|
(Foto: Divulgação/FCTP) |
As cores, sabores e tradições italianas irão invadir a Cidade Imperial na próxima semana. A Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi e com apoio do Instituto Italiano de Cultura no Rio de Janeiro (IICRIO) e Consulado Geral da Itália, realizará mais uma edição da Serra Serata – a Festa Italiana de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no período de 4 a 13 de setembro, no Palácio de Cristal. Muita música, dança, teatro e comidas típicas prometem contagiar a cidade nesses dez dias, com uma programação gratuita e para todas as idades.
O tema da sexta ediação da festa é "Teatro e Poesia", destacando a Commedia dell'arte com intervenções teatrais e decoração temática, e homenagens a dois importantes ícones da literatura: o poeta florentino Dante Alighieri e o poeta petropolitano Raul de Leoni, através de exposições abertas ao público durante todo o período de realização do evento.
“A Serra Serata é um evento cultural com grande potencialidade turística, por isso a Fundação de Cultura e Turismo a transferiu para o Palácio de Cristal em 2013, qualificou seu cenário temático e vem valorizando sua programação cultural atraindo, a cada ano, maior fluxo turístico”, disse Evany Noel, presidente interina da FCTP.
Na abertura, que acontece na próxima sexta-feira (4), o público poderá apreciar o show “Anima & Cuore” com o cantor Luciano Bruno. Outros nomes de destaque também se apresentarão na festa, como Fred Rovella, Luiz Gamonall, Anna Hannickel, Quarteto Italia Nostra, Roberto Perrota e Grupo E La Nave Va, Felipe Depoli Quinteto, Monica Campos e Eduardo Fernandes, Banda Fábrica, Quartifusa Ensemble, Baile de Máscaras com o Grupo Finestra Del Cuore e Concerto Internacional Andrea Marcelli Trio no Theatro D. Pedro. Os corais da cidade trazem todo seu talento para a Serra Serata, entre eles o Municipal, Meninas Cantoras, Princesas de Petrópolis, Dó-Ré-Mi e Pro Tempore.
A tradicional culinária italiana poderá ser degustada nas barracas de alimentação e de produtos gastronômicos montadas nos jardins do Palácio de Cristal. O artesanato também marca presença na festa com barracas de produtos feitos por artesãos da cidade, e quem gosta de levar uma lembrança pra casa, vai encontrar uma grande variedade de souvenir no Pantheon de Agrippa.
Na programação, estão ainda oficinas de gastronomia realizadas em parceria com o Senac e o Festival de Filmes Italianos no Centro de Cultura Raul de Leoni, que vai exibir clássicos como “A vida é bela”, “Casanova e a revolução”, “Matrimônio à italiana”, dentre outros. Danças folclóricas, oficina de confecção de máscaras, concurso de poesia, recreação infantil, esquetes teatrais, bandas marciais, concertos e a clássica gôndola no jardim estão entre as atrações oferecidas para o público.
A denominação da festa foi escolhida por trazer a combinação entre as palavras Serra, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana, e Serata, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite. Segundo estimativas, um terço dos petropolitanos descendem desses primeiros imigrantes e a Serra Serata vem com o intuito de enaltecer a italianidade e o sentimento de pertencimento dos descendentes de imigrantes italianos em Petrópolis, além de celebrar sua valiosa contribuição no desenvolvimento social, econômico e cultural do município.
Fonte: G1 | Secom Petrópolis