|
(Foto: Divulgação | Prumo Logística) |
A assessoria da Prumo Logística informou que a Ferroport registrou um recorde no Terminal de Minério de Ferro. O navio ABOY KARLIE desatracou com 202.120 toneladas, o maior carregamento já realizado no terminal. O navio, que foi a 204º embarcação no terminal 2, foi carregado entre os dias 12 e 13 de abril.
O navio ABOY KARLIE (IMO: 9756236, MMSI: 249400000) que é um navio cargueiro e atualmente navegando sob bandeira da Malta, chegou ao terminal no último dia 12 e desatracou dois dias depois, na sexta-feira, 14. O KARLIE tem 300 metros de comprimento e 50 metros de boca.
O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas (T-MULT) iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture (formada 50% por cada empresa) para a comercialização de combustível marítimo aos navios que trafegam no porto. Já o Terminal de Petróleo (T-OIL), é uma parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que está iniciando suas operações de comissionamento. Com atuais 20,5 metros de profundidade, e expansão prevista para 25 metros, o T-OIL está licenciado para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e é o único terminal privado no país para operação de transbordo de petróleo. Com 3 berços disponíveis ao longo de 1,4 km de quebra-mar, no terminal serão realizadas operações em área abrigada, que possibilita uma operação segura e rápida, com eficiência e redução de custos para os clientes. O resultado é o aumento da competitividade do petróleo brasileiro. Além disso, a operação no Porto do Açu reúne características de alto nível que oferecem atendimento de qualidade para toda a indústria de óleo e gás.
O grande empreendimento de São João da Barra, o Complexo Portuário do Açu, em 2016, recebeu cerca de mil embarcações. Este número é quatro vezes maior do que o registrado em 2015. Mas, o crescimento continua em 2017, quando o empreendimento recebeu 224 embarcações somente nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão capesizes, suezmax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.
Ao longo de 2017, o Complexo Portuário do Açu registrou 346 acessos de embarcações. Foram 114 navios em janeiro, 110 em fevereiro e 122 em março, até a última quarta-feira, dia 29.
Fonte: Ascom Prumo Logistica