sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Morre, aos 67 anos, a professora e escritora Tânia Aquino



Morreu na manhã desta sexta-feira, 31, em Campos dos Goytacazes, a professora e escritora Tânia Aquino, aos 67 anos. Tânia lutava contra um câncer. Ela deixa o esposo, Gérson Lopes, três filhos e uma neta.

O corpo será velado na Cepal Mortuária e o sepultamento no Cemitério São João Batista. O enterro será às 9h.

Tânia Nogueira de Aquino Santos nasceu em 30 de abril de 1957, é filha de Célio de Souza Aquino e Vanda Nogueira Aquino (in memoriam), casada com Gerson Lopes dos Santos. O casal tem três filhos: Gerson, Lucynthia e Magdalla, e a amada neta, Alice, filha de Lucynthia.

A professora Tania atuou no magistério estadual com duas matrículas, sendo por 34 anos em uma, e em 27 anos em outra. Aposentou-se, em ambas, na mesma data: 25 de outubro em 2010. Sempre teve em mente que ser professora é a arte de se doar, por isso cursou Formação de Professores, ocasião em que recebeu 03 prêmios na “Festa do Saber” por ter sido considerada a melhor aluna nos três anos do Curso de Formação de Professores do CINSGRA, realizado pela antiga Câmara Junior de Campos dos Goytacazes.

Em 1977, especializou-se em Alfabetização Infantil. Cursou, em 1997, o Adicional em História e Geografia. Em 1998 participou do Projeto Minas Coloniais: Tópicos Teóricos e Metodologia do Ensino de História. Fez vários cursos e participou de vários projetos, todos ligados à Educação e Cultura. Concluiu em 2004 a Licenciatura em História na UNIFLU. Em 2007, a Especialização ‘LATO SENSU’ em HISTÓRIA DO BRASIL” e Capacitação em Patrimônio Cultural, na antiga FAFIC. Inclusive um dos seus projetos:

‘O Arquivo Público como Memória’, teve sua apresentação no SESC, o que levou-a a especialização em Patrimônio Público e Arquivo Público.

Em 2014, publicou seu primeiro livro: “O Sanjoanense de sanjoanenses: 60 anos de paixão”, no qual contou a História do Sanjoanense F.C., com o propósito de mostrar a garra de abnegados pelejadores. Antes do término da sua primeira obra, foi procurada, em 2013, pelo próprio Genecy Mendonça, Dodozinho, para que escrevesse a sua biografia, a autorizando por escrito e registrando o documento em Cartório. Esta obra foi publicada no dia 17 de fevereiro 2023 com o titulo: GENECY MENDONÇA, DODOZINHO, SUA LONGA ESTRADA. A biografia de um político que teve uma longa vida de 96 anos de idade, como o próprio título diz. Além dele ter sido o prefeito que mais abriu estradas no 5ª Distrito sanjoanense, foi um exemplo de político a ser seguido, por ter feito muito com poucos recursos, de maneira digna e honesta, por isso considerado o “Eterno Prefeito”.

Em 28 de Dezembro de 2024, recebeu do Conselho Municipal de Cultura de São João da Barra o prêmio de reconhecimento Cultural Ledivan Soares Pontes.




Assaltantes invadem comércio e fogem levando dinheiro em São João da Barra



Um homem, dono de uma mercearia, ficou ferido após entrar em luta corporal com um dos três assaltantes que invadiram seu comércio na noite de quarta-feira (29), no bairro Chatuba, em São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, no interior do comércio estavam dois homens sendo um o proprietário e outro um cliente, quando foram surpreendidos por três assaltantes, um deles estava armado com revólver e logo anunciou o assalto.



O comerciante entrou em luta corporal com um dos assaltantes e levou coronhadas na cabeça. Os assaltantes fugiram e levaram R$ 1.500,00 espécie, dois celulares e um cordão de ouro.

O comerciante foi socorrido e encaminhado ao Centro de Emergência da Santa Casa de Misericórdia da cidade. O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.



Governo do Estado, Caixa e Prefeitura de Petrópolis assinam contrato para obras de 140 moradias


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis e a Caixa Econômica Federal, assinou, nesta quinta-feira (30/01), o contrato que garante a construção de 140 novas moradias no bairro Mosela, com um investimento total de aproximadamente R$ 23,5 milhões. O valor será aplicado por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), parte do programa Minha Casa Minha Vida, e vai beneficiar diretamente as famílias que foram afetadas pelas tragédias ocorridas em 2011.

- A viabilização deste empreendimento na Mosela é um marco histórico. É mais dignidade, qualidade de vida e segurança para a população petropolitana. E isso se tornou possível em virtude de uma soma de esforços entre diferentes entes públicos - afirmou o governador Cláudio Castro.

Para o secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, estar em Petrópolis para anunciar a formalização deste sonho é muito gratificante.


- A secretaria foi responsável por realizar o credenciamento da empresa, que executará as intervenções na Mosela. Então sabemos exatamente qual é a relevância deste empreendimento para as 140 famílias que serão beneficiadas - destacou o secretário.

Durante a cerimônia, o prefeito Hingo Hammes, falou sobre a importância desse projeto para a reconstrução da vida e da dignidade das vítimas da tragédia.

- Mais do que solenidades, o que realmente importa é a entrega das chaves às famílias que aguardam há mais de 13 anos. A união entre governo municipal, estadual, Caixa e a empresa responsável demonstra nosso compromisso em transformar essas moradias em realidade. É um momento de orgulho para todos nós - concluiu o prefeito.

Representada pelo superintendente executivo, Pedro Mattoso, a Caixa Econômica Federal reforçou seu compromisso em garantir que as obras sejam concluídas dentro do cronograma estabelecido, destacando os esforços contínuos para o cumprimento dos prazos.




O empreendimento

O condomínio será construído na Rua Alberto Oliveira e contará com áreas comuns, de lazer e convivência, como playground, bicicletário e portaria. A Secretaria de Habitação, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, terá a incubência de fazer a indicação dos beneficiários à Caixa Econômica Federal.





quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Prefeita e vice-prefeita Cardoso Moreira tem diplomas cassados pela Justiça Eleitoral


Prefeita e vice-prefeita Cardoso Moreira tem diplomas cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder

A Justiça Eleitoral da 141ª Zona Eleitoral de Italva (RJ) proferiu, nesta quinta-feira (30), a cassação dos diplomas da prefeita Geane Cordeiro Vincler e da vice-prefeita Neriéte Navarro Alves por abuso de poder político. A sentença foi assinada pelo juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças.


A ação foi movida pela advogada Ângela Lúcia Quintanilha Campos Braga, que alegou irregularidades cometidas pela gestão municipal durante o período eleitoral. A decisão ainda declarou a inelegibilidade de Geane Cordeiro Vincler por oito anos a partir das eleições de 2024, impedindo-a de disputar cargos públicos até 2032.

Além disso, o juiz determinou o envio de documentos à Delegacia de Polícia Federal para investigação dos fatos, incluindo a lavratura de ata notarial para apurar eventuais irregularidades financeiras. Com o trânsito em julgado da sentença, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) será comunicado para tomar as providências cabíveis, conforme previsto no Código Eleitoral.


A decisão pode levar a uma nova eleição no município, conforme o artigo 224, $3°, do Código Eleitoral, caso a cassação seja mantida após eventuais recursos. Até que haja uma definição final, a gestão municipal pode sofrer mudanças conforme determinado pela Justiça Eleitoral.

O caso segue aguardando possíveis recursos por parte das investigadas, que ainda podem recorrer da decisão em instâncias superiores.




Foragido da justiça é localizado e preso em Atafona




Um homem que estava foragido da justiça foi localizado e preso por policiais militares na terça-feira (28), no distrito de Atafona, em São João da Barra. A abordagem foi feita na Rua Adméia Batista Lobato, no bairro da Vila Esperança.

De acordo com informações da polícia, durante patrulhamento no local, os agentes abordaram um homem e, após consulta, foi constatado em seu desfavor um mandado de busca e apreensão.

Diante dos fatos o homem foi encaminhado à 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde permaneceu preso.




Bandidos armados invadem casa em SJB, ameaçam família e fogem com carro

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Uma família foi assaltada dentro da própria casa por homens encapuzados portando facas por volta das 12h30 de ontem, 29, na rua Júlio Souza Vale Júnior, em Atafona, distrito de São João da Barra. Os assaltantes fugiram levando um carro, TV, cordão de outro, telefones celulares e até uma espingarda das vítimas.

Os militares foram acionados por volta das 14h de ontem. As vítimas relataram que por volta de 12h30 quatro homens encapuzados portando facas invadiram a residência deles e realizaram ameaças de morte, roubaram três aparelhos telefônicos celulares Xiaomi 9, Xiaomi 11 e Xiaomi 12, além de três televisores Samsung smart 43″, uma TV Panasonic 14 “, uma TV 47 “Philips , um notebook Samsung de cor cinza, 1 DVR (aparelho que faz a gravação do sistema de monitoramento), uma aliança, uma pulseira de ouro, dois cordões de ouro, uma bicicleta Caloi dobrável e uma espingarda que segundo a vítima não funcionava e não tinha cartucho. 



Os bandidos fugiram em seguida no veículo da vítima Ford/Ecosport fsl 1.6 flex Placa LLD 9886, de cor preta.

A polícia fez buscas, mas os assaltantes não foram localizados. O assalto foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.





Brasil tem a terceira maior população pet do mundo


O Brasil ocupa a terceira posição mundial no ranking de países com maior população de animais de estimação. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), estima-se que o país abrigue entre 150 e 160 milhões de pets — número que supera em mais de três vezes a população do estado de São Paulo.

Entre os animais mais comuns nos lares brasileiros, os cães lideram com cerca de 60 milhões. Em seguida, aparecem as aves (40 milhões), os gatos (30 milhões) e os peixes ornamentais (20 milhões).

Impactos da pandemia

A pandemia de Covid-19 contribuiu significativamente para o aumento da população de pets no Brasil. Uma pesquisa de 2021, realizada pelo Radar Pet, revelou um crescimento de 30% no número de animais de estimação durante o isolamento social. Especialistas atribuem esse aumento ao papel dos animais como fonte de conforto emocional em tempos difíceis.

Segundo psicólogos, a convivência com pets pode estimular a produção de ocitocina, conhecida como o "hormônio do amor", promovendo relaxamento e bem-estar aos tutores.





Inmet aumenta nível de alerta de chuva para Petrópolis


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível do alerta de chuvas intensas para Petrópolis. O município agora está na área laranja, que significa "perigo", no aviso que vai até esta sexta-feira (31/01). O órgão aponta que a cidade pode registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).

Voltou a chover em Petrópolis na tarde dessa quarta-feira (29/01), sobretudo na região do primeiro distrito. O sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou maiores acumulados de chuva no Morin (18 mm entre 16h e 18h30), LNCC (17,5 mm), Ato da Serra (17 mm) Barão do Rio Branco (15,75 mm), Independência (12,2 mm), Cel. Veiga (10,8 mm), Bingen (10,6 mm), Centro (10,6 mm) e Quitandinha (10,4 mm).

A Defesa Civil acionou as sirenes para alertar sobre a possibilidade de chuva muito forte, mas sem necessidade de deslocamento de moradores de áreas de risco para pontos de apoio. Mais uma vez, mensagens foram enviadas por celular para quem estava na cidade. Também houve alteração do estágio operacional da cidade para "atenção" por volta de 15h30, mas duas horas depois a Defesa Civil retornou para "observação".
Na BR-040, um temporal foi registrado em Duque de Caxias e também houve chuva em trechos da subida da Serra, mas sem relatos de ocorrências.





Chuva é resultado de uma ZCAS

Essa chuva é resultado da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que vai se intensificar, de acordo com o Climatempo, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O instituto alerta que esse cenário favorece ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos de terra, "além de problemas relacionados a queda de galhos e árvores (...) que podem atrapalhar a distribuição de energia elétrica".

O Inea destacou que o acumulado de chuva traz risco muito alto de impacto hidrológico para vários municípios, entre eles, Petrópolis.

"Quando temos esse tipo de previsão, principalmente com altos impactos hidrológicos, redobramos a atenção e intensificamos o acompanhamento da segurança hídrica do estado, em especial os rios: Piabanha, Botas, Mambucaba, Quitandinha, Bengala, Itabapoana, São Pedro e Acari. Dessa forma, conseguimos atuar preventivamente, minimizando as consequências das inundações", disse o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky.



"Nossos técnicos do Sistema de Alerta de Cheias do Inea estão a postos, monitorando em tempo real a evolução das chuvas, e consequentemente, os prováveis impactos em nossos rios. Importante frisar que todas as informações são enviadas de forma imediata tanto para o nosso site, quanto para as Defesas Civis Municipais, contribuindo para a agilidade das respostas aos eventos extremos", pontuou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

O Inmet recomenda para a população as seguintes medidas de precaução: em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (30/01) é de sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã; tarde e noite com temporal. O acumulado de chuva pode chegar a 20,2 mm ao longo do dia e as temperaturas variam entre 20 ºC e 24 ºC.




quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Impeachment de Lula por ‘pedalada fiscal’ já tem 118 assinaturas


O pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por possível ‘pedalada fiscal’, já alcançou 118 assinaturas de deputados federais.

Encabeçada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), a medida cita possível crime de responsabilidade do petista por implementar o programa Pé-de-Meia, onde foram repassados R$ 3 bilhões para estudantes do ensino médio em 2024, sem a devida autorização do Congresso, o que contraria normas de finanças públicas.


“As quase 120 assinaturas que angariamos demonstra que há vontade política para darmos andamento ao processo de impeachment do presidente Lula. Além disso, o embasamento jurídico é claro e indica que Lula cometeu crime de responsabilidade. Com o povo brasileiro indo às ruas para pedir sua saída, acredito que isso será fundamental para avançarmos com o impeachment aqui no Congresso”, declarou Rodolfo Nogueira.

A legislação que instituiu o programa exige que o governo submeta anualmente ao Congresso o valor destinado ao benefício.

O Palácio do Planalto chegou a vetar esse trecho da lei, mas o veto foi derrubado pelo Legislativo. Mesmo assim, o Ministério da Educação (MEC) continuou realizando os pagamentos sem o devido respaldo legal, caracterizando uma afronta ao devido processo orçamentário e um possível crime de responsabilidade.

A medida ganhou ainda mais força após a decisão recente do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou irregularidades na execução do ‘Pé-de-Meia’


Veja abaixo a lista completa dos deputados que já assinaram o pedido de impeachment até a publicação da matéria:

1. Rodolfo Nogueira (PL-MS);
2. Bibo Nunes (PL-RS);
3. Evair Vieira de Melo (PP-ES);
4. Sanderson (PL-RS);
5. Marcos Pollon (PL-MS);
6. Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP);
7. Daniela Reinehr (PL-SC);
8. Caroline de Toni (PL-SC);
9. Rodrigo Valadares (UNIÃO-SE);
10. Gustavo Gayer (PL-GO);
11. Mario Frias (PL-SP);
12. Delegado Éder Mauro (PL-PA);
13. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP);
14. Sargento Gonçalves (PL-RN);
15. Luciano Zucco (PL-RS);
16. Mauricio Marcon (PODE-RS);
17. Coronel Meira (PL-PE);
18. Delegado Ramagem (PL-RJ);
19. Eduardo Bolsonaro (PL-SP);
20. Coronel Assis (UNIÃO-MT);
21. Alberto Fraga (PL-DF);
22. Zé Trovão (PL-SC);
23. Rosangela Moro (UNIÃO-SP);
24. Silvia Waiãpi (PL-AP);
25. Júlia Zanatta (PL-SC);
26. Gilvan da Federal (PL-RO);
27. José Medeiros (PL-MT);
28. Bia Kicis (PL-DF);
29. Adilson Barroso (PL-SP);
30. Dra. Mayra Pinheiro (PL-CE);
31. Coronel Chrisóstomo (PL-RO);
32. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
33. Nicoletti (UNIÃO-RR);
34. Sargento Fahur (PSD-PR);
35. General Girão (PL-RN);
36. Capitão Alden (PL-BA);
37. Nikolas Ferreira (PL-MG);
38. Zé Vitor (PL-MG);
39. Maurício Souza (PL-MG);
40. Coronel Fernanda (PL-MT);
41. Delegado Caveira (PL-PA);
42. Marcelo Moraes (PL-RS);
43. Carlos Jordy (PL-RJ);
44. Nelson Barbudo (PL-MT);
45. Any Ortiz (CIDADANIA-RS);
46. Franciane Bayer (REPUBLICANOS-RS);
47. Eros Biondini (PL-MG);
48. Filipe Martins (PL-TO);
49. Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP);
50. Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE);
51. Carla Zambelli (PL-SP);
52. Paulinho Freire (UNIÃO-RN);
53. Marcel van Hattem (NOVO-RS);
54. Capitão Alberto Neto (PL-AM);
55. Messias Donato (REPUBLICANOS-ES);
56. Dr. Luiz Ovando (PP-MS);
57. Rodrigo da Zaeli (PL-MT);
58. Pastor Eurico (PL-PE);
59. Gilberto Silva (PL-PB);
60. Domingos Sávio (PL-MG);
61. Dr. Frederico (PRD-MG);
62. Luiz Lima (PL-RJ);
63. Rosana Valle (PL-SP);
64. Roberto Duarte (REPUBLICANOS-AC);
65. Felipe Francischini (UNIÃO-PR);
66. Hélio Lopes (PL-RJ);
67. Coronel Ulysses (UNIÃO-AC);
68. Nelsinho Padovani (UNIÃO-PR);
69. André Fernandes (PL-CE);
70. Pezenti (MDB-SC);
71. Fernando Rodolfo (PL-PE);
72. Junio Amaral (PL-MG);
73. Passarinho (PL-PA);
74. Delegado Palumbo (MDB-SP);
75. Delegado Fabio Costa (PP-AL);
76. Geovania de Sá (PSDB-SC);
77. Zacharias Kalil (UNIÃO-GO);
78. Dr. Jaziel (PL-CE);
79. Daniel Trzeciak (PSDB-RS);
80. General Pazuello (PL-RJ);
81. Clarissa Tércio (PP-PE);
82. Cristiane Lopes (UNIÃO-RO);
83. Pastor Diniz (UNIÃO-AC);
84. Pedro Westphalen (PP-RS);
85. Pastor Marco Feliciano (PL-SP);
86. Rodrigo Estacho (PSD-PR);
87. Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG);
88. Daniel Agrobom (PL-GO);
89. Magda Mofatto (PRD-GO);
90. Thiago Flores (MDB-RO);
91. Giovani Cherini (PL-RS);
92. Filipe Barros (PL-PR);
93. Silvia Cristina (PP-RO);
94. Gilson Marques (NOVO-SC);
95. Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL);
96. Ismael dos Santos (PSD-SC);
97. Carlos Sampaio (PSDB-SP);
98. Lucas Redecker (PSDB-RS);
99. Dr. Fernando Máximo (UNIÃO-RO);
100. Jefferson Campos (PL-SP);
101. Daniel Freitas (PL-SC);
102. Eduardo Velloso (UNIÃO-AC);
103. Adriana Ventura (NOVO-SP);
104. Simone Marquetto (MDB-SP);
105. Maurício Carvalho (UNIÃO-RO);
106. Carla Dickson (UNIÃO-RN);
107. Emidinho Madeira (PL-MG);
108. Chris Tonietto (PL-RJ);
109. Ricardo Salles (NOVO-SP);
110. Covatti Filho (PP-RS);
111. Marcio Alvino (PL-SP);
112. André Ferreira (PL-PE);
113. Osmar Terra (MDB-RS);
114. Miguel Lombardi (PL-SP);
115. Stefano Aguiar (PSD-MG);
116. Afonso Hamm (PP-RS);
117. Mendonça Filho (UNIÃO-PE);
118. Eli Borges (PL-TO).







Campos se mantém entre os maiores produtores de energia solar no estado


Campos dos Goytacazes continua se destacando na produção de energia solar fotovoltaica. Em 2024, o município registrou um crescimento significativo na capacidade instalada, com a adição de 20.013 kWpico e a conexão de 2.944 novos sistemas à rede elétrica. Esse avanço consolidou a cidade na segunda posição do ranking estadual desde 2021, ficando atrás apenas da capital, Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Petróleo, Energia e Inovação, a potência total dos módulos fotovoltaicos instalados no município atingiu 90.029 kWpico, beneficiando 14.088 unidades consumidoras. O crescimento reflete a aposta do município na geração descentralizada e no uso eficiente da energia, promovendo uma transição energética mais justa e acessível.



O secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, ressaltou os impactos positivos dessa expansão, como a redução dos custos com eletricidade e a geração de empregos. “Os consumidores que investiram em sistemas fotovoltaicos conectados à rede (‘on grid’) estão economizando na conta de luz e protegidos contra reajustes tarifários. Além disso, a implantação de quase 3 mil novos sistemas gerou renda para aproximadamente 5.888 profissionais especializados”, destacou.

A expansão da energia solar também traz benefícios coletivos. Como parte do sistema de geração distribuída, os painéis solares aliviam a carga das linhas de transmissão, reduzindo a necessidade de investimentos em infraestrutura e evitando repasses de custos aos consumidores finais. Além disso, segundo Neves, a popularização desses sistemas incentiva hábitos de consumo mais conscientes.




Apesar do potencial para expansão, o avanço da energia solar em Campos enfrenta desafios. O elevado custo para acesso à rede elétrica, imposto pela concessionária Enel, tem sido um entrave para novos investimentos. “Em alguns casos, o valor cobrado pelo acesso supera o custo dos equipamentos necessários para instalação dos sistemas. Isso já fez com que projetos promissores fossem abandonados”, lamentou o secretário.

Mesmo diante dessas dificuldades, Campos segue como referência estadual na produção de energia solar, demonstrando o potencial do município para continuar crescendo nesse setor estratégico.




Com informações da Secom/PMCG

MPRJ expede Recomendação para que Friburgo proteja de forma mais efetiva os animais em situação de risco



O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, expediu Recomendação, nesta segunda-feira (27/01), para que a Prefeitura de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Bem-estar e Proteção Animal (Sebea) e a Procuradoria Geral do Município implementem ações mais efetivas para o controle populacional e proteção de cães e gatos, notadamente daqueles que vivem nas ruas. Além de denúncias anteriores, mais recentemente chegou ao conhecimento da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, por meio de postagens nas redes sociais, que cães estariam desaparecendo de locais onde costumam ficar e moradores estavam preocupados.



A Recomendação sinaliza, entre outras medidas, para que o valor do orçamento para a política de bem-estar animal previsto para 2025, no que diz respeito às ações, projetos e programas na área, seja aumentado; que o município viabilize, em seus canais de Ouvidoria, mecanismos de transparência e rastreabilidade que permitam ao denunciante o recebimento de protocolos e links para o acompanhamento das decisões e sanções aplicadas pelo poder público; que o Município institua regramento atualizado sobre as sanções devidas por violação da legislação municipal protetiva dos animais, especialmente de cães e gatos, estabelecendo regras mais claras, rigorosas e objetivas quanto ao processo sancionatório administrativo; e que o município apresente um planejamento detalhado sobre as medidas de controle, castração e aplicação de chip em cães e gatos, principalmente nas áreas rurais.

O Município de Nova Friburgo, que foi notificado ontem (27/01) pelo MPRJ, terá o prazo de 30 dias úteis para se manifestar sobre a adoção das medidas recomendadas.

O MPRJ expediu a Recomendação no âmbito do Procedimento Administrativo nº 05.22.0002.0003167/2024-07, que tem por objeto o acompanhamento de políticas públicas que visem o acolhimento, tratamento e destinação de animais domésticos (cães e gatos) abandonados ou apreendidos, assim como os serviços de recebimento de denúncias de maus-tratos desses animais no Município de Nova Friburgo.





Petrópolis vai intensificar fiscalização sobre o estacionamento irregular


A coleta de lixo tem enfrentado dificuldades em algumas áreas da cidade devido ao estacionamento irregular, especialmente em ruas mais estreitas ou quando os carros ficam muito próximos a coletoras. Isso tem prejudicado o andamento das rotas, impactando o cronograma e causando transtornos para os moradores. Cenário que tem feito com que a Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans intensifique a fiscalização.

O prefeito Hingo Hammes pediu a colaboração dos cidadãos para garantir que a cidade continue funcionando de forma eficiente. "Sabemos que as ruas mais estreitas trazem desafios para a circulação dos caminhões de lixo. Pedimos que os motoristas se atentem ao estacionar, de modo a não obstruir o trabalho da coleta e ajudar a manter nossa cidade limpa e organizada", afirmou.



A importância da conscientização, para a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, é fundamental para o andamento dos trabalhos. "Quando os veículos são estacionados de maneira inadequada, a coleta de lixo acaba sendo prejudicada. Pedimos aos moradores que estacionem de forma responsável, para que os caminhões possam passar e fazer o trabalho com eficiência", explicou. Ela enfatizou que a parceria de todos é essencial para a boa execução dos serviços urbanos.

A CPTrans realiza frequentes fiscalizações para inibir o estacionamento irregular nas comunidades, com o objetivo de garantir a chegada dos caminhões de coleta de lixo. "Nossa equipe está constantemente orientando os motoristas, alertando sobre a importância de estacionar de maneira adequada. Quando necessário, os agentes notificam e aplicam multas para assegurar o bom funcionamento dos serviços", comentou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.


Homem que atirou e matou pai na frente do filho se entrega à polícia em SJB



A polícia prendeu, em São João da Barra, o homem que atirou e matou Gezio Bastos de Assis Filho na frente do próprio filho, de cinco anos. Havia um mandado de prisão contra ele. Caso aconteceu no final da noite da última quinta-feira (23).

Ele se entregou na delegacia nessa terça-feira (28).


A vítima, identificada como Gézio Filho, estava com seu filho de 5 anos na rua quando levou os tiros no rosto. Ele morreu no local.

Desesperado, o filho de Gézio correu e pediu ajuda pelo local. A prisão é temporária, por aproximadamente 30 dias, tempo de continuar a investigação.

A polícia informou sobre a motivação do crime, que teria sido por causa de desaprovação da vítima sobre o relacionamento do suspeito com a filha de Gézio, já que desentendimentos entre os dois eram frequentes, inclusive no dia do crime. Após negociação, o assassino resolveu se entregar.



Menino de 4 anos vítima de acidente no valão morre no HFM


Morreu na tarde de terça-feira (28) o menino de 4 anos que foi uma das vítimas do grave acidente do carro que caiu dentro de um valão na Estrada de Brejo Grande, em Campos. A criança estava internada no Hospital Ferreira Machado (HFM) junto do irmão, de 8 anos, e do pai, de 39 anos. Ambos seguem internados. Outras três vítimas da mesma família morreram no local do acidente.


De acordo com o HFM, a criança de 4 anos estava internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), desde o dia do acidente, após sofrer compulsão pulmonar por afogamento. O irmão, de 8 anos, também sofeu a compulsão pulmonar por afogamento, mas segue estável. O pai, de 39 anos, sofreu na coluna, escoriações na cabeça e braço, e segue estável.





terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Patrulha Maria da Penha em SJB tem 389 atendimentos em 2024


A Secretaria Municipal de Segurança Pública de São João da Barra apresentou o balanço da Patrulha Municipal Maria de Penha referente ao ano de 2024. Foram 389 atendimentos de monitoramento de medida protetiva a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.

Implantado em outubro de 2022, o projeto é desenvolvido pela Guarda Civil Municipal e tem por objetivo aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, intensificando as ações preventivas e de fiscalização para o cumprimento das medidas judiciais protetivas após o registro da ocorrência.


Nos casos de emergência e de descumprimento da Lei Maria da Penha, o atendimento é feito pela Polícia Militar, por meio do 190 ou pelos telefones do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp): 2741-1190 ou (22) 999153153, ligações e WhatsApp.



segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Contrato assinado e Superbom inaugurará nova loja no antigo Extra


Foi assinado hoje pelo Superbom o contrato para a abertura da 14ª loja do Superbom em Campos. Ela cará localizada na esquina da rua Felipe Uébe com a Avenida 28 de Março, onde até o final de 2023 funcionou a, então, única operação dos Supermercados Extra em Campos.

O Superbom Felipe Uébe receberá o novo padrão da rede, moderno e de primeira linha, como a recém reformada unidade da Rua Alberto Torres, que vem sendo alvo de elogios pelos clientes. O projeto contemplará de 1.800 a 2.000 m² de loja e um futuro parceiro na área do imóvel. As obras serão iniciadas em breve, com inauguração prevista para o 2º semestre deste ano.

Youtube: @podcastpensediferente

Contando com essa nova loja na Felipe Uébe, com a primeira em Grussaí (confira aqui) e com a que será aberta em Rio das Ostras, a Rede Superbom passará a ter 23 unidades, sendo 14 em Campos e 2 em São João da Barra. Já o Grupo Barcelos chegará ao total de 27 lojas, contando com as 3 operações do Barcelos Atacadista e com o Green Market.

O contrato de locação será de 10 anos e o imóvel pertence à DM Locações e Incorporações Imobiliárias, empresa da família Roncetti, que empreendeu ali na década de 90 uma unidade dos Supermercados Roncetti, rede capixaba que aportava em Campos naquele momento.



Com a saída da rede Roncetti da cidade, a família capixaba alugou o imóvel para a rede carioca Sendas, que abriu ali uma unidade. O Grupo Pão de Açúcar adquiriu a Sendas em 2003 e em 2010 decidiu descontinuar a marca, substituindo suas operações, como a de Campos, pelo Extra, outra bandeira do grupo. O Extra funcionou por 13 anos em solo campista.







Fonte: Blog Ponto de Vista

Prefeitura de Petrópolis recebe empresários de Itaipava para discutir soluções para o trânsito


Obras e melhorias na sinalização estão entre as medidas que foram debatidas no encontro.

Na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito Hingo Hammes, o presidente da Companhia de Trânsito e Transportes - CPTrans, Luciano Moreira, o secretário de Obras, Maurício Veiga, e o assessor especial do prefeito, Marcelo Fiorini, receberam moradores e representantes do movimento Unidos Por Itaipava (Unita) para discutir melhorias no trânsito do terceiro distrito. Também participou da reunião o engenheiro Luiz Assumpção, diretor da empresa Única.

Entre as medidas apresentadas tanto pelo poder público, quanto pelos representantes da sociedade civil há mudança no sentido de vias, criação de rotatórias, melhorias na sinalização, no transporte público e no estímulo para que as pessoas troquem o veículo individual pelo coletivo.





Criança de 4 anos em estado grave após queda de carro em valão, em Campos


Uma criança de 4 anos está em estado grave, vítima do acidente ocorrido neste domingo (26), em que um carro caiu em um valão, na estrada de Brejo Grande, zona rural de Campos, O menino sofreu compulsão pulmonar e está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado.

Outra criança teve compulsão pulmonar e está estável. O menino de 8 anos também segue na UTIP do hospital. A terceira vítima sobrevivente é um homem de 39 anos. Ele sofreu fratura na coluna, escoriações na cabeça e braço, e permanece estável no setor de bording no pronto-socorro.



Youtube: @podcastpensediferente

As atualizações dos estados de saúdes foram passadas pela assessoria da unidade hospitalar. O mesmo acidente deixou três vítimas fatais: uma criança e duas mulheres – uma delas grávida.

Leita também: