sexta-feira, 31 de março de 2017

SJB: visita técnica ambiental em empresas do Açu

(Foto: Divulgação)
A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra deu inicio à visitação técnica em empresas instaladas no Porto do Açu. Já foram visitadas a NFX Combustíveis Marítimos, NOV- Flexibles e Brasil Port (B-Port).

O trabalho visa verificar o atendimento aos requisitos legais (declarações e licenças no âmbito municipal, estadual e federal), técnicos e controles operacionais das atividades, para a deliberação do parecer ambiental dos processos municipais para emissão de Alvará de localização e funcionamento.

De acordo com o secretário da pasta, Alex Firme, o principal objetivo da ação é garantir a uma fiscalização ambiental contínua e o controle do atendimento legal das empresas. “É nosso papel zelar pelo equilíbrio do meio ambiente e manter documentado nos arquivos da Secretaria evidências de atendimento a todos os requisitos legais” Ressaltou o secretário Alex Firme.








Fonte: Comunicação PMSJB

quinta-feira, 30 de março de 2017

Pré​ - ​encontro internacional de Astronomia no Boulevard Shopping

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Do dia 31/03 ao dia 02/04 (sexta-feira, sábado e domingo) , o Boulevard Shopping será palco de uma Exposição Astronômica ligada ao Clube de Astronomia. Além de curiosidades do universo sísmico e conquista espacial, a proposta principal da exposição é desenvolver aplicativos para Android com o uso do MIT Inventor com o público presente. 

Durante os três dias serão realizadas oficinas sobre conquista espacial e desenvolvimento de aplicativos,desafios estudantis com premiações para os melhores projetos,exposição de meteoritos, modelos de foguetes, etc. e observações noturnas do céu e do sol.






Fonte: Assessoria de Imprensa Boulevard Shopping

Nova fase de operação que apura fraude em licitações na Câmara de São Fidélis


A Polícia Civil de São Fidélis realiza nesse nesta quinta-feira (30) a operação “Amicus Curiae II”, um desdobramento da operação ‘Amicus Curiae’, realizada em março do ano passado, com objetivo de combater fraudes em licitações na Câmara do município no período de 2007 e 2011.

Na operação desta quinta, os policiais buscam cumprir sete mandados de prisão preventiva contra três advogados, um engenheiro, um contador e o ex-presidente da Câmara de São Fidélis, Marcos Antônio de Magalhães Gonçalves, conhecido como “Marcão”. Além de cumprir os sete mandados de prisão, a nova operação busca cumprir outros 20 mandados de busca e apreensão em Aperibé, Niterói, Itaocara, Pirapetinga (MG), Santo Antônio de Pádua e São Fidélis.

A maior parte dos mandados, nove deles, está sendo cumpridos em Itaocara. Outros quatro em Aperibé, dois em Niterói, dois em Pirapetinga, dois em São Fidélis, além de um em Santo Antônio de Pádua. A informação foi passada à imprensa pelo delegado Rodrigo Maia, que comanda a operação
Operação ‘Amicus Curiae’

Na primeira fase da operação, deflagrada em marca do ano passado, foi apurado o desvio de cerca de R$ 320 mil da Câmara nesse período. Foram presos os três investigados: Marcão, ex-presidente da Câmara de São Fidélis, Michel Ângelo Machado de Freitas, ex-presidente da Câmara de Itaocara, e Aldimar Oliveira da Cunha, vulgo “Caju”, ex-presidente da Itaprev, fundo de previdência dos servidores municipais de Itaocara.

Os três foram soltos em julho do ano passado após as audiências de instrução e julgamento sobre o caso. A prisão foi convertida em medidas restritivas como a de não poder se ausentar por mais de sete dias ou mudar de endereço fixo sem autorização da Justiça, impedimento do exercício da função pública ou ter contato com réus e testemunhas do caso.






Fonte: SF Notícias | Blog do Arnaldo Neto

Sistema de ar condicionado do HGG em Campos volta a funcionar após 6 anos parado

(Foto: Divulgação)
Acompanhando a filosofia de integração entre as secretarias e superintendências preconizada pelo governo, cerca de 10 aparelhos de ar condicionado foram doados ao Hospital Geral de Guarus (HGG) pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Seis já se encontram em funcionamento em setores do hospital, inclusive no centro cirúrgico, que na sexta-feira (24/03), voltou a contar com climatização.

Segundo a diretora superintendente do hospital, Raquel Arlinda, nos últimos seis anos, diversas solicitações foram realizadas no intuito de sanar os problemas de climatização da unidade, mas a antiga gestão não se pronunciava diante desta questão, fazendo com que o problema se agravasse.

– A climatização do HGG está em andamento graças às parcerias entre os setores do governo. Estamos há três anos sem contrato de manutenção e alguns setores do hospital já estão sem climatização há seis anos, como, por exemplo, a sala de raios-X. Recebemos a doação de dez aparelhos de ar condicionado da FCJOL, desse total, seis já estão em funcionamento. Os outros quatro se encontram em manutenção para serem instalados em breve. O HGG foi construído para ter um ar condicionado central, quando este parou, os demais também foram parando de funcionar. Em dias muito quentes, algumas pessoas passam mal só de andar pelo corredor do hospital. Além das questões estruturais que precisam ser resolvidas, essa questão da climatização gera um grande transtorno para os pacientes, acompanhantes e funcionários – explica a diretora, ressaltando que o hospital realiza por dia, em média, 400 atendimentos de adultos e 200 atendimentos de crianças.

Raquel Arlinda informa ainda que, neste ano, alguns serviços serão implantados e outros voltaram a funcionar com mais normalidade devido a climatização.

– Nos próximos dias, as cirurgias urológicas devem voltar, a ginecologia já voltou a realizar histeroscopia diagnóstica, os atendimentos ambulatoriais estão sendo otimizados e estamos realizando mais consultas. A população pode contar com um atendimento melhor no HGG, apesar dos problemas. Na verdade, estes são os passos iniciais para que possamos oferecer um tratamento digno para a população. Tudo que as nossas equipes podem fazer, tudo que a secretaria de Saúde está podendo fazer, mesmo com a restrição de verbas nesse início de governo, está fazendo o melhor – afirma.




Porto do Açu já recebeu cerca de 350 navios em 2017

(Foto: Parahybano)
O grande empreendimento de São João da Barra, o Complexo Portuário do Açu, em 2016, recebeu cerca de mil embarcações. Este número é quatro vezes maior do que o registrado em 2015. Mas, o crescimento continua em 2017, quando o empreendimento recebeu 224 embarcações somente nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão capesizes, suezmax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.

Ao longo de 2017, o Complexo Portuário do Açu registrou 346 acessos de embarcações. Foram 114 navios em janeiro, 110 em fevereiro e 122 em março, até esta quarta-feira, dia 29.

O último navio chegou ao Terminal 1 no último dia 27. O Cape Elektra (IMO: 9527922, MMSI: 248859000) é um navio graneleiro construído em 2011 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O Elektra tem 283 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 93715.

No último dia 12 de janeiro chegou ao Terminal 1 (T1), o navio CELIGNY (IMO: 9747883, MMSI: 310742000) que é um navio cargueiro e atualmente navega sob bandeira da Bermuda. O CELIGNY tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca.

Já no último dia 14 de janeiro, mais um navio do Panamá chegou ao Terminal. Desta vez, o navio MINERAL HAIKU (IMO: 9489845, MMSI: 372216000) que é um Graneleiro registado em Panamá. O navio HAIKU tem um peso morto de 180242 toneladas e foi construído em 2010. A tonelagem bruta é 90423.

Navios da Grécia, Libéria, Panamá, Hong Kong, Filipinas, entre inúmeros outros, já chegaram ao porto para embarque de minério de ferro desde sua a inauguração no dia 22 de outubro de 2014, onde recebeu o primeiro navio que foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), sendo um navio Graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.

A Prumo informou, ainda, que arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) é referente a todos os serviços realizados no Porto do Açu, incluindo as operações. Nos últimos anos (de 2008 até 2015), a Prefeitura de São João da Barra arrecadou mais de R$ 60 milhões em ISS. O aumento da arrecadação de ISS aumentará de acordo com a instalação de novas empresas no complexo.

A instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a operação da ferrovia, a dragagem do Terminal de Petróleo e ampliação do Terminal Multicargas, são importantes vetores para a atração de indústrias para o Porto.








Fonte: Ascom Prumo | Parahybano

Vigilância em Saúde de Campos anuncia nova estratégia de vacinação contra a febre amarela


A Vigilância em Saúde de Campos vai modificar a estratégia de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é descentralizar os postos de imunização para as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alcançar aquelas pessoas que ainda não conseguiram se vacinar. Até terça-feira (28), o município aplicou 173.651 mil doses da vacina.

Segundo a Vigilância, a expectativa é de que até o próximo final de semana metade do público alvo, que gira em torno de 200 mil pessoas, esteja imunizada. Sendo assim, não há mais necessidade dos postos funcionarem nos finais de semana. Portanto, as vacinações nos seis postos (Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e Ginásio do CCH na Uenf) acontecerão somente até este sábado (1º).

UBSs – A partir de segunda-feira, dia 3 de abril, o trabalho de imunização será distribuído para 24 salas de vacinas das UBSs dos seguintes locais: Parque Aldeia, Baleeira, Conselheiro Josino, Parque Eldorado, Dr. Félix Miranda (em Guarus), IPS, Dr. Jamil Abdu (na Pecuária), Parque Novo Mundo, Parque Prazeres, Parque Aurora, Santa Helena, São Sebastião, Santo Amaro, Saturnino Braga, Parque Santa Rosa, Parque Santos Dumont, Poço Gordo, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova, Vila Nova, Custodópolis, Farol de São Tomé e Morro do Coco.

Senhas – A diretora de Vigilância em Saúde, drª Andréya Moreira, explica que serão distribuídas 200 senhas nos seguintes locais: No Parque Aldeia, Baleeira, Eldorado, Félix Miranda, Novo Mundo, Parque Prazeres, Santa Helena, Saturnino Braga, Santa Rosa, Terra Prometida, Tocos e Custodópolis. Já em Conselheiro Josino, IPS, Jamil Abdu, Parque Aurora, São Sebastião, Santo Amaro, Santos Dumont (Guarus), Poço Gordo, Venda Nova, Vila Nova, Farol e Morro do Coco serão 100 senhas, sempre a partir das 8h.

— Essa diferença de quantidade de senhas foi definida com base na quantidade populacional dos locais. Então onde tem mais pessoas, inicialmente serão distribuídos um número a mais de senhas — explicou Andréya, ressaltando que todos os profissionais que atuam nas salas de vacina passaram por capacitação.

Além das 24 salas de vacina, a Vigilância em Saúde também manterá a vacinação na sede da Secretaria Municipal de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, em um total de 31 locais de vacinação.

Nas localidades – Ainda de acordo com a nova estratégia, equipes da Vigilância em Saúde também visitarão salas de vacina de algumas localidades para imunizar a população. Nos dias 3 e 4 de abril, o trabalho será feito nas UBSs do Carvão, Guandu e Ribeiro do Amaro. Nos dias 5 e 6, a imunização será feita nas UBSs de Murundu e Mata da Cruz. Nos dias 10 e 11 de abril, a ação acontece nas UBSs de Ponta Grossa e Palmares. Nos dias 12 e 13, a vacinação será feita nas UBSs de Santa Cruz e Sapucaia. O trabalho acontece das 8h às 16h.

Andréya Moreira destaca o empenho da população em procurar pela vacina, como forma de prevenção, e que tem sido fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso.

— Gostaria de agradecer à população campista que tem procurado as unidades para tomar a vacina e que tem entendido que não há motivo para pânico. Campos não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de febre amarela, apenas a morte de um primata foi confirmada pela doença, mas estamos com o trabalho de imunização efetivo desde janeiro — comentou, ao acrescentar que “a parceria com o Governo do Estado, que tem fornecido as doses da vacina, também tem sido primordial para o sucesso da ação”.
As pessoas que ainda não se vacinaram devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.







Fonte: Comunicação PMCG

Deputado João Peixoto e Carla Machado no Detran

(Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (28), o deputado estadual João Peixoto participou de uma audiência com o presidente do Detran, Vinicius Farah, junto com a prefeita do município de São João da Barra, Carla Machado, para reivindicar ao presidente a instalação de um Posto de Vistoria do Detran e a ampliação do Posto de Identificação Civil no município, que foi um pedido que a prefeita fez ao parlamentar.

Segundo Peixoto, na próxima segunda-feira (03), uma equipe de engenharia do Detran estará no município realizando uma vistoria do local.

“Essas instalações iriam facilitar muito a logística da população que necessitam desses serviços públicos. Tenho me colocado a disposição de todos os prefeitos e prefeitas de todos os municípios, com um só objetivo, que é de ajuda-los, pois sabemos que muitos pegaram um município falido, mais tenho trabalhado todos os dias, de domingo a domingo, para de alguma forma contribuir para o crescimento da região.” Postou o deputado em sua rede social.







Fonte: Campos24horas

Secretário de Ordem Pública de SJB, reafirma atuação de forma integrada junto às forças policiais

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O secretário de Ordem Pública de São João da Barra, Maxwell Araújo, palestrou na reunião do Conselho Comunitário de Segurança, na noite de terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores. O encontro, presidido pelo presidente do Conselho, Luiz Rocha, foi marcado pelo amplo debate sobre políticas públicas de prevenção à violência e ações de combate à desordem e à criminalidade.

“Atuaremos em consonância com as polícias Federal, Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Conselho Comunitário de Segurança”, declarou Maxwell, reforçando que ficaram subordinadas à pasta o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Guarda Civil, Defesa Civil, Postura e Correição Animal.

Os membros natos do Conselho, delegado da 145ª DP, Carlos Augusto Guimarães, e o comandante do 8º Batalhão de Polícia militar, tenente-coronel Fabiano Santos, explanaram sobre a importância da implantação de sistema de monitoramento com câmeras em pontos estratégicos do município. “É fundamental e imprescindível que seja utilizado no combate à criminalidade sistema de monitoramento com câmeras visando coibir atos ilícitos, e ajudar na prevenção e elucidação de crimes”, disse Carlos Augusto.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, e o psicólogo José Alexandre, apresentaram o projeto de prevenção e tratamento ao uso, abuso e dependências de drogas, em fase de elaboração e que será desenvolvido nas escolas. “Através deste projeto promoveremos a disseminação de conhecimento do conceito atual de dependência e substâncias abusivas para criação e manejo de estratégias de prevenção compreensivas e pragmáticas”, declarou Lúcia.

A criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas também foi debatida entre os participantes. “O objetivo é integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção ao uso de drogas”, explicou Lúcia.

Participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, o gerente de Ordem Pública, Phillipe Nicácio Oliveira, e o comandante interino da Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis. Também estiveram presente, o presidente da Câmara de Vereadores, Aluízio Siqueira, o diretor da Ong NDR, Vitor Hugo Leblon, o coronel reformado da PM, José Carlos Azevedo, além de membros do Conselho, funcionários municipais, empresários e pessoas da comunidade.








Fonte: Comunicação PMSJB

quarta-feira, 29 de março de 2017

Comunhão de religiões marca abertura oficial das comemorações pelos 182 anos de Campos

(Foto: Divulgação)
A comunhão entre as religiões e o respeito às diferentes crenças e povos marcaram a abertura oficial das comemorações pelos 182 anos da elevação de vila à categoria de cidade de Campos. A programação nesta terça-feira, 28 de março, teve início com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional, executado pela banda da Guarda Civil Municipal, no pátio da prefeitura.

Após o hasteamento das bandeiras o prefeito Rafael Diniz, a vice-prefeita Conceição SantAnna, secretários, superintendentes, servidores e vereadores participaram de um culto ecumênico. A celebração reuniu em um só palco líderes de diversas religiões, mostrando ao público a importância do respeito à crença de cada cidadão. Participaram: o Monsenhor Leandro Diniz, da Basílica Menor do Santíssimo Salvador; pastor da igreja Batista, Éber Silva; pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Vanderli de Melo; ministro religioso e pai de Santo, Paulo Roberto de Miranda; e o palestrante espírita, Jorge Lemos.

— É uma imensa satisfação neste momento tão especial de celebração dos 182 anos da nossa cidade, receber líderes de diversas religiões. O prefeito, os vereadores podem ter as suas religiões, mas o Estado tem que entender que todos têm o direito de ser livres e fazer suas escolhas. Na crença de cada um de nós Deus é um só e Ele nos pede uma única coisa: que sejamos bons para o próximo. Esse encontro ecumênico do aniversário da nossa cidade deve representar um somatório de forças, de união na reconstrução de Campos — disse o prefeito.

Rafael pontuou ainda, que sabe dos anseios da população quanto a melhorias nas áreas da saúde, da educação, da mobilidade urbana e do transporte. — Trinta, vinte, dez anos de problemas não são resolvidos em alguns dias, mas o que podemos fazer é começar desde já. É isso que estamos fazendo desde o dia 1º de janeiro. Trabalhamos com afinco, com disposição, entendendo que temos que ter paciência, tranquilidade, sabedoria e equilíbrio, porque a dificuldade financeira é muito grande. Queria eu que a nossa gestão tivesse a abundância de recursos que houve lá atrás, mas infelizmente não temos — ressalta Diniz.

O prefeito ressaltou ainda que os 182 anos do município refletem o quadro do que foi feito pela cidade e o que todos querem para Campos.

— Sabemos que o Brasil vive atualmente a necessidade de uma mudança, de transformação. O cidadão brasileiro e também o campista anseiam por essa transformação e quem vive o dia a dia desta administração sabe o quanto nós estamos trabalhando para a realização dessa mudança. Quem pensa no futuro não pode esquecer de sua história. Temos que olhar para frente, mas é necessário olhar para trás para perceber os erros cometidos e procurar também os bons exemplos que fizeram Campos chegar até este momento. Muitas pessoas já realizaram para que hoje pudéssemos estar aqui — enfatizou Rafael Diniz.

Líderes religiosos parabenizam Campos
Durante o culto ecumênico, os líderes religiosos representantes do Catolicismo, Evangélicos, Umbanda e do Espiritismo parabenizaram Campos pelos 182 anos e fizeram questão de parabenizar também o prefeito Rafael Diniz por reunir todas as religiões em respeito às crenças da população.

“Uma das coisas que devemos fazer para que a nossa cidade cresça cada vez mais é dialogar. O diálogo é algo essencial para nossa vida como seres humanos”, disse o Monsenhor Leandro Diniz.

“Estou verdadeiramente feliz por participar deste momento porque Deus é um só. Precisamos todos andar juntos”, ressaltou o pastor Éber Silva.

“A partir do momento que a pessoa desperta a sua fé para ouvir a voz de Deus, uma nova vida começa a reinar. A palavra de Deus é uma só e é a ela que devemos seguir”, pontuou o pastor Vanderli de Melo.

“Jamais um umbandista e um representante do candomblé teria a oportunidade de subir em um palco para falar sobre sua religião junto a outros líderes. Esse momento é único porque religião é o que escolhemos e fé é o que temos”, enfatizou o ministro religioso e pai de santo Paulo Roberto de Miranda.

“Religiões são línguas para falar com Deus. Cada um se expressa da maneira que entende e necessita. Só se vê bem com o coração e é por ele que devemos nos guiar”, concluiu o palestrante espírita Jorge Lemos.






Três mil litros de combustível clandestino apreendidos em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Após denúncias, duas pessoas foram detidas na manhã desta terça-feira (28) após a Polícia Militar apreender três mil litros de combustível clandestino em uma oficina mecânica situada na Rua Senador Viana, no Centro de Campos.

De acordo com a polícia, foram apreendidos 66 galões de 50 litros de óleo diesel, dois galões de 200 litros de óleo diesel e dois galões de 50 litros de gasolina.

O dono do estabelecimento e um outro jovem foram levados para a 134ª DP/Centro.





Fonte: Campos24horas

60% do público-alvo já vacinado contra febre amarela em São João da Barra


A vacinação contra a febre amarela prossegue em São João da Barra de segunda a sexta-feira em 11 postos. Mais duas mil doses foram enviadas pelo Governo do Estado e, de acordo com a Secretaria Municipal de saúde, 60% da população considerada público-alvo já recebeu a dose da vacina, com a exclusão de faixas etárias e de pessoas com contraindicações.

Com exceção da Unidade de Saúde Felix de Sá, que começa o atendimento às 8h e disponibiliza 200 doses diárias, os demais postos de vacinação iniciam os trabalhos às 9h, disponibilizando 100 doses diárias, com a retirada de senha. 

A meta é vacinar toda a população e as doses continuam sendo solicitadas à Secretaria de Estado de Saúde e chegarão de forma gradativa para atender a demanda. Até o momento, já foram enviadas 19 mil unidades da vacina.

Os postos de Vacinação são: Unidade de Saúde Felix de Sá (sede do município); Unidade de Saúde de Atafona; Unidade de Saúde de Cajueiro, Unidade de Saúde de Quixaba; Unidade de Saúde Sabonete; PSF de Açu, PSF de Barcelos; PSF de Campo de Areia, PSF de Grussaí; PSF Nova São João da Barra; PSF de Mato Escuro.







Fonte: Comunicação PMSJB

terça-feira, 28 de março de 2017

Cinco macacos são achados mortos na zona rural de Laje do Muriaé


Cinco macacos foram encontrados mortos em uma mata aberta em Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, nesta segunda-feira (27). Segundo a Superintendência de Epidemiologia municipal, há suspeita de febre amarela, e, por isso, os animais foram enviados ao Instituto Jorge Vaitsmam e serão levados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para exames. Nesta segunda, o exame descartou febre amarela em um macaco bugio achado em Silva Jardim.

Casimiro de Abreu tem cinco casos confirmados. Nesta segunda-feira (20), a Saúde de São Fidélis confirmou um caso da doença na cidade.

A mata onde os animais estavam fica em volta do perímetro urbano e próximo a uma chácara que se extende até o Estado de MInas Gerais.

Vacinação
Segundo o município, não há motivo para alarde já que nosso município vacinou 80% da população. Um mutirão será realizado entre quarta-feira (29) e sábado (1º) na Casa da Cultura até que toda a população seja imunizada.

Idosos e gestantes devem atentar para as restrições à vacina e procurarem um médico para mais orientações. A Prefeitura também orienta aos portadores de doenças crônicas e com alergia a algum tipo de medicamento que procurem orientação médica antes de se vacinar.




Dia do Autismo terá programação na Cidade da Criança em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Haverá uma programação especial do Dia Mundial do Autismo no próximo domingo (02) na Cidade da Criança. O dia contará com entrada gratuita das 09:00 às 12:00 horas para Encontro de Pais e Amigos dos Autistas, onde haverá também, às 11:00 horas, uma apresentação do espetáculo infantil “Os Saltimbancos”.

A Superintendência de Entretenimento e Lazer oferecerá um treinamento prévio aos monitores da Cidade da Criança, para que estejam devidamente preparados para atender da melhor maneira as crianças autistas, garantindo que o evento de domingo ocorra da melhor maneira, trazendo comodidade às famílias e garantindo momentos agradáveis a todos.

É bom ver a cidade da criança sendo utilizada em eventos assim, levando alegria e principalmente sendo útil aos munícipes.






Fonte: Comunicação PMCG

SJB: curso na área de fabricação na indústria de alimentos

(Foto: Divulgação)
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que funciona na Subprefeitura de Sabonete, no 5° distrito de São João da Barra, está com inscrições abertas até o dia 29 deste mês para o curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, via setor de Trabalho e Renda, e a empresa Ferroport, instalada no Complexo Portuário do Açu.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação é direcionada aos formandos do curso de Fabricação de Massas de sal e de Biscoitos, e também aos profissionais autônomos da área alimentícia do 5° distrito, e as vagas são limitadas. Para a inscrição é necessário ter concluído o ensino fundamental e apresentar documentos de identidade; CPF; comprovante de escolaridade; título de eleitor e certificado de reservista (no caso de cursistas do sexo masculino).

As aulas serão ministradas de 3 a 6 de abril, às 14h, no Cras. O curso vai ensinar aos empreendedores que atuam na área de alimentos a trabalhar com boas práticas, visando a qualidade do produto. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão. "Nosso objetivo é proporcionar aos profissionais do ramo alimentício – da salgadeira, boleira, aos donos de restaurantes– qualificação e aperfeiçoamento na área de atuação", disse a coordenadora do CRAS, Helloysa Medeiros.

Dentre os assuntos que serão abordados estão a higiene durante o processo de fabricação, contaminação, limpeza, pragas; os perigos para a saúde trabalhando as noções básicas sobre microorganismos, assim como as doenças causadas por estes através dos alimentos; intoxicação alimentar; aspectos de higiene nas instalações; qualidade da água; higiene pessoal, limpeza, desinfecção e conservação.

De acordo com o superintendente municipal de Gestão e Investimento, Marcelino Souza, é importante esse tipo parceria da Prefeitura com as empresas instaladas no Porto do Açu. “Estamos iniciando uma série de parcerias. Hoje a Ferroport, através da questão da responsabilidade social, tem prestigiado nossa cidade com cursos de interesse da população, como o de Fabricação de Massas de sal e de Biscoitos. Agora, a continuidade da capacitação com o curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos. A população tem que aproveitar a oportunidade para se qualificar e, assim, alavancar a economia de suas famílias”, ressaltou.







Fonte: Comunicação PMSJB

São João da Barra: entre as 20 cidades do Estado aptas a receber investimento através de parceria público privada.


O secretário de Planejamento de São João da Barra, Sávio Saboia, participou recentemente do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). No encontro foram apresentadas as oportunidades de parcerias públicas privadas que estão acontecendo no Estado. São João da Barra figura entre as 20 cidades com forte potencial de receber esse tipo de parceria.

“Nossa intenção em participar deste Fórum foi mostrar para todos que, com a operacionalização do Porto do Açu, o município se tornou um importante destino de investimentos e negócios para todo o país”, disse o secretário Sávio, relatando que os olhos das grandes empresas estão voltados para o município e que não se deve perder essas oportunidades. 


– Tendo em vista o estado de emergência econômica e financeira, que impossibilita a realização de qualquer evento no município, fomos pioneiros na implementação de parceria público privada na região, viabilizando a programação do verão e carnaval – declarou a prefeita Carla Machado, que se reunirá com os secretários para elaboração de um levantamento de prioridades a serem implantadas com possíveis parcerias.

“O Fórum foi importante para conectar iniciativas, e discutir mobilizações, estudos e ações visando à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental, por meio de um diálogo franco, transparente e aberto”, finalizou Sávio.





Fonte: Comunicação PMSJB

segunda-feira, 27 de março de 2017

Secretaria de Obras faz alerta sobre uso da rede de esgoto em Quissamã

(Foto: Adilson dos Santos | Ascom)
Nos três primeiros meses deste ano, a secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de Quissamã tem enfrentado o desafio de garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto e das estações de tratamento espalhadas pelo município. Além das dificuldades enfrentadas pelo estado precário em que o sistema foi encontrado, o vice-prefeito Marcelo Batista, responsável pela pasta, demonstra preocupação com o uso inadequado do sistema, com despejo indevido de resíduos sólidos na tubulação.

“Encontramos um quadro adverso e nossa equipe não mede esforços na tentativa de solucionar os problemas. A população, que sofre diretamente com os transtornos provocados com qualquer paralisação do serviço, precisa fazer a sua parte. As principais causas de obstrução na rede e problemas nas bombas estão ligadas ao acúmulo de lixo, fraldas a até roupas íntimas”, ressaltou Marcelo.

Na última sexta-feira (24), por exemplo, a secretaria de Obras fez a substituição da bomba da elevatória final, no bairro Piteiras, quando um saco de pano foi encontrado na tubulação. Na localidade de Santa Catarina, duas bombas também foram trocadas para melhor atender à demanda, “O uso correto do sistema vai garantir melhor qualidade de vida para os quissamaenses”, completou Marcelo.





Fonte: Ascom Quissamã

SJB: bandidos invadem residência, fazem reféns e roubam carro

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma família foi feita refém durante um assalto a residência na madrugada desta segunda-feira (27) em São João da Barra.

De acordo com as primeiras informações dão conta que bandidos armados invadiram uma casa, amarraram as vítimas e levaram o carro da família, um Ecosport de cor preta e placa de São João da Barra e outros pertences. Nesta manhã, as vítimas conseguiram se soltar e acionaram a polícia.

A ocorrência ainda está em andamento.







Fonte: Campos24horas

SJB: manter tradições sem contar com dinheiro só da Prefeitura

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
São João da Barra é reconhecidamente um município com potencial turístico. Verão e carnaval atraíram milhares de visitantes nos primeiros meses do ano, mas a programação não para por aí. O mês de abril traz outra forte vocação: o turismo religioso. As celebrações mais marcantes ocorrem na igreja Matriz de São João Batista, que mantém tradições seculares, herdadas dos portugueses, durante a Semana Santa; e prosseguem até o dia dedicado à padroeira da praia de Atafona, Nossa Senhora da Penha, que reúne milhares de devotos na procissão, tombada como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Esses eventos religiosos e culturais contam, há anos, com apoio irrestrito do poder público. No entanto, como o cenário econômico mudou, as irmandades religiosas e a Prefeitura buscam caminhos para manter a tradição sem pesar nas contas da administração pública.

A Prefeitura já informou que “valoriza o turismo religioso e irá colaborar com a festa na parte estrutural e buscando parceiros que colaborem para a realização do evento. A atual situação, com a Prefeitura com dívidas, impede arcar com todo o custeio”. Nas redes sociais, a prefeita Carla Machado (PP) também pede apoio da comunidade e fiéis.


Cientes de tal cenário, as irmandades do Santíssimo Sacramento (responsável pelas celebrações da Semana Santa) e a de Nossa Senhora da Penha contam, principalmente, com as colaborações dos devotos.

Em Atafona, a Irmandade de Nossa Senhora da Penha realiza bingos, ações entre amigos, para que possa pagar todas as despesas. Apesar de a procissão ser patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, título que conseguiu no ano passado por intermédio do deputado estadual Bruno Dauaire (PR), não há incentivo do Estado para sua realização. E o gasto é alto.

— São 21 andores na procissão de segunda-feira, que neste ano será dia 24 de abril. Com exceção do andor de Nossa Senhora da Penha, que já foi doado, com os outros o gasto é de R$ 500 cada. Isso sem falar nos fogos, na procissão fluvial, romaria, missa campal, decoração da igreja e auto de Maria. Ainda estamos fechando o orçamento, negociando. Pelo que já fechamos até agora, acredito que o total deve ficar na faixa de R$ 30 mil. Contamos com a colaboração dos devotos e temos fé que vamos conseguir — afirma Viviane Meireles, provedora da Irmandade, acrescentando que há ainda gastos com shows e outros eventos da programação recreativa e cultural.

Na sede do município, a Irmandade do Santíssimo Sacramento também conta com colaborações dos devotos para celebrações como a procissão das Dores, do Encontro, do Fogaréu, do Senhor Morto e da Ressurreição. “Sabemos que o momento é de crise, mas com a ajuda de todos vamos conseguir. Antes de a Prefeitura custear todas as celebrações, contávamos com o apoio dos devotos. Como o momento é de nos reinventarmos para mantermos as tradições, vamos resgatar essa participação dos fiéis que sempre deu certo”, comenta o vice-presidente Jorge Renato Amaral.

Os interessados em colaborar podem procurar os representantes das irmandades nas igrejas em Atafona e SJB.


A prefeita Carla Machado usou seu perfil no Facebook para convidar a população a colaborar com os eventos tradicionais do município e na manutenção de espaços públicos.

Carla agradeceu à iniciativa dos jovens da Igreja Adventista na recuperação da Praça do Bairro da Nova São João da Barra. “Além deles, a comunidade colaborou, o resultado foi maravilhoso e a nossa pracinha ficou linda!”. A ação é apontada como exemplo a ser seguido.

A prefeita emendou um convite à comunidade de Atafona “para fazermos o mesmo com as praças N. Sra. da Penha e Delso Araújo, pois a festa em homenagem à padroeira de Atafona acontecerá na segunda quinzena de abril”.

Devota de Nossa Senhora de Penha e membro da Irmandade, Carla também fez um apelo aos fiéis: “Precisamos da ajuda de todos, principalmente dos que são devotos de Nossa Senhora da Penha para melhorar a condição das nossas praças, como também para que consigamos fazer uma festa digna em seu louvor. Quem puder, favor entrar em contato com Hugo Meireles [diretor de eventos da Irmandade] pelo telefone (22) 9 9891-6281”. O contato pode ser feito também com a provedora da Irmandade, Viviane Meireles, pelo telefone (22) 9 9796-5919. Na Irmandadade do Santíssimo Sacramento, o contato com Jorge Rento é pelo número (22) 9 9900-8447.

Festival gastronômico também em abril

As celebrações pela Semana Santa em São João da Barra começam no dia 14 de abril, com o translado da imagem de Nossa Senhora das Dores da igreja Matriz para a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, e prossegue até o domingo de Páscoa, dia 16 de abril. Já as homenagens à padroeira de Atafona, Nossa Senhora da Penha, têm início no domingo de Páscoa e prosseguem até a segunda-feira da semana seguinte, dia 24 de abril. O mês, que movimenta o município com o turismo religioso, terá mais atrações em 2017.

Será promovido pela primeira vez o Festival Gastronômico Sabores da Barra, entre os dias 13 e 16 de abril, no Balneário de Atafona, com objetivo de fomentar a economia, a cultura, o turismo e a agricultura familiar.

Pratos bem elaborados e com preços acessíveis serão os principais atrativos da programação que incluirá, ainda, oficina gastronômica, seções de artesanato e de doces, exposição da Feira do Produtor, recreação infantil e shows musicais.

Realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), o evento conta com o apoio da Prefeitura e da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.


Iniciativa privada viabilizou verão e carnaval

Promover um verão simples e criativo, mas que fomentasse o turismo e aquecesse a economia local foi a proposta da Prefeitura de São João da Barra neste ano. O caminho encontrado foi um projeto inédito no município: uma parceria com a iniciativa privada, viabilizando uma programação capaz de atender os anseios do comércio formal e informal em seus diferentes segmentos, gerar empregos diretos e indiretos, movimentar setores como o imobiliário e de transportes e agradar o público de uma forma geral.

A administração pública classificou a iniciativa como de sucesso ao apresentar números. Segundo a Prefeitura, as parcerias resultaram em uma diminuição de 86% em termos de investimentos se comparado a 2016. Se ano passado o total gasto no verão foi de R$ 4,7 milhões, neste o valor disponibilizado foi de R$ 686.700,00. No montante estão incluídas as subvenções às escolas de samba Congos, Chinês e o apoio ao bloco Indianos, somando R$ 483.000,00. O restante foi utilizado em grande parte com a logística de segurança para o carnaval.





Fonte: Blog do Arnaldo Neto

Ação penal da Chequinho com audiência nesta segunda

(Foto: Folha da Manhã)
Uma das ações penais originadas a partir das investigações do “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos tem audiência marcada para esta segunda-feira (27). Nesta, são réus os ex-vereadores Ozéias (PSDB) e Miguelito (PSL), além da ex-coordenadora do Cheque Cidadão Gisele Koch e Ana Alice Alvarenga, ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social. Ana Alice e Gisele voltam a ser julgadas na terça-feira (28), mas em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) na qual também são réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR), Dr. Chicão (PR) e Mauro Silva (PSDB).

Responsável pela 100ª Zona Eleitoral e, consequentemente, pelo julgamento do caso, o juiz Ralph Manhães rejeitou a defesa prévia apresentada pelos quatro investigados. De acordo com as investigações, o número de beneficiários do programa social da Prefeitura saltou de 11.500 para 30.500 em cerca de três meses, durante o período eleitoral, com a inclusão de assistidos sem que fossem respeitados os critérios de vulnerabilidade pré-estabelecidos.

Os quatros réus nesta ação penal já foram presos no curso das investigações. Ozéias e Miguelito chegaram a se reeleger, mas não foram diplomados por decisão do juízo da 100ª Zona Eleitoral. Todos são obrigados a comparecer à audiência desta segunda.







Fonte: blog do Arnaldo Neto

Homem assassinado a tiros em Barcelos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um homem foi assassinado por volta das 17h30 deste sábado, 25, às margens da BR 356, em Barcelos, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, Marcos Alexandre, de 32 anos, vulgo Xandy, foi executado com pelo menos quatro tiros.

Segundo informações obtidas no local, dois homens em uma motocicleta passaram próximo ao Marcos e efetuaram diversos disparos.

Equipes do Resgate chegaram ao local, mas o homem já estava sem vida.

A polícia procura pelos autores dos disparos, mas até o momento ninguém foi preso.

O corpo será removido ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necrópsia e logo liberado para sepultamento.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.







Fonte: Parahybano

Ação voluntária serve de exemplo em São João da Barra

(Foto:Divulgação)
Ponto de lazer e diversão, a pracinha do Bairro Nova São João da Barra figurou recentemente em uma ação exemplar protagonizada por jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Movidos pelo voluntarismo, o grupo promoveu a recuperação do local, com colocação de novas lixeiras, pintura e reforma do jardim e do parquinho. Iniciado no dia 17 de março, o trabalho já foi concluído, sendo entregue à população no último dia 22.

Como se não bastasse a disponibilidade e disposição para recuperar um espaço público, o grupo doou todo material necessário para a obra, com ajuda da comunidade e comércio local. Já com a praça revitalizada, o "Geração 148" promoveu no bairro, na sexta-feira, 18, uma ação social, com aferição de pressão arterial e aplicação de flúor, orientação sobre alimentação saudável, com distribuição de saladas de frutas e copinhos de água mineral, além de corte de cabelo. Durante a ação social, funcionou a tenda do acolhimento, com aconselhamento, distribuição de livros e orações.

A iniciativa, como não poderia deixar de ser, repercutiu de forma positiva em toda São João da Barra. A prefeita Carla Machado fez um agradecimento e parabenizou o grupo, que integra o projeto Geração 148 da Igreja Adventista e desenvolveu a ação como parte do Global Youth Day, que é a celebração, em 18 de março, de jovens adventistas ao redor do mundo realizando atos de compaixão.

– São jovens que tiveram o desejo de sair de dentro do templo e levar sua obra à comunidade da qual fazem parte. Exemplos como esse devem ser seguidos, pois todo patrimônio do município é do povo e deve ser bem cuidado por todos. Além disso, ser Igreja verdadeiramente, arregaçando as mangas e fazendo acontecer do lado de fora é uma grande iniciativa, a qual devemos nos espelhar – destacou a prefeita, ressaltando que os jovens são orgulho para São João da Barra e que o exemplo pode ser seguido por outros segmentos religiosos sem suas respectivas comunidades.








Fonte: Comunicação PMSJB

Carla Machado recebe deputados estadual e federal

(Fotos: Divulgação)
A prefeita Carla Machado recebeu na sexta-feira, 25, o deputado estadual Geraldo Pudim, que foi ver de perto o andamento da imunização contra a febre amarela no município. Também foi feita uma visita às instalações da Farmácia Básica, da Unidade de Saúde Félix de Sá e da Santa Casa de Misericórdia. O secretario de Saúde, Godofredo Neto, e a subsecretária, Keth Miranda, também acompanharam a visita. 

A prefeita aproveitou para receber a dose da vacina contra a febre amarela e informar ao deputado os números da vacinação em São João da Barra até o momento. "O Governo do Estado já disponibilizou 17 mil doses para o município, o que possibilitou a vacinação em uma semana de 13.563 munícipes", contou. Ela explicou que a vacinação acontece em diversos pontos e que as vacinas estão chegando gradativamente ao município. 

O deputado Geraldo Pudim destacou que veio atender a solicitação da prefeita e garantir que não falte vacina para a população. "A prefeita solicitou nosso apoio a fim de que não houvesse nenhuma interrupção ao fornecimento de vacinas em São João da Barra. Graças a Deus aqui está tudo sobre controle e a população pode ficar tranquila de que não vai ter qualquer tipo de problema por falta de vacinação", ressaltou. 

Pudim também salientou que está à disposição do governo municipal para atender outras demandas. "Já estamos cientes da dificuldade com relação ao convênio com a Santa Casa e vamos recorrer à secretaria de Estado de Saúde para ajudar também nessa parceria", concluiu. 


Carla lembrou ao deputado que uma de suas primeiras ações à frente do governo municipal foi decretar Estado de Calamidade Pública no sistema de Saúde de São João da Barra, devido aos graves problemas encontrados, como a deficiência de ações e serviços na rede hospitalar e nas unidades de saúde, o sucateamento da frota de ambulâncias e a falta de remédios, materiais, insumos e equipamentos médicos e cirúrgicos em geral. 

Uma das últimas ações do Executivo a fim de melhorar o atendimento à população foi a transferência, no último dia 23, dos serviços do Centro Municipal de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto, para as instalações térreas do prédio da Santa Casa de Misericórdia. O local foi fechado para obras de reparos, ação que não foi feita nos últimos quatro anos. 

Ainda na sexta 24, a prefeita Carla Machado recebeu, em seu gabinete, o deputado federal Walney Rocha, acompanhado do vice-presidente do PEN, Francisco de Assis (Chiquinho) e do vereador de Conceição de Macabu, André Fisioterapeuta. 

O deputado está fazendo visitas aos municípios da região e veio conhecer as demandas de São João da Barra e se colocar à disposição da prefeita. "Estamos à disposição da prefeita Carla Machado em Brasília para ajudar nas demandas de São João da Barra", pontuou.






Fonte: Comunicação PMSJB

sexta-feira, 24 de março de 2017

Royalties do petróleo com queda para municípios da região


Os royalties do mês de março entrarão nos cofres dos municípios produtores de petróleo nesta sexta-feira (24). Apesar do aumento significativo em relação ao mesmo mês de 2016, o repasse às prefeituras da região é menor que o de fevereiro deste ano. O depósito para Campos será de R$ 31.632.707,84, o que representa uma queda de 7,28% em relação ao mês passado, mas um aumento de quase 64% se comparado ao de março de 2016.

O valor a ser pago à Prefeitura de São João da Barra nesta sexta é de R$ 7.515.501,30, uma redução de 2,68% em comparação a fevereiro e um aumento de 49,5% em relação a março do ano passado, quando o município recebeu R$ 5.026.800,09.

Para o município de Macaé serão repassados R$ 35.274.541,86, enquanto no mês passado o depósito foi de R$ 37.525.209,16 (-6%) e em março de 2016, de R$ 18.500.131,30 (+90,67%). A Prefeitura de Quissamã, que recebe nesta sexta-feira R$ 5.085.647,30, é a que registra a maior queda este mês, em comparação com fevereiro, de 7,94%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve um crescimento de 83,8%.

— Não contava com essa pequena queda para este mês. Ultimamente a ANP (Agência Nacional do Petróleo) tem recebido tanta demanda judicial que fica difícil sabermos se o que influenciou foi preço, produção, alguma decisão judicial ou câmbio, mas acredito ter sido a variação no câmbio em janeiro. Temos a expectativa do novo cálculo como positivo, porém, o preço do Brent caiu para US$ 50, devido a alguns pontos, principalmente à política protecionista de Trump nos EUA e à retomada de investimentos no Shale Gas e na indústria local — ressaltou o consultor na área de tributação fazendária e ex-superintendente de Petróleo e Tecnologia de São João da Barra Wellington Abreu.







Fonte: Folha da Manhã

Campos: lotérica na Pelinca, é alvo de assaltantes

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma lotérica que fica na Avenida Pelinca, em frente ao Edifício Pelincão, em Campos, foi assaltada na manhã desta quinta-feira (23).

Segundo a polícia, clientes e funcionários foram rendidos por dois homens armados que chegaram ao local em uma moto de cor amarela. Foram levados aproximadamente R$ 1.500 do estabelecimento. Os funcionários preferiram não comentar o fato.

Até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso.

O caso foi apresentado na 134ª DP/Centro para investigação.






Fonte: Campos24horas

Adolescentes detidos com notas falsas em Grussaí

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dois adolescentes foram detidos com notas falsas por volta das 20h30 de ontem, 22, em Grussaí, distrito de São João da Barra.

De acordo com a polícia, após denúncias de que elementos estariam passando notas falsas, viaturas procederam ao local onde um homem de 14 anos teria trocado uma nota falsa de R$ 100. Com informações passadas pelo proprietário lesado, buscas foram feitas nas redondezas no intuito de localizar o jovem, logrando êxito em abordá-lo próximo ao super mercado do JOCA, em Grussaí.

A polícia acrescenta, ainda, que foi feita a devida revista no adolescente de 14 anos que estava com outro de 15 anos e no bolso de um deles foi encontrada uma nota de R$ 100 falsa e com o outro, esse reconhecido pelo proprietário lesado, uma nota de 20 e outra de 10 reais.

A ação foi realizada pela Guarnição Delta 16, através dos sargentos Adriano e Tavares com informações passadas pelo sargento Rogério.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.




Fonte:Parahybano

Prefeito Rafael Diniz cumpre agenda em Brasília: parcerias e aeroporto

(Foto: Divulgação)
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, manteve nesta quinta-feira (23) uma agenda positiva de reuniões em Brasília, onde tenta viabilizar parcerias de interesse para a população campista e resolver problemas deixados pela gestão passada. O prefeito foi recebido pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, da Cultura, Roberto Freire, e também por diretores da Secretaria de Aviação Civil. Quem também recebeu Rafael foi o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

No encontro com o ministro Raul Jungmann, Rafael Diniz propôs parcerias entre as forças armadas com o município para utilizar o espaço do antigo 56º Batalhão de Infantaria (BI) em benefício da população.

— Nosso objetivo é realizar naquele ótimo espaço atividades esportivas com nossas escolas públicas, com nossas comunidades e também aproveitar nos finais de semana. É tornar aquele local um centro de referência para a prática de esportes — afirma o prefeito.

Já no Ministério da Cultura, três pautas foram apresentadas ao ministro Roberto Freire: reforma do Palácio da Cultura, o projeto Orquestrando a Vida e o Festival Doces Palavras (FDP). “Tivemos a oportunidade de explicar a situação que encontramos o Palácio da Cultura e negociar recursos para conclusão da obra, quer sejam recursos do próprio Ministério ou pela Lei Rouanet. O ministro Roberto Freire se colocou à disposição para, junto ao município, encontrar o melhor caminho para viabilizar a reforma”, explicou Rafael Diniz, lembrando ainda que o projeto Orquestrando a Vida e o Festival Doces Palavras (FDP) também foram abordados no encontro.

— Explicamos para o ministro a importância do Orquestrando a Vida para o nosso município, o trabalho de excelência que é realizado e a necessidade de uma parceria com o governo federal para viabilizar recursos para o projeto. Também pudemos discutir a possibilidade de o Ministério apoiar o Festival Doces Palavras, que vai acontecer em setembro. A ideia foi muito bem recebida pelo ministro, que já colocou uma equipe à disposição para elaborar uma forma de apoio — comentou o prefeito de Campos, afirmando que também foram iniciadas as conversas para a realização da Bienal do Livro em 2018.

Também nesta quinta, Rafael esteve reunido na Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, onde discutiu a questão do Aeroporto Bartolomeu Lysandro, que atualmente está sob intervenção da Aviação Civil por conta de dívidas.

— Este é mais um dos problemas deixados pela gestão anterior e que vamos resolver. Houve uma intervenção que irá até o dia 29 de março e, caso não houvesse um acordo, Campos poderia perder o Aeroporto, que é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Tivemos um bom diálogo, expusemos o nosso plano de ação, que está sendo montado para resolver essa questão e as negociações e estão avançados. Provavelmente vamos garantir um tempo maior para apresentar um projeto e garantir a gestão do aeroporto —, afirmou o prefeito Rafael Diniz, que esteve acompanhado do deputado federal Júlio Lopes e recebido pelo Diretor do Departamento de Outorgas, Ronei Glanzmann, e o Coordenador Geral da Aviação Civil, Fabiano de Carvalho.

Por fim, Rafael esteve reunido com o presidente da Câmara dos Deputados discutindo possíveis parcerias entre o governo federal e municipal que ajudem na reconstrução da cidade de Campos.






Fonte: Comunicação PMCG

Centro de Emergência de SJB transferido para Santa Casa

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Secretaria de Saúde de São João da Barra concluiu na noite desta quinta-feira, 23, a transferência dos serviços do Centro Municipal de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto para as instalações térreas do prédio que abriga a Santa Casa de Misericórdia, na sede do município. A medida foi necessária visando garantir o melhor atendimento e oferecer melhores condições de higiene para os pacientes e funcionários.

A partir desta sexta-feira, 24, o Centro Municipal de Emergência permanece fechado para obras de reparos, uma vez que a unidade não recebeu a devida manutenção nos últimos 4 anos. A mudança dos serviços para a Santa Casa começou com a remoção da Unidade de Pacientes Graves.








Fonte: Comunicação PMSJB