|
(Foto: Divulgação) |
A Central de Emergência da Secretaria de Saúde de São João da Barra direciona o atendimento de urgência e emergência das ambulâncias com UTI Móvel de todas as unidades de saúde 24h pelos telefones 192 e 2741-1818. Em 2017 foram registrados 1.088 atendimentos e, neste início de 2018, mais de 350.
“É importante que a população tenha conhecimento desse serviço para, em caso de necessidade, saber onde pedir socorro”, disse o secretário de Saúde, José Antônio Paulo Fonseca, alertando que é preciso que a população tenha consciência sobre a utilização somente para emergência, pois quando uma pessoa ocupa a linha para outros fins, alguém pode realmente estar precisando da ajuda.
– O sanjoanense deve entrar em contato prioritariamente para os casos de emergências envolvendo vítimas com fraturas de vários níveis provocados por acidentes domésticos e automobilísticos, problemas cardiorrespiratórios, intoxicações alimentares, afogamentos, queimaduras graves, entre outras situações – explicou José Antônio.
Segundo o telefonista da Central de Emergência, Edmar Ferreira, no momento da solicitação é feito um cadastro contendo os nomes do solicitante e do paciente, data, hora, local, telefone de contato e motivo do atendimento. “É fundamental que as pessoas, ao solicitar uma ambulância, forneça as informações de maneira clara e verdadeira para que o atendente possa auxiliar no socorro até a chegada de uma equipe no local”, declarou Edmar.
Confira outros números de telefones e suas funções:
190 – Polícia Militar: Destinado a atender emergências, urgências e denúncias sobre qualquer tipo de crime. A ligação é gratuita e anônima, ou seja, a identificação do denunciante é mantida em sigilo absoluto.
2723-1177 – Polícia Militar/Disque-denúncia: É um serviço gratuito oferecido à comunidade para o repasse de informações sobre crimes. O denunciante não precisa se identificar.
191 – Polícia Rodoviária Federal: Utilizado para informar sobre ocorrências nas rodovias federais como, por exemplo, crimes, acidentes ou irregularidades.
193 ou 2741-2699 – Corpo de Bombeiros: Utilizado para informar sobre casos de combate e prevenção de incêndios, busca e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, acidentes de trânsito com vítima presa em ferragens, disparo de arma de fogo, ferimento por arma branca, afogamentos, ou qualquer ocorrência em que tenha pessoas feridas.
2741-1373 ou 2741-4658 – Polícia Civil: Utilizado para quem tiver informações que colaborem com as investigações da instituição, dúvidas, denúncias e informações na área policial. Não há necessidade de identificação.
199 – Defesa Civil: O número poderá ser discado quando ocorrer alagamento e enchentes, desabamentos, incêndios ou desastres naturais que tenham vítimas e desabrigados.
153 – Guarda Civil Municipal: Utilizado para denúncia sobre depredação do patrimônio público, entre outros delitos que imponham o cidadão ao risco iminente de um ilícito penal ou no momento em que estas situações estejam ocorrendo.
Fonte: Secom PMSJB