sábado, 31 de outubro de 2020

Visitação aos cemitérios no Dia de Finados em São João da Barra


Devido à pandemia do coronavírus, a visitação aos cemitérios de São João da Barra - localizados no Centro, Amparo, Roças Velhas e Capela São Pedro - no Dia de Finados só será permitida com o uso de máscaras, e não poderá haver aglomerações, a fim de evitar a disseminação da Covid-19.. O funcionamento será das 7h às 18h e, as secretarias de Saúde e Segurança Pública estarão atuando para prevalecer as normas estabelecidas nos decretos municipais.


Logo na entrada, profissionais da Saúde estarão aferindo a temperatura e borrifando álcool 70% nas mãos dos visitantes. Já a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Fiscalização de Postura e da Guarda Civil Municipal, estará atenta para que haja o distanciamento social com o intuito de evitar aglomerações.

O secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, explicou que inicialmente não haverá restrição referente à quantidade de pessoas que irá entrar nos cemitérios mas, se for observado um quantitativo de visitantes além da capacidade ideal, desrespeitando o distanciamento social, ocorrerá sim um controle mais rígido na entrada.

Para manter a ordem, a segurança e a tranquilidade, o patrulhamento nas imediações dos cemitérios contará com o apoio da Guarda Civil Municipal e dos policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além da equipe de Fiscalização de Posturas.

"Geralmente, ao longo dos anos, no Dia de Finados os cemitérios de São João da Barra registram um número grande de visitantes que prestam homenagens póstumas rezando, acendendo velas e colocando flores nas sepulturas. Porém, com a pandemia do coronavírus, é bem provável que esse número seja inferior nesse ano de 2020", avaliou Campinho.







Chuvas e vento forte causam transtornos em Petrópolis região serrana do Rio


A chuva que tem caído em diversas cidades do estado nos últimos dias também tem causado transtornos na Região Serrana do Rio. Nas últimas 24h a Defesa Civil de Petrópolis registrou 107 milímetros de chuva no bairro Independência. Foi o maior acumulado registrado na cidade.

Chove em Petrópolis desde sexta-feira (30), e segundo o Corpo de Bombeiros, o nível e a velocidade do Rio Quitandinha, que passa pela Rua Coronel Veiga, chegaram a subir, mas não foram registrados alagamentos e nem ocorrências graves.

Em Petrópolis, RJ, houve registros de queda de árvores devido à chuva e ventania desta sexta (30) — 

A Defesa Civil da cidade registrou três pequenos deslizamentos de terra nos bairros Siméria, Independência e na Rua Saldanha Marinho, nas Duas Pontes. Não houve danos a imóveis e nenhuma rua foi obstruída.






Sean Connery, ícone do cinema e 1º James Bond, morre aos 90 anos


Ator morreu na madrugada deste sábado (31) enquanto dormia. Ele estava mal 'havia algum tempo', segundo a família. Em quase 60 anos de carreira, Connery atuou em mais de 90 papéis e venceu mais de 30 prêmios, incluindo o Oscar de melhor ator coadjuvante por 'Os intocáveis'.


O ator escocês Sean Connery, ícone do cinema e primeiro a interpretar o espião James Bond, morreu na madrugada deste sábado (31) aos 90 anos. De acordo com a família, ele morreu enquanto dormia, nas Bahamas.

À emissora britânica BBC, o filho do ator, Jason Connery, disse que o pai não estava bem "havia algum tempo".

Com 94 papéis ao longo de mais de 50 anos de carreira, Connery atuou em sete filmes do espião 007, lançados nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Foi apontado em inúmeras enquetes como o melhor James Bond do cinema.

Como o detetive, estrelou "O satânico Dr. No" (1962), "Moscou contra 007" (1963), "007 contra Goldfinger" (1964), "007 Contra a chantagem atômica" (1965), "Com 007 só se vive duas vezes" (1967), "007 - Os diamantes são eternos" (1971) e "007 – Nunca mais outra vez" (1983).

O sucesso como o espião lhe rendeu uma carreira bem-sucedida. Entre os trabalhos mais conhecidos, estão "Marnie, Confissões de uma Ladra" (1964), de Alfred Hitchcock, "A colina dos homens perdidos" (1965), "Assassinato no Expresso Oriente" (1974), "O homem que queria ser rei" (1975), "O Vento e o Leão" (1975), "Highlander: O guerreiro imortal" (1986) e "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990).

Connery também atuou no drama "Os intocáveis" (1987), de Brian de Palma, pelo qual venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Outros personagens de destaque foram o William von Baskerville, no longa "O nome da rosa" (1986), adaptação da obra de Umberto Eco, e o professor Henry Jones no filme "Indiana Jones e a última cruzada" (1989), no qual interpretou o pai do personagem-título.

O ícone do cinema venceu o Globo de Ouro três vezes, o Bafta (prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) duas vezes e acumulou mais de 30 prêmios durante a carreira. Em 2000, recebeu o título de cavaleiro da Ordem Britânica da Rainha Elizabeth II.

O último longa em que Connery atuou foi "A liga extraordinária" (2003), como o caçador Allan Quatermain.

O ator também era conhecido por seu timbre marcante. Dublou personagens de filmes como "Coração de dragão" (1996), dando voz a Draco, e "Sir Billi" (2012), com o qual encerrou a carreira.

Além do filho, Connery deixa a esposa, a atriz Micheline Roquebrune, e o neto, Dashiell.










Eleições: a partir de hoje, candidatos só podem ser presos em flagrante


A partir de hoje (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, apenas em caso de crime flagrante. De acordo com o Código Eleitoral, estabelecido pela lei 4.737, do ano de 1965, os concorrentes têm imunidade que começa a valer 15 dias antes da eleição. Com o primeiro turno a ser realizado no dia 15 de novembro, a validade começa a partir de hoje. Isso acontece para garantir que os candidatos possam exercer seu direito democrático e impedir que sejam afastados da disputa.

A determinação se deve ao fato de, antigamente, ser comum autoridades policiais realizarem prisões sem base legal. Às vezes, as forças de segurança atuavam a serviço de alguma candidatura, como para impedir que a população votasse em opositores. Então a garantia eleitoral foi criada para que se evitassem prisões arbitrárias. Antigamente, era comum que autoridades policiais que estavam a serviço de alguma candidatura fizessem prisões arbitrárias para evitar que a população votasse em opositores. Com a determinação, ninguém pode ser preso sem base legal.





sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Vereador de SJB é preso nesta sexta durante operação do MP

(Fotos: Ralph Braz | Pense diferente)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), denunciou à Justiça Ronaldo Gomes de Souza, vereador da Câmara Municipal de São João da Barra e candidato à reeleição. Conhecido como Ronaldo da Saúde, o político é acusado do crime de peculato, praticado 46 vezes. O GAECO/MPRJ requereu a prisão preventiva do vereador, além de busca e apreensão na Câmara e no endereço residencial. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal do município e cumpridos na tarde desta sexta-feira (30). A operação denominada “Casa Assombrada” conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ). O vereador foi conduzido pelos agentes para a delegacia local (145a DP).


De acordo com a denúncia, o vereador desviou recursos públicos em proveito próprio, desde janeiro de 2017 até os dias atuais, por meio da remuneração que seria destinada para Neide Maria Azevedo Barreiro, nomeada como assessora legislativa em seu gabinete. A investigação comprovou que Neide não exerce qualquer função pública, mas trabalha exclusivamente como empregada doméstica na casa do próprio denunciado.

A investigação também concluiu, por meio de documentos e depoimentos de testemunhas, que a doméstica é “funcionária-fantasma” do gabinete há quase quatro anos, cuja remuneração do cargo é de R$ 3.712,19. O valor total do montante é de R$ 170.760,74 de dano provocado ao erário, desviados em proveito próprio por Ronaldo, de acordo com a denúncia. Ainda segundo os investigadores, não há provas até o momento de que ela tinha ciência de que seus dados pessoais foram utilizados para constituir um falso vínculo de trabalho.

Além das medidas cautelares, o GAECO/MPRJ também requereu a suspensão do exercício da função pública do vereador.

A equipe de reportagem não conseguiu contato com a defesa de Ronaldo da Saúde. Ainda assim, em respeito ao princípio do contraditório, o Blog Pense Diferente  aguarda e publicará versão de Ronaldo sobre o fato.






TRE suspende candidatura do vice de Wladimir Garotinho


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por 5 votos a 1, indeferiu a candidatura do empresário Frederico Paes a vice-prefeito de Campos na chapa de Wladimir Garotinho. O motivo foi a desincompatibilização fora do prazo do afastamento da direção do hospital dos Plantadores de Cana. Por ser um julgamento na segunda instância, Frederico vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para reverter a decisão. O candidato a vice Frederico Paes acaba de dar a seguinte declaração:

“Primeiramente, é bom dizer que não há nenhuma acusação de desonestidade sendo julgada, mas de afastamento da direção do Hospital Plantadores de Cana, onde eu era diretor. O juiz de Primeira Instância, o Ministério Público de Campos e o MP do TRE confirmaram o registro da minha candidatura. Infelizmente, embora eu respeite o tribunal, o TRE entendeu de maneira contrária, acatando os argumentos do candidato Bruno Calil, apoiado pelo deputado Rodrigo Bacellar, comparando o nosso caso a outros que foram julgados em 2006, sendo que existem decisões mais recentes que nos são extremamente favoráveis. A lei está do nosso lado e a nossa campanha continua normalmente como a legislação nos ampara. Eu e meus advogados confiamos no direito e vamos ao TSE para reverter esse julgamento. Acreditamos na Justiça!”, disse o candidato.

Wladimir também destacou que a campanha continua. “O meu registro está deferido e a campanha segue normalmente. Estão tentando impugnar apenas o vice prefeito, Frederico Paes, pois sabem que da força do campo popular e produtivo unidos vai ganhar a eleição. Quem não tem voto apela para a judicialização e para a perseguição de adversários. O candidato laranja do deputado Rodrigo Bacellar já começa mal a vida pública, mas confiamos na Justiça que já nos deu decisão favorável em primeira instância e também parecer favorável no MP eleitoral”, afirmou o cabeça da chapa.






Fonte: Terceira via

PRF deflagra Operação Finados e restringe tráfego de caminhões

(Foto: PRF /divulgação)

Veículos de grandes dimensões ou que estejam transportando carga excedente não poderão transitar em trechos de pista simples de rodovias federais entre as 16 horas e as 22 horas de hoje (30). A proibição também é válida para o período entre as 6 horas as 12 horas de sábado (31), e para a tarde da próxima segunda-feira (2), das 16 horas às 22 horas.

A restrição ao trânsito de veículos e combinações excedentes em peso e ou dimensões já tinha sido detalhada em junho deste ano, por meio da publicação da Portaria nº 61. A medida visa prevenir e reduzir a gravidade de acidentes e garantir a fluidez do trânsito durante o feriado, fazendo parte da Operação Finados 2020, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) esta madrugada.

Até as 23h59 de segunda-feira, policiais rodoviários federais reforçarão o policiamento ostensivo em locais e horários identificados como de maior incidência de acidentes graves e de crimes, como furtos e roubos. As equipes também estarão atentas a casos de embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e ao cumprimento das normas de segurança para o transporte de crianças – lembrando que, por lei, crianças com menos de dez anos de idade devem ser transportadas no banco traseiro, em dispositivo veicular de retenção infantil (cadeirinha) apropriado para o caso da criança não ter atingido 1,45m de altura. Além disso, é proibido transportar crianças com menos de sete anos de idade em motos.

A PRF prevê que o maior movimento de veículos transitando nas rodovias federais ocorra no fim da tarde e início da noite de hoje, na manhã de sábado e durante a tarde e a noite de segunda-feira – motivo para a restrição ao tráfego de veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes nas rodovias federais.

A orientação é que os proprietários de veículos em geral os levem para uma revisão preventiva que inclua a checagem dos pneus, sistema de iluminação, nível do óleo e do radiador, entre outros itens, mesmo se forem fazer viagens curtas.

Em caso de restrição de visibilidade, o motorista deve diminuir a velocidade, sem freadas bruscas; manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto) e uma distância segura em relação ao veículo a sua frente, sinalizando antes de qualquer mudança de direção. A PRF recomenda que os motoristas evitem parar no acostamento, e que se isto for absolutamente necessário, procure se afastar o máximo possível da pista de rodagem, deixando o pisca-alerta ligado.







Nova pesquisa eleitoral para Prefeitura de Campos dos Goytacazes

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (29) pelo instituto Paraná Pesquisas mostra Wladimir Garotinho (PSD) na liderança da corrida pela Prefeitura de Campos, com 28,1% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Caio Vianna (PDT), com 23,5%, Dr. Bruno Calil (SD), com 7,2%, e o atual prefeito, Rafael Diniz (CDN), com 6,6%.

Os números são da pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes são apresentados aos eleitores ouvidos e apontam para um segundo turno entre Wladimir Garotinho e Caio Vianna, que estão em empate técnico, se considerada a margem de erro de 3,5%. O levantamento inclui, ainda, dados sobre a rejeição dos candidatos e avaliação do governo municipal.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais telefônicas com 800 eleitores, ocorridas ente os dias 26 e 28 de outubro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ 01718 2020. O grau de confiança é de 95%.

“As ruas mostram e as pesquisas confirmam Campos já escolheu o melhor candidato e ninguém tem dúvidas disso”, afirmou Wladimir Garotinho ao Jornal Terceira Via.

Já Caio Vianna manifestou sua crença na “virada”. “As pesquisas mostram que o povo de Campos está cansado da irresponsabilidade e da incompetência das últimas gestões. Estamos empatados tecnicamente na liderança. Tá na hora da virada!”

Rafael Diniz, por sua vez, garantiu que, apesar dos números, estará no segundo turno. “Vimos muitos equívocos em pesquisas nos últimos anos e nessa reta final a reflexão vai fazer a diferença. As pessoas querem corrupção e irresponsabilidade de novo? Sigo dialogando, mostrando não só a terra arrasada que encontramos, como também os avanços da nossa gestão. A população entende nossa mensagem e vai dar a resposta no momento certo. Estaremos no segundo turno”, firmou.







Fonte: Terceira Via

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Criança morre após ser atingida por raio em praia de Rio das Ostras


Uma criança, de idade e nomes não divulgados, morreu após ser atingida por um raio, na tarde desta quarta-feira (28), na praia da Boca da Barra, no município de Rio das Ostras. Ela chegou a ser socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

A menina estava na praia, acompanhada pelos pais, quando o raio a atingiu. Familiares tentaram reanimá-la até a chegada do Resgate de Rio das Ostras. Após os primeiros socorros, a criança foi encaminhada à UPA do Âncora, mas não resistiu e morreu. O corpo da criança será removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Macaé.

Em nota, a Prefeitura de Rio das Ostras confirmou o caso e declarou que a UPA “não repassa informações pessoais sem autorização dos pais”.





Operação contra irregularidades em cerâmicas de Campos detém três pessoas


Um proprietário e dois funcionários de três cerâmicas localizadas na Baixada Campista, em Campos, foram encaminhados à delegacia, nesta quarta-feira (28), para prestar esclarecimentos sobre irregularidades encontradas nas respectivas empresas durante uma operação realizada pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm). As unidades fiscalizadas apresentaram problemas no licenciamento ambiental necessário para operação das fábricas.

De acordo com os agentes, das oito unidades fiscalizadas, três apresentaram problemas. Na primeira, os fiscais localizaram dois poços artesianos quem forneciam água para a cerâmica. Ainda segundo os agentes, quando solicitado a um dos funcionários a licença ou autorização para a atividade, ele disse que não tinha o documento. Por conta da irregularidade, o funcionário responsável da cerâmica foi encaminhado à delegacia.

Já na segunda fábrica, um funcionário mostrou alguns documentos, porém, foi apresentada a licença ambiental para extração da argila com data de validade vencida, o que, segundo a Polícia Ambiental, fere a condicionante “17” da licença de operação, bem como configura a extração irregular de substância mineral. O funcionário também acabou encaminhado à delegacia para esclarecimentos.

Em outra cerâmica, o funcionário informou aos agentes que não possuía documentação do órgão ambiental competente para exercer a atividade. Ele também foi levado ao departamento policial.

Os três foram encaminhados à 134ª Delegacia de Polícia de Campos (Centro), onde os casos foram registrados e seguem sob investigação.

A ação foi coordenada pela 3ª Unidade de Policiamento Ambiental, UPAN (Parque Estadual do Desengano, entre Campos, Santa Maria Madalena e São Fidélis); e teve apoio 5ª UPAN (Parque Estadual dos Três Picos, entre Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim, e Guapimirim), da 6ª UPAN (Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre Niterói e Maricá) e da 7ª UPAN (Marítima e Fluvial, na Baía de Guanabara, com sede em Niterói).






Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Museu Imperial, em Petrópolis, RJ, comemora 10 anos de acervo digital com eventos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O Museu Imperial, localizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está comemorando em 2020 os 10 anos da criação do portal de programa de digitalização do acervo do museu (DAMI).

O museu ainda está com visitas presenciais suspensas e, para celebrar a data, serão realizados eventos virtuais com discussões sobre o programa e uma nova plataforma será lançada.

A programação conta com lives que serão transmitidas nesta quarta (28) e quinta-feira (29), a partir das 16h. As transmissões serão pelo canal do Museu Imperial no YouTube.

Entre os patrimônios disponíveis no acervo digital estão cartas escritas por D. Pedro II, trajes da Família Real e até a caneta de pena utilizada para assinar a Lei Áurea.

 Foto: Projeto Dami | Divulgação Museu Imperial

Pena utilizada pela Princesa Isabel para assinatura da Lei Áurea é uma das 80 mil imagens digitalizadas — Foto: Projeto Dami | Divulgação Museu Imperial

Nesta quarta, Cleber Belmiro, integrante da equipe do Arquivo Histórico do Museu Imperial, receberá Tiago Ferreira, CEO da NEK IT, empresa petropolitana de tecnologia da informação, desenvolvedora do portal do DAMI desde sua primeira versão. O tema do encontro será “Desafios na implantação do Projeto DAMI e sua atualização 10 anos depois”.

Já na quinta-feira, Muna Raquel Durans, coordenadora das atividades do Programa de Digitalização do Acervo do Museu Imperial, e Gabriel Bevilacqua, membro do conselho de administração do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR), debaterão sobre o tema “Importância da digitalização de coleções na gestão de riscos”.


Um novo portal do DAMI será disponibilizado ao público na sexta-feira (30), através do link museuimperial.museus.gov.br/dami.





Mosteiro de São Bento, em Campos, será tombado pelo Inepac


Situado no distrito de Mussurepe, em Campos, o Mosteiro de São Bento será tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Foi finalizada na última sexta-feira (23) a ficha de inventário do prédio, com pesquisa histórica e levantamento arquitetônico feitos pelo arquiteto Paulo Coutinho, membro da equipe técnica do órgão. Dados adicionais foram inseridos pela arquiteta Selma Fraiman e a geógrafa Ana Letícia Spindola. Segundo o diretor geral do Inepac, Cláudio Prado de Mello, a expectativa é de que o tombamento seja concluído até o final deste ano.

O Mosteiro de São Bento é um símbolo histórico da presença dos monges beneditinos em Campos, a partir de 1648, motivada inicialmente pelo recebimento de terras doadas à Ordem de São Bento, à época já presente na cidade do Rio de Janeiro. O atual administrador do mosteiro, Dom Bernardo Queiroz, tem realizado um trabalho de valorização do legado de 372 anos da ordem religiosa na região.

— Durante este tempo, foram construídos colégio e 34 capelas na Baixada Campista pelos antigos monges. Os monges se desdobravam para atender aos fieis, realizando batizados, casamentos, dando-lhes a assistência espiritual necessária. Muitas fábulas foram construídas em torno do Mosteiro de São Bento ao longo dos séculos. Estas reminiscências da cultura da Baixada Campista, até hoje, estão enraizadas no âmago do povo de Campos e constituem um patrimônio real da memória do povo — disse Dom Bernardo. — Festas, relatos preservam este arquivo fantástico, que conta a influência dos beneditinos na formação do povo campista da Baixada e tornam o Mosteiro de São Bento, em Mussurepe, uma referência histórica, religiosa, polo irradiador de cultura de maior relevância para os campistas — acrescentou.

Tal resgate da história passa, inclusive, pela busca da originalidade da arte presente no prédio, que foi atingido por um incêndio em 1965. Fotos e relatos indicam que o altar e imagens como as de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Rosário eram feitos em madeira.

A diretora do Arquivo Público Municipal, Rafaela Machado, considera o Mosteiro de São Bento uma das construções mais importantes de Campos, por simbolizar o início do processo de ocupação da Baixada Campista.
— O tombamento agora em andamento ganha ainda mais valor por refletir o reconhecimento por parte do Inepac da importância da construção, como também da atuação dos beneditinos na região, mas também para o cenário do Rio de Janeiro como um todo — comentou Rafaela. — As políticas de tombamento nos âmbitos municipal, estadual e nacional devem refletir justamente a importância arquitetônica, histórica e cultural dos bens a serem preservados. Neste caso, julgo ser um justo reconhecimento por parte da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do grande valor deste bem para Campos e para a história da ocupação colonial de todo o Rio de Janeiro — pontuou.

Em publicação no Facebook, o diretor geral do Inepac abordou características do mosteiro, uma típica construção da arquitetura colonial religiosa. “É um prédio dotado de capela e convento, contando ainda, ao lado desta mesma capela, com um cemitério. Em sua fachada principal, podem ser vistas portas de madeira almofadada e janelas em madeira tipo guilhotina, com vergas em arco abatido contornadas por cimalha de argamassa. O frontão da capela tem volutas pouco trabalhadas e possui aos seus lados dois pináculos de argamassa”, descreveu Cláudio Prado de Mello. “Possui somente uma torre sineira em formato quadrangular, porém com arestas quebradas por outras de muito menores dimensões, insinuando uma planta levemente octogonal. A cobertura da torre em tronco de pirâmide de base quadrada tem dispostos em seus quatro cantos mais quatro pináculos e demais arremates, todos sinalizando para interferência, muito provavelmente, do século XX”, ressaltou.

O resultado da edificação formada por quatro alas é um claustro aberto ao centro. “Neste claustro, assim como na fachada lateral da capela voltada para o cemitério, nota-se contrafortes, provavelmente em alvenarias de tijolos maciços”, citou ainda Cláudio.

O Mosteiro de São Bento já é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam), que vinha alertando sobre a necessidade de obras estruturais emergenciais. Em 2018 houve uma etapa de restauração.

Atualmente, ativistas da preservação histórico-cultural de Campos aguardam também o tombamento do Mercado Municipal pelo Inepac. Uma visita técnica foi realizada em setembro e, desde então, ficou pendente a publicação no Diário Oficial do Estado. Em nota, o Inepac informou que o processo já seguiu para a Casa Civil, e que o tombamento deve ser publicado nas próximas semanas. A nota complementa que o mesmo acontece em relação ao escritório técnico do Inepac no Norte Fluminense, que ficará instalado no Museu Histórico de Campos: “A parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Campos (Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima) já está firmada, e a inauguração deve acontecer o mais rápido possível”.

Com a finalização dos processos alusivos ao Mosteiro de São Bento e ao Mercado Municipal, Campos passará a ter 11 bens tombados pelo Inepac. Receberam tombamento em períodos anteriores a Serra do Mar, o coreto do Jardim do Liceu, o Canal Campos-Macaé 1, os hotéis Amazonas e Gaspar, a sede da Lira de Apollo, o Solar do Visconde de Araruama (onde atualmente funciona o Museu Histórico), o Colégio Estadual Nilo Peçanha e o Liceu de Humanidades.







Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Avanço do mar em Atafona: primeiros registros acontecem desde 1954

(Foto: Ralph Braz / Arquivo pessoal)

Atafona é uma cidade balneário, com uma vila de pescadores e um pequeno porto e que hoje leva uma vida apocalíptica. O distrito do município de São João da Barra, que fica ao norte do Rio de Janeiro, quase divisa com o Espírito Santo, tem sido gradualmente engolido pelo mar há cerca de 40 anos. A cidade chegou a ser também um concorrido balneário para as famílias endinheiradas de Campos dos Goytacazes na primeira metade do século XX.

A Avenida Beira Mar, como era chamada a principal via da cidade, já foi engolida pelas águas e, junto com ela mais de 200 casa e lojas – cerca de 14 quarteirões – também sumiram durante as últimas décadas. No local, usineiros campistas e outras personalidades proeminentes tinham casas de veraneio, que acabaram absorvidas pelo mar.

O engenheiro Raoul Michel de Thuin, proeminente figura da sociedade campista, tinha uma casa de praia na cidade. Seu filho, o cirurgião Rawlson de Thuin, contou ao Diário: “Meu pai comprou a casa, linda, de uns usineiros. Chegamos a construir um dique, mas a casa acabou sendo levada pelas águas de qualquer forma”.

Todo ano famílias diferentes enfrentam o mesmo problema: uma espécie de desapropriação do seu imóvel; e nesse caso, é pela própria mãe natureza. Apesar disso, muitos moradores insistem em não abandonar seus imóveis e continuam convivendo com a incerteza.

Há moradores que dizem que é o fim do mundo se aproximando, mas a ciência pode explicar. Especialistas apontam como causas deste fenômeno uma soma de fatores, que incluem ações humanas e efeitos das mudanças climáticas numa região que, desde o início, teve uma ocupação habitacional desordenada.

Um dos principais fatores é a diminuição do fluxo de água do Rio Paraíba do Sul e uma possível mudança de seu curso, causados pela construção de barragens. Processos geológicos naturais também são apontados como um dos fatores, mas há um consenso entre pesquisadores de que o processo tem sido intensificado por ações humanas e mudanças climáticas.

Os primeiros registros de erosão costeira em Atafona são de 1954, na Ilha da Convivência, que hoje já foi praticamente toda engolida. Na praia de Atafona, o evento veio a ocorrer cerca de cinco anos depois, mas a destruição se intensificou na década de 1970 e não parou até os dias de hoje. 

A Prefeitura de São João da Barra calcula que o avanço do mar já destruiu 500 residências e comércios, porém moradores locais e pesquisadores estimam que este número pode ser ainda maior. O mar avança cerca de 3 metros por ano sobre Atafona. Se você visitar o local a cada 6 meses, sempre verá uma paisagem diferente.










Polícia Federal usará drones para combater fraudes em eleições

(Foto: Agência Brasil)

Polícia Federal (PF) usará drones em todos os estados para auxiliar o trabalho dos policiais na prevenção e repressão a crimes eleitorais. A meta é aumentar a segurança nas eleições deste ano.

Serão utilizados mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas, que serão alocadas em municípios, classificados pelo órgão, como estratégicos em todo o território nacional. Segundo a PF, os equipamentos vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do Brasil, ajudando na fiscalização e no combate a crimes como boca de urna e transporte ilegal de eleitores, por exemplo.

Ainda de acordo com a PF, os drones têm tecnologia de ponta e podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Esses equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

“Diante de algum flagrante de crime eleitoral, policiais se deslocarão imediatamente para o local indicado visando prender os suspeitos, que serão conduzidos a uma delegacia, onde serão tomadas as providências pertinentes”, informou a Polícia Federal.

Novas tecnologias
Acrescentou que o uso dos drones atende orientações da direção geral da PF visando prevenir e reprimir ações delituosas com a utilização de novas tecnologias.

Além disso, o emprego de drones diminui a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que, para a PF, se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus.

“Com isso, a instituição [Polícia Federal] visa cumprir seu mister constitucional de polícia judiciária eleitoral e mostrar que está preparada para combater crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de sufrágio dentro da legalidade”, finalizou a Polícia Federal.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será sempre das 7h às 17h, no horário local.








Fonte: Agência Brasil

Mulheres são presas por assaltante em banheiro de salão em Campos


O delegado Pedro Emílio Braga, da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em Campos, confirmou, nesta terça-feira (27), um assalto com reféns, ocorrido na noite de segunda-feira (26), em um salão de cabeleireiro, no Parque Calabouço. Segundo ele, segue em investigação o crime praticado por um homem em estabelecimento na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, por volta de 20h. A proprietária do salão disse que ela e duas clientes foram ameaçadas pelo assaltante armado e trancadas no banheiro, após o suspeito tomar os celulares e relógios das vítimas.

A dona do salão, que preferiu não se identificar, contou que o assaltante entrou no estabelecimento armado. “Ele pediu o meu celular, meu relógio. Fez o mesmo com as minhas clientes. Depois, nos mandou entrar para o banheiro e nos fechou. Uma bicicleta de trilha que estava estacionada na porta do salão foi levada. Quando percebemos que ele tinha saído do salão, fomos à porta, e vimos o assaltante na Avenida José Carlos Pereira Pinto já distante na contramão. Ele passou por uma viatura da polícia, mas escapou”.

A cabeleireira disse que se sente insegura para trabalhar. Ela pretende reforçar a segurança. Vai contratar um profissional para vigiar o estabelecimento, principalmente no horário noturno. “Isto nunca tinha acontecido antes. Espero que a polícia nos ajude. Outra pessoa será vítima enquanto ele estiver solto por aí. Foi tudo muito rápido. Sei que as viaturas não estão em todos os lugares ao mesmo tempo, mas foi um susto grande”, concluiu.








Fonte: Terceira Via

Polícia investiga influência do tráfico na eleição municipal de São Fidélis


A 141ª Delegacia de Polícia (DP), de São Fidélis, investiga sob confidencialidade uma denúncia de infiltração de traficantes de drogas no processo eleitoral. A informação foi confirmada após matéria publicada nesta segunda-feira (26) pelo jornal O Globo, com um mapa indicando os municípios fluminenses em que haveria atuação de traficantes e milicianos atuando nos bastidores do pleito. O levantamento foi feito a partir de relatório elaborado pelo Disque Denuncia, com base em ligações recebidas de 27 de setembro, quando começou o período de campanha eleitoral, até o último dia 13.

São Fidélis é o único município do Norte Fluminense entre os 14 citados. Há também uma denúncia de atuação do tráfico em Natividade, na região Noroeste do estado.

O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi o que registrou o maior número de denúncias. Lá foram nove, todas reportando a atuação de milícia. Ainda na Baixada Fluminense há relatos em Queimados, Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti. Os outros municípios são Angra dos Reis, na Costa Verde; Itaguaí, Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana; Araruama, na Região dos Lagos; e São Fidélis e Natividade; no Norte do estado.

Para o coordenador do Disque-Denúncia, Zeca Borges, o espalhamento das milícias e do tráfico no estado tem a ver também com a crise econômica, numa tentativa de aumentar a escala e obter mais receita. “É muito difícil extorquir pessoas e vender drogas. Eles estão sentindo isso. Ao mesmo tempo, com essa eleição, parece haver uma aliança tácita entre uma facção do Rio de Janeiro de traficantes e uma boa parte da milícia. Estão trabalhando juntos em vários territórios, então, nesse momento da eleição em que a disputa é por território, eles estão tentando mais expansão ainda e emplacar somente os seus candidatos”, observou.

Zeca Borges disse que chamou atenção no levantamento o surgimento de candidatos do tráfico, o que era muito raro. “Estamos vendo traficantes e seus parentes sendo candidatos nesta eleição. Isso é, de certo modo, uma novidade. Temos também milicianos, mas com eles já havia este tipo de hábito. Nós temos hoje vários milicianos e seus familiares como candidatos também. Isso coloca em risco a democracia. É uma coisa um tanto perigosa, porque começa assim e a gente não sabe como vai parar”, apontou.

O relatório identificou a presença de candidatos integrantes da milícia. “Não obstante, chama atenção a quantidade de denúncias que informam sobre a candidatura dos próprios indivíduos que pertencem aos grupos de milícia. Nestes casos especificamente, os milicianos utilizam sua influência na comunidade e, através da realização de ameaças, buscam conseguir mais votos”, revelou.

Crimes
O coordenador acrescentou que, conforme monitoramento do Disque-Denúncia, há denúncias de crimes como desvio de material de candidatos adversários para garantir mais votos para os ligados à milícia e ao tráfico. Além disso, os moradores estão sendo ameaçados, caso os candidatos dos criminosos não sejam eleitos. “É uma forma cruel de tratar a nossa população do Rio de Janeiro, porque os mais pobres da região periférica pagam muito mais que os outros pelos serviços. Pagam o dobro, pagam água para a Cedae [Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro] e para a milícia ou para o tráfico, compram gás a preços extorsivos. Tudo muito difícil. Agora são fechados por barricadas. É muito complicada a vida desse pessoal”, completou.

As denúncias se referiram ainda a homicídios praticados no período desta campanha eleitoral, analisado no relatório. “Em determinadas ocasiões, integrantes da milícia planejam (ou realizam de fato) assassinatos, geralmente partindo de motivações meramente políticas, isto é, quando determinados candidatos, de alguma forma, causam interferências nas atividades ou nas ações da milícia”.

Crimes

O coordenador acrescentou que, conforme monitoramento do Disque-Denúncia, há denúncias de crimes como desvio de material de candidatos adversários para garantir mais votos para os ligados à milícia e ao tráfico. Além disso, os moradores estão sendo ameaçados, caso os candidatos dos criminosos não sejam eleitos. “É uma forma cruel de tratar a nossa população do Rio de Janeiro, porque os mais pobres da região periférica pagam muito mais que os outros pelos serviços. Pagam o dobro, pagam água para a Cedae [Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro] e para a milícia ou para o tráfico, compram gás a preços extorsivos. Tudo muito difícil. Agora são fechados por barricadas. É muito complicada a vida desse pessoal”, completou.

As denúncias se referiram ainda a homicídios praticados no período desta campanha eleitoral, analisado no relatório. “Em determinadas ocasiões, integrantes da milícia planejam (ou realizam de fato) assassinatos, geralmente partindo de motivações meramente políticas, isto é, quando determinados candidatos, de alguma forma, causam interferências nas atividades ou nas ações da milícia”.












Prefeitura de São João da Barra antecipa salário dos servidores


O pagamento dos servidores da Prefeitura de São João da Barra foi depositado nesta terça-feira (27), um dia antes da data em que se comemora o Dia do Servidor (amanhã 28/10). 

Havia a ideia de começar o pagamento ontem (26), realizando a segunda parte hoje (27) e finalizando com todas as demais secretarias amanhã (28). Mas, surpreendentemente hoje o salário de todos os servidores foi depositado nas contas.







Fonte: Portal OZK

Dia do Servidor Público: ponto facultativo transferido para dia 30 em SJB


O prefeito em exercício de São João da Barra,  através do decreto 213/20, publicado nesta terça-feira, 27, transfere de quarta-feira, 28, para sexta-feira, 30 de novembro, o ponto facultativo nas repartições municipais em comemoração pelo Dia do Servidor Público.

No dia 28, o expediente será nornal, das 9h às 17h. Em relação ao ponto facultativo, é válido para os órgãos da administração pública direta e indireta. No entanto, não se aplica aos membros da Comissão Permanente de Licitação, ao Pregoeiro e sua equipe de apoio, a fim de garantir a realização das sessões públicas de licitação.

Também, não se aplica o decreto aos setores responsáveis por serviços públicos essenciais ou indispensáveis, que não podem ser paralisados, como os relacionados às ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.








segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Netflix tem pico de cancelamentos após colocar filme 'polêmico' no catálogo


Desde que lançou o filme francês Mignonnes (Lindinhas em português) no dia 9 de setembro, a plataforma de streaming Netflix registrou um aumento significativo na sua taxa de cancelamentos. Dados da consultoria YipitData mostram, sem revelar números absolutos, que cresceu em oito vezes, no final de semana seguinte ao lançamento, o volume de pessoas que deixaram de pagar suas assinaturas.

Isso porque o filme dirigido pela estreante Maïmouna Doucouré tem uma premissa delicada, discutindo a hipersexualização de jovens pré-adolescentes nos tempos de hoje. A obra foi muito bem recebida no festival de Sundance, o que rendeu à diretora o prêmio de melhor da categoria. O problema é que usuários da plataforma não concordaram com essa aclamação.

Começou então um movimento na comunidade conservadora americana para cancelamento de assinaturas do Netflix, com a hashtag #CancelNetflix. No Brasil, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, Damares Alves, também entrou no movimento. 

“Chega de erotizar nossas crianças. Chega de conteúdos que incentivam pedófilos a praticarem seus atos libidinosos na vida real contra crianças”, disse no Twitter. Por aqui, a empresa americana já havia sofrido pressão parecida quando o grupo humorístico Porta dos Fundos lançou o especial de Natal A Primeira Tentação de Cristo.

A Netflix, no entanto, se defendeu. Em entrevista à Variety, o co-CEO da empresa, Ted Sarandos, minimizou a questão. "O filme fala por si. É uma história muito pessoal sobre crescimento, é a história da diretora. O filme foi muito bem em Sundance, sem essa controvérsia, e muito bem nos cinemas da Europa, sem essa controvérsia", disse.

"É um pouco surpreendente que, em 2020, a gente esteja discutindo censurar histórias aqui nos Estados Unidos", completou. O filme segue disponível na plataforma.

Resultados

A Netflix divulgou na última terça-feira (20) um aumento no número de assinantes pagantes no terceiro trimestre aquém das expectativas de analistas, atingida pelo aumento da competição no mercado de streaming e pelo retorno dos esportes ao vivo à televisão.

Reportou ainda acréscimo de 2,2 milhões de assinantes pagantes globalmente durante o trimestre encerrado em 30 de setembro, em comparação com estimativas de analistas de 3,4 milhões, de acordo com dados da Refinitiv.

Líder no setor, a Netflix alertou investidores que o aumento repentino de novas assinaturas diminuiria na segunda metade do ano, à medida que as medidas de quarentena fossem flexibilizadas.

A receita da companhia aumentou 22,7%, para US$ 6,44 bilhões no terceiro trimestre, superando as estimativas anteriores de US$ 6,38 bilhões. O lucro líquido aumentou para US$ 790 milhões, ou US$ 1,74 por ação, no trimestre de US$ 665,2 milhões, ou US$ 1,47 por ação, um ano antes.






Estudo liga bebidas dietéticas ligadas a problemas cardíacos


Um novo estudo descobriu que bebidas adoçadas artificialmente podem ser tão ruins para o coração quanto as que contêm açúcar.

“Nossa pesquisa sugere que bebidas adoçadas artificialmente podem não ser um substituto saudável para bebidas com açúcar, e esses dados fornecem argumentos adicionais para o debate atual sobre impostos, rotulagem e regulamentação de bebidas açucaradas e bebidas adoçadas artificialmente”, disse o autor principal Eloi Chazelas, doutorando e membro da equipe de pesquisa em epidemiologia nutricional da Universidade Sorbonne Paris Nord, na França.

“Já sabemos que as bebidas adoçadas com açúcar são ruins quando se trata de resultados cardiovasculares e outros resultados de saúde”, explicou o cardiologista Andrew Freeman, copresidente do grupo de trabalho de nutrição e estilo de vida do American College of Cardiology, que não esteve envolvido no o estudo.

Por exemplo, em comparação com mulheres que bebem refrigerantes açucarados, bebidas esportivas e sucos menos de uma vez por mês, um estudo de 2019 descobriu que mulheres que ingeriam mais de duas porções por dia (uma porção foi definida como um copo ou lata padrão) tinham um risco 63% maior de morte prematura. Homens que consumiram mais de duas porções tiveram um aumento de 29% no risco.

“Muitas pessoas acham que talvez refrigerantes diet e bebidas adoçados artificialmente sejam melhores do que bebidas adoçadas com açúcar. Mas há evidências recentes nos últimos dois anos que sugerem que existem possíveis danos nas bebidas adoçadas artificialmente, especialmente em mulheres”, contou Freeman.

Associação, não causalidade

A nova pesquisa, publicada nesta segunda-feira (26) no “Journal of American College of Cardiology”, analisou dados de mais de 100 mil voluntários franceses adultos participantes do NutriNet-Santé, um estudo nutricional francês em andamento. Lançado em 2009, ele pede aos participantes que preencham online três registros da dieta das últimas 24 horas a cada seis meses. A conclusão do estudo está prevista para 2029.

Os voluntários foram divididos em três grupos: não usuários, consumidores com moderação e grandes consumidores de bebidas diet ou açucaradas. As bebidas açucaradas incluem refrigerantes, sucos de frutas e xaropes com pelo menos 5% de açúcar e suco de frutas 100%. As bebidas dietéticas continham apenas adoçantes não nutritivos, como aspartame ou sucralose, e adoçantes naturais, como a estévia.

Durante o acompanhamento de 2011 a 2019, os hábitos de consumo de açúcar e dieta foram comparados separadamente a quaisquer primeiros casos de “derrame, ataque isquêmico transitório, infarto do miocárdio, síndrome coronariana aguda e angioplastia”.

Os autores disseram que eliminaram os primeiros casos de doença cardíaca durante os primeiros três anos, ajustados para uma “gama de fatores de confusão” que podem distorcer os dados, e encontraram um resultado pequeno, mas estatisticamente significativo.

Em comparação com pessoas que não bebiam bebidas adoçadas artificialmente, os grandes consumidores tinham 20% mais probabilidade de ter doenças cardiovasculares em um determinado momento.

Segundo os pesquisadores, houve um resultado semelhante para maiores consumidores de bebidas açucaradas em comparação com os não usuários.

No entanto, o estudo só poderia mostrar uma associação entre os dois, não uma causa direta.

“Para estabelecer uma ligação causal, são necessárias a replicação em outras coortes prospectivas em grande escala e investigações mecanísticas”, explicaram.

O Calorie Control Council, uma associação internacional que representa a indústria de alimentos e bebidas de baixa e baixa caloria, deu a seguinte declaração:

“Os estudos epidemiológicos, mesmo aqueles feitos a partir de grandes amostras, estão sujeitos a armadilhas potenciais, incluindo causalidade reversa [os indivíduos escolhem adoçantes de baixa e nenhuma caloria (LNCS na sigla em inglês) como uma ferramenta para controlar seu peso após entrarem na faixa de sobrepeso/obesidade] e confusão residual [incapacidade de controle de fatores que influenciam os resultados de saúde], como observaram os pesquisadores”.

Um crescente corpo de pesquisas

Sem ter esse tipo de estudo mais específico, fica impossível determinar se a associação se deve a um adoçante artificial específico, um tipo de bebida ou outro problema de saúde oculto.

“Sabemos que as pessoas que consomem refrigerantes diet às vezes já estão acima do peso ou obesas; portanto, é preciso se perguntar quais outros fatores de confusão e estilo de vida já existem”, contou Freeman.

“Também sabemos que você sabe que quando ingere algo doce, seu corpo ativa a liberação de insulina e uma série de outras coisas que às vezes podem até levar ao ganho de peso”.

Ainda assim, esta não é a primeira vez que as bebidas dietéticas são associadas a problemas cardíacos.

Uma pesquisa de 2019 feito nos Estados Unidos descobriu que beber duas ou mais unidades de qualquer tipo de bebida adoçada artificialmente por dia estava relacionado a um risco maior de AVC causados de coágulos, ataques cardíacos e morte precoce em mulheres com mais de 50 anos.

De acordo com esse estudo, os riscos eram maiores para mulheres sem histórico de doenças cardíacas ou diabetes e mulheres que eram obesas ou afro-americanas.

Outra pesquisa, também de 2019, afirmou que beber quatro ou mais bebidas adoçadas artificialmente, aumentava o risco de morte prematura por doença cardiovascular em mulheres. O mesmo efeito não foi visto para os homens.

Pesquisas anteriores também mostraram uma ligação entre bebidas dietéticas e AVC, demência, diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica, o que pode levar a doença cardíaca e diabetes.

“Qual será o problema dessas bebidas dietéticas?”, perguntou Yasmin Mossavar-Rahmani, professora associada de epidemiologia clínica e saúde populacional na Albert Einstein College of Medicine no Bronx, Nova York, e autora principal do estudo de 2019.

“Será que são os adoçantes? Eles estão fazendo algo para a nossa saúde intestinal e metabolismo? Estas são perguntas que precisamos responder”, afirmou Mossavar-Rahmani em uma entrevista anterior à CNN.

Até que essas respostas sejam encontradas, Freeman diz a seus pacientes para escolherem suas bebidas com sabedoria.

“Sempre digo que a bebida perfeita para consumo humano continua sendo água, provavelmente sempre será”, disse Freeman. “E talvez com um segundo bem próximo de chá e café, ambos sem açúcar. O resto provavelmente não deve ser consumido regularmente - se o consumido.”

O que fazer se você estiver viciado

Pode ser difícil desistir do amor pelas bebidas diet, mesmo que sabendo que o objeto da sua afeição não é bom para sua saúde. Aqui estão algumas dicas de especialistas sobre como reduzir.

Não tire tudo de uma vez. Uma abordagem rígida é difícil e pode fracassar. A colaboradora da CNN Lisa Drayer sugere um desmame mais gradual.

“Corte uma porção por dia até que você se reduza a uma bebida por dia”, aconselhou Drayer em entrevista. “Daí, tente um dia sim, dia não, até poder eliminar totalmente os refrigerantes.

Beba água, mesmo que seja com gás. A água é a hidratação perfeita para o corpo humano, dizem os especialistas. Se não for sua bebida favorita, tente adicionar um toque a mais.

“Experimente fazer infusões de frutas na água – compre uma jarra, encha com água e adicione fatias de laranjas, limões, morangos, melancia ou qualquer outra fruta que você goste para que a água se misture com o sabor da fruta e dê doçura ao seu paladar”, detalhou.

Se você descobrir que também é viciado no borbulhar do refrigerante, abuse da água com gás. Alternar “água com sabor com água com gás pode ajudá-lo a reduzir” o consumo acrescentou de bebidas diet.

“Depois, você pode substituir os refrigerantes por água com gás, se desejar as bolhinhas”.

Experimente um pequeno desafio sem açúcar. Como nossas papilas gustativas mudam a cada duas semanas, podemos aprender a desejar coisas menos doces em um curto período, de acordo com a doutora Sharon Horesh Bergquist, professora assistente de medicina na Escola de Medicina da Universidade Emory em Atlanta.

Ela sugere tentar se desafiar a ficar sem açúcar por duas semanas. Uma vez ultrapassados os primeiros desejos intensos de açúcar, suas papilas gustativas irão se ajustar para encontrar “alimentos naturais com açúcar mais prazerosos”.







Fonte: CNN

Nasa anuncia descoberta de água em estado líquido na Lua

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia, na sigla em inglês) da Nasa, a agência aeroespacial norte americana, anunciou hoje (26) a descoberta de água na superfície iluminada da Lua.

Moléculas de H²O foram achadas na cratera Clavius, localizada no hemisfério sul lunar, uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra. Observações anteriores já haviam mostrado a presença de hidrogênio no local, mas essa é a primeira vez que água é detectada na Lua.

A quantidade de água observada é o equivalente a 354,9 mililitros, um pouco mais da metade de uma garrafinha de água mineral. O líquido está contido em um metro cúbico de solo espalhado pela superfície lunar.

“Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua”, afirmou Paul Hertz, diretor da divisão de Astrofísica da Nasa, durante o evento de divulgação da descoberta. “Agora sabemos onde está. Essa descoberta desafia nossa compreensão da superfície lunar e levanta questões intrigantes sobre recursos na exploração do espaço profundo”, concluiu.
Recurso escasso

Apesar da importância da descoberta, a quantidade de água achada em solo lunar serve para confirmar novamente uma afirmação antiga da ciência: a água é um recurso extremamente escasso e raro na natureza. Segundo dados da Nasa, em comparação, o Deserto do Saara tem 100 vezes a quantidade de água detectada em solo lunar.

“A água é um recurso precioso, tanto para propósitos científicos quanto para os nossos exploradores”, disse Jacob Bleacher, chefe de Exploração Científica da Nasa. “Se pudermos usar o recurso na Lua, podemos levar menor quantidade [de água] e mais equipamento para ajudar em novas descobertas científicas”, salientou.







Fonte: Nasa.

Parte de carga dos Correios roubada durante assalto em Campos


Um motorista dos Correios foi vítima de assalto, nesta segunda-feira (26), na rua Sebastião Souza, no Parque Vera Cruz, próximo à Igreja Batista. Parte da carga, composta por 36 produtos, foi roubada. O veículo foi encontrado, pouco depois, também no subdistrito de Guarus. Nenhum suspeito foi preso. A Polícia Federal investiga o caso.

A van foi localizada na avenida Nazário Pereira Gomes. Dentro, estavam apenas a chave e uma parte dos produtos encomendados. O motorista relatou à polícia que foi abordado, por três homens armados, em um Gol branco, no momento em que fazia uma entrega. Os assaltantes roubaram parte do material, entraram no veículo e fugiram.

Dos 36 produtos levados pelos criminosos, 30 eram encomendas da modalidade PAC, dois de Sedex e quatro de Prime. A van e o material foram levados para a Delegacia da Polícia Federal, onde o crime será registrado. Em nota, a PF afirmou que "investigará a dinâmica e as circunstâncias do fato com o fim de identificar os responsáveis pelo cometimento do crime".

Por meio de nota, a assessoria de imprensa dos Correios esclareceu que “o empregado não sofreu ferimentos e terá acompanhamento psicológico. A empresa está colaborando com o trabalho de investigação, que está sendo conduzido pela Polícia Federal. Por ser assunto relativo à segurança, os Correios não divulgam números ou valores”.







Fonte: Folha da Manhã

Justiça Eleitoral apreende material irregular de campanha de Bruno Calil e 18 candidatos a vereador

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Material de campanha eleitoral do candidato a prefeito de Campos, Bruno Calil (Solidariedade), além de 18 candidatos a vereador, considerado irregular, foi apreendido no último dia 23. A informação foi divulgada extra-oficialmente nesta segunda-feira (26). A promotoria pública eleitoral recebeu uma denúncia anônima e encaminhou um pedido à Justiça Eleitoral, para mandado de busca e apreensão em duas gráficas, em Campos e em Duque de Caxias. Teria havido apreensão de material de campanha irregular, lista de eleitores e outra ilegalidade ainda não confirmada.

Além de Bruno Calil, foram relacionados os candidatos a vereador Alessando Inovare, Amy Costa, Douglas Mota, Fabiano Gordinho Bom de Bola, Gustavo Potencia, Ingrid Sofia, Marquinho, Matheus de Jesus, Nelma Veloso, Nilo Sérgio, Nilzinha do Caboio, Odvan Zagueiro, Professor Julio Arenari, Sabrina Rocha, Silvinho Martins, Tanea Vidal, Tais da Codim e Tita da Antiga Cerj.

O Jornal fez contato com o promotor público, Fabiano Rangel, responsável por receber a denúncia e pelo pedido à Justiça Eleitoral. Ele disse que não poderia responder sobre o fato, pois o assunto estaria sendo tratado como segredo de justiça. Porém, com o vazamento da informação, sabe-se que, por enquanto, não houve cumprimento dos mandados. Documentos e material apreendido estariam sendo avaliados. Fábricas com material de campanha ilegal e irregular estariam operando, além de distribuição de santinhos e panfletos com falhas de registro e declarações falsas. A reportagem procurou o Tribunal Regional Eleitoral para que comentasse a denúncia, mas ainda não obteve resposta

Nota de Bruno Calil

O candidato do Solidariedade, Bruno Calil, emitiu uma nota na noite de segunda-feira (26). Ele disse que foi “pego de surpresa quando viu circulando na imprensa um fato sobre sua candidatura”. Calil afirmou:

“Deixo claro que, diferentemente do que foi divulgado por alguns blogs, não houve busca e apreensão, e sequer fui notificado. Na falta de propostas e vendo as pesquisas, adversários nos atacam. Nós estaremos no segundo turno, e, infelizmente, veiculações de noticias como essas e ataques infundados contra a nossa candidatura irão se tornar rotineiras de agora para frente por parte dos nossos adversários”, conclui.







Fonte: Terceira Via

sábado, 24 de outubro de 2020

Schwarzenegger passa por sua terceira cirurgia cardíaca: 'Me sinto fantástico'


Arnold Schwarzenegger, o ator de 73 anos e ex-governador republicano da Califórnia, revelou que passou por uma cirurgia cardíaca.

Na postagem, que foi compartilhada no Instagram e no Twitter, Schwarzenegger contou que teve sua válvula aórtica substituída no centro médico da Cleveland Clinic em Ohio.

Uma válvula aórtica defeituosa não é algo que você queira, pois ajuda o sangue a sair do coração e pelo resto do corpo. Também pode levar à estenose aórtica e é mais comum com o envelhecimento. Outros, como Schwarzenegger, têm problemas cardíacos durante toda a vida por causa de um defeito cardíaco congênito.

Schwarzenegger postou que já estava se sentindo melhor. “Eu me sinto fantástico e já ando pelas ruas de Cleveland curtindo suas estátuas incríveis”, escreveu ele no Instagram. "Obrigado a todos os médicos e enfermeiras da minha equipe!"

Esta não é sua primeira cirurgia cardíaca

Schwarzenegger fez uma cirurgia cardíaca há dois anos para substituir uma válvula pulmonar, após uma substituição anterior da válvula pulmonar em 1997.

"A válvula pulmonar do governador Schwarzenegger foi substituída com sucesso e ele está se recuperando da cirurgia e está em condição estável", tuitou Daniel Ketchell, porta-voz da Schwarzenegger em 2018.

Schwarzenegger não é o primeiro político a ter lutado contra problemas cardíacos e isto não discrimina as linhas partidárias. Os registros médicos do presidente Donald Trump revelaram que ele tinha uma forma comum de doença cardíaca em 2018, enquanto o ex-candidato à presidência do Vermont, o senador Bernie Sanders, teve um ataque cardíaco em 2019.







Fonte: CNN