF, o resultado fica em 6 a 4 a favor do pedido da PGR, com votos favoráveis de Edson Fachin, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Moraes e Ricardo Lewandowski e Luiz Fux.

Votaram contra a anulação Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Dias Toffoli, que foi delatado por Cabral, ainda não deu seu voto.









Fonte: Gazeta Brasil

Trecho da BR-101 próximo ao Boulevard Shopping entra em obras emergenciais a partir das 20h

(BR 101 - Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A partir das 20h desta quinta-feira (27), a concessionária Autopista Fluminense vai dar início a uma obra de reparo emergencial no trecho urbano da Rodovia BR-101, próximo ao Boulevard Shopping, no Parque Rodoviário, em Campos.

Segundo informações da empresa, haverá interdição do retorno no quilômetro 64,3 – para quem pretende acessar a portaria principal do shopping e os bairros próximos, como o Leopoldina (sentido Rio/Campos). O acesso provisório a estes locais será feito pela avenida paralela à BR, no trecho que passa em frente ao condomínio residencial Recanto das Palmeiras.

Já os condutores que seguem pela pista em sentido ao Rio de Janeiro deverão ficar atentos a operação Pare/Siga que será montada, sem a necessidade de adentrar em desvios.​

“Todo trecho em obras estará devidamente sinalizado. A concessionária seguirá o cronograma indicado em condições normais de operação e clima, sendo o acesso liberado para o tráfego após a finalização das atividades. Outras informações sobre obras e condições da rodovia podem ser obtidas pelo telefone: 0800 282 0101”, informou a empresa.

Ação – Será feita uma obra de recuperação do pavimento do tipo fresagem.

Cuidados– A concessionária orienta aos condutores quanto aos cuidados que devem ser aumentados por causa das obras. “Trafegar em rodovia em obras exige atenção redobrada dos motoristas. Para a execução de melhorias, são necessárias várias intervenções como desvios, redução da velocidade e estreitamento de pista. Nos trechos onde há movimentação de máquinas e trabalhadores, o motorista deve aumentar a atenção ao fluxo, respeitar a velocidade do trecho e sinalização e manter distância segura do veículo que vai à frente”.







Fonte: Secom 

Sepe protesta com carreata contra transferência de professores municipais de Campos



O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação em Campos dos Goytacazes realiza nesta quinta-feira (27) carreta de protesto contra a remoção de professores municipais lotados em creches para o ensino fundamental. Segundo a coordenadora do Sepe, Odisseia Carvalho, esta é uma decisão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seeduct) que desagrada os servidores. Um documento foi criado para que os professores protocolem junto à Prefeitura uma declaração que não aceitam a transferência. Eles realizaram uma assembleia virtual no último dia 21.


Segundo Odisseia, a assembleia contou com 170 profissionais de educação. “Nossa pauta reivindicatória trata da portaria que obriga os professores concursados para creches sejam transferidos para o ensino fundamental um. Eles não aceitam por estarem trabalhando com turmas e em contato direto com os pais de alunos. Os professores vão protocolar um documento para que não sejam removidos”, disse.


A coordenadora do Sepe disse ainda que não será aceito nenhum tipo represália, como a retirada de regência. “Nós também aprovamos a Greve pela Vida. Não aceitamos que os profissionais da educação retornem sem a primeira e a segunda doses da vacina contra a Covid-19; Esta carreata é para apresentarmos as denúncias sobre o que foi discutido na assembleia”, afirma.

O Sepe informou que encaminhou emails para os vereadores, para o presidente da Câmara, Fábio Ribeiro, e para o presidente da Comissão de Educação, afirmando que a categoria está sendo atacada em seus direitos.

Confira na íntegra a nota oficial da prefeitura sobre o assunto:

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, tem reunião agendada com o Conselho Municipal de Educação na próxima quarta e com representantes do SEPE no dia 1º de junho e está à disposição para esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais. A implantação do ensino híbrido seguro vai acontecer de forma gradativa, respeitando os protocolos de biossegurança.

A convocação dos professores da Educação infantil realizada nesta semana visa fazer avançar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, que deve priorizar o interesse dos estudantes. Trata-se de ação com caráter emergencial e excepcional, somente enquanto durar o período de pandemia da covid-19 e o ensino híbrido e/ou exclusivamente remoto. A medida vai favorecer os professores de berçário e maternal (3 meses a 3 anos de idade), incluindo-os entre os professores que passarão a receber a gratificação por regência de classe, uma vez que as atividades pedagógicas das creches, especialmente para o atendimento dessa faixa, não podem ser plenamente realizadas pois a interação virtual pontual com os pais desse grupo de alunos não é equivalente à ação pedagógica.

Além disso, um grande número de professores de creche vem atuando regularmente como professores no ensino fundamental através do RET (regime especial de trabalho). Portanto, não é algo distante da realidade desses servidores. Além disso, não se trata de desvio de função pois as exigências curriculares para assumir essas turmas são as mesmas exigidas para atuação em berçário e maternal, já que todos estão inseridos na classificação de Professor II. Importante ressaltar, ainda, que não haverá redução salarial. Ao contrário, haverá decréscimo de carga horária, com a preservação salarial e a possibilidade de receberem a gratificação por regência de classe.