quinta-feira, 31 de agosto de 2017

IFF conquista medalha de ouro no vôlei de areia masculino

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A dupla José Arthur e Heitor Vasconcelos, ambos de 18 anos, conquistou a medalha de ouro para o IFFluminense no vôlei de areia, nessa quarta-feira, dia 30 de agosto, após vitória sobre os meninos do IF Norte de Minas Gerais (IFNMG) por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19. Esse é o quinto campeonato seguido do IFF nessa modalidade, nos Jogos dos Institutos Federais etapa Sudeste (JIF Sudeste).


Campeão do JIF Sudeste e medalhista de prata no nacional em 2016, o estudante de Engenharia Elétrica do Campus Campos Centro, Heitor Vasconcelos, conta que conheceu o parceiro e estudante do Curso de Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus, José Arthur, há pouco mais de um mês. “Nosso entrosamento foi muito bom, estou muito feliz com mais essa vitória; agora vamos trabalhar firme para jogar tudo que a gente sabe na etapa nacional e, se Deus quiser, conquistar o ouro lá também”, destaca.

O exigente José Arthur, que ingressou no IFF no 1.º semestre de 2017, está feliz com a medalha de ouro em sua primeira competição. "Tivemos alguns erros, poderíamos ter feito um jogo melhor, mas estou muito satisfeito com o resultado". 

No vôlei de areia feminino, a medalha de ouro foi para Andressa e Camila, do IF Sudeste de Minas Gerais, que venceram as campeãs do JIF Sudeste 2016, Júlia e Laura, do IFFluminense, por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/16. “Foi uma vitória de superação, foi sensacional. Vamos buscar o ouro no nacional”, comemora Camila.

Após a conquista da medalha de prata, as estudantes do Campus Cabo Frio do IFFluminense destacaram a importância da participação em competições como o JIF. “Claro que queríamos o ouro, mas é importante ganhar uma medalha numa competição regional como essa, com atletas de diferentes instituições. Demos o nosso máximo e estamos satisfeitas com o resultado”, avalia Laura.

A dupla masculina de vôlei de praia do IFF foi treinada pelo professor Edson Marcos, que também acompanhou as atletas do Campus Cabo Frio na semifinal e final da competição. 

Confira os resultados dos jogos: 

1.ª Semifinal Masculina - IFF 2 x 0 IFTM (Parciais de 21/06 e 21/09)

2.ª Semifinal Masculina - IFNMG 2 x 0 IF Sudeste MG (Parciais de 21/10 e 21/13)

Final - IFF 2 x 0 IFNMG (Parciais de 21/16 e 21/19)

1.ª Semifinal Feminina - IFSP 0 x 2 IFF (Parciais de 21/12 e 21/10)

2.ª Semifinal Feminina - IFNMG 0 x 2 IF Sudeste MG (Parciais de 21/17 e 21/17)

Final - IF Sudeste MG 2 x o IFF (Parciais de 21/17 e 21/16)





Fonte: Ascom IFF

Conscientização sobre veículos abandonados em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São João da Barra, por meio de uma ação conjunta envolvendo as secretarias de Transportes e Trânsito, Ordem Pública e de Meio Ambiente e Defesa Civil, realiza junto à população e a proprietários um trabalho de conscientização sobre veículos abandonados nas vias públicas municipais.

De acordo com a Secretaria de Transportes, inicialmente é identificado o proprietário, seguido de abordagem da equipe de fiscalização que informa sobre os riscos e os danos que o veículo abandonado causa em via pública.

“Além dos riscos viários, nos preocupamos com os riscos relacionados à saúde, à segurança da população e à limpeza urbana voltada para a poluição visual que o veículo ocasiona”, explicou secretário de Transportes e Trânsito, Julinho Peixoto.

Ainda segundo o secretário, a ação é realizada de forma participativa com os proprietários, que indicam um espaço apropriado de sua responsabilidade para guardar o veículo que é guinchado, transportado e acondicionado no local indicado. Nessa etapa nenhum automóvel está sendo apreendido.

Segundo Ulisses Nolasco, da Secretaria de Meio Ambiente, com a remoção há uma melhor fluidez do trânsito. O trabalho está sendo realizado de forma gradativa e continuado em todo o município. Já foram realizadas 11 remoções nas ruas João Francisco de Almeida, Dr. Manoel Alves e no entorno da Praça São Pedro, no centro da cidade.






Fonte: Secom PMSJB

Campeonato de kitesurf em Grussaí

(Foto: Divulgação)
A praia de Grussaí, em São João da Barra, recebe neste domingo, 3 de setembro, a 1ª Copa Slake de Kitesurf. O evento reunirá cerca de 100 participantes dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e terá início às 9h, nas proximidades do Polo Gastronômico. As inscrições podem ser feitas no local da competição ou pelo telefone (22)99885-2833.

A disputa será nas categorias regata feminino, regata iniciante, regata open, regata master e Freestyle. Entre os destaques do esporte que já confirmaram presença estão o campeão brasileiro amador, Felipe Macedo, e os atletas locais Fabiano Souza, Édipo Paes, Rodrigo Barreto e Davi Maciel.

A competição é promovida pelo site ventaka.com, com apoio da iniciativa privada e da Prefeitura de São João da Barra, por meio do Departamento de Esportes. “Será um evento de alto nível que deverá contar, além de São João da Barra, com atletas de Campos dos Goytacazes, Macaé, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Vila Velha, Piúma e Guarapari, entre outras cidades”, destaca o organizador Silmar Antunes.

Na opinião do coordenador geral de Esportes de São João da Barra, João Paulo Almeida, é importante a realização de competições desse porte, tanto no incentivo ao esporte quanto para atrair pessoas a São João da Barra.

“Receberemos desportistas e pessoas que virão para prestigiar o evento, que é um grande atrativo para o domingo e tem o apoio da Prefeitura de São João da Barra. Temos no município excelentes atletas na modalidade que, assim como tantas outras, cresce a cada dia no município e tem nosso incentivo”, afirmou.






Fonte: Secom PMSJB

Diretor-geral da ANP determina slogan: “Mais royalties, mais empregos”

(Foto: Divulgação)
“Mais royalties, mais empregos”. Este, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, deveria ser o slogan da campanha que busca incrementar a extração de petróleo nos campos maduros (com produção em curva descendente) da Bacia de Campos. Em reunião encerrada agoora há pouco, no Rio, o diretor-geral da ANP disse aos representantes do governo estadual e de seis municípios produtores que considerou “infeliz” o slogan “Menos royalties”, utilizado na campanha do prefeito de Macaé, Dr. Aluizio (PMDB).

Oddone explicou que a negociação pela diminuição de royalties poderia se dar apenas sobre o excedente da produção dos 24% geralmente extraídos de cada jazida petrolífera, e que os contratos vigentes serão respeitados. Ele garantiu que nada será feito sem uma ampla discussão com os municípios e o Estado do Rio, em rodadas técnicas de negociação, sobretudo na definição dos campos maduros, e com audiências públicas. Uma reunião entre todos os atores envolvidos foi pré-agendada para outubro, mas com data e local ainda a definir.

A reunião na ANP, na tarde de hoje, se seguiu a uma realizada  no final da manhã, no Palácio Guanabara, entre os representantes de seis municípios produtores da região com Christino Áureo (PTN), secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico. Ele aposta nas isenções ficais do Repetro (regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens destinados à exploração e à produção de petróleo e de gás natural) como alternativa à possibilidade de redução de royaties.

Participaram das duas reuniões o prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS); de São João da Barra, Carla Machado (PP); e de Quissamã, Fátima Pacheco (PTN). Os municípios de Búzios, Casimiro de Abreu e Caparebus também enviaram representantes: o vice-prefeito buziano Carlos Henrique Gomes (PP), o procurador-geral casemirense Eduardo Castro e o subprocurador-geral carapebuense Ivan Lessa. Na encontro na ANP, governo fluminense se fez representar por Paula Martins, subsecretária estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de Petróelo e Gás.







Fonte: Blog Opiniões

Prefeitura de SJB pagou salários de comissionados de 2016

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Prefeitura de São João da Barra paga nesta quarta-feira, 30, o salário de dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro salário dos comissionados referentes a 2016. Também serão liberados os vencimentos de dezembro e segunda parcela do décimo terceiro de contratados que protocolaram processo administrativo para confirmar a frequência no período. O restante dos contratados recebeu os valores pendentes no dia sete de julho.

Ao quitar as dívidas, a atual administração fecha um ciclo de débitos relacionados aos servidores herdados da gestão passada, incluindo salário de dezembro e segunda parcela de décimo terceiro dos funcionários efetivos – pagos respectivamente em 13 de janeiro e 15 de fevereiro–, além de repasse ao Fundo Próprio de Previdência, no valor de R$ 4,5 milhões, descontados dos servidores e não repassados entre abril e dezembro de 2016.

– Iniciamos nossa administração com essas e outras dívidas. Priorizamos o pagamento de pessoal e conseguimos alcançar nosso objetivo, que foi colocar em dia salários de efetivos, contratados e comissionados. Também já resolvemos parte dos compromissos com as firmas terceirizadas e estamos trabalhando para regularizar a situação como um todo – destacou a prefeita Carla Machado.

Pagamento de agosto – os salários dos servidores municipais referentes ao mês de agosto serão pagos no dia 31, cumprindo o prazo de último dia útil do mês, conforme havia anunciado a prefeita Carla Machado.






Fonte: Secom PMSJB

Capacitação para agentes de endemias nesta quinta em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
O Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra promove nesta quinta-feira, 31, das 9h às 14h, no Cine Teatro São João, capacitação dos agentes de combate a endemias visando o treinamento teórico quanto à transmissão e profilaxia da raiva.

A capacitação dos agentes, de acordo com o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Moreira Machado, é a primeira etapa dos trabalhos visando a vacinação antirrábica em cães e gatos no município.

“Na segunda etapa, a partir no dia 18 de setembro, das 8h às 14h, a imunização acontece em postos volantes nas áreas rurais. Na Campanha Nacional, no dia sete de outubro, serão 17 postos fixos distribuídos no município”, explicou.

Abrindo a programação nesta quinta-feira, a médica veterinária e doutora em Ciência Animal da Universidade Federal Fluminense (Uenf), Indiara dos Santos Sales, realiará palestra com o tema: História e transmissão da raiva humana.

Na sequência, o enfermeiro e 1º tenente bombeiro militar, Jeferson Medeiros Pereira, que atua há nove anos em atendimento de emergências, abordará Profilaxia e primeiros socorros em acidentes com animais.






Fonte: Secom PMSJB

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Programação de desfiles cívicos em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
O mês de setembro em São João da Barra será de comemorações pelo Dia da Pátria, pelo fato acontecido em sete de setembro de 1822, quando Dom. Pedro, as margens do rio Ipiranga, declarou independência de Portugal. A fim de valorizar as tradições patrióticas, escolas municipais, particulares, estaduais e federais, Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), Destacamento de Bombeiros e outras instituições militares e escolares se reúnem para homenagens através do tradicional desfile.

No dia sete de setembro, a prefeita Carla Machado e autoridades locais, farão o hasteamento de bandeiras, às 9h, na Praça São João Batista; em seguida, às 10 horas, tem início o desfile cívico militar e escolar, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, ao som das bandas marciais Derly Machado e Ubaldo Sena.

Mas o ato cívico já começa no município na sexta-feira, 1, com os desfiles de escolas nas localidades de Barcelos, às 9h, e Cazumbá, às 14h. Na segunda-feira, 4, os desfiles acontecem, às 9h, em Cajueiro, e em Mato Escuro, às 15h. No dia 5, terça-feira, às 9h, será a vez das escolas do Açu. Na quarta-feira, 6, às 9 h, em Atafona, e às 15h, em Grussaí.

A secretaria de Educação e Cultura vai explorar durante o desfile o tema trabalhado este ano na rede pública: Ética e Valores: alicerces para a construção de uma cultura de paz. O objetivo é exaltar os valores morais de ética e do civismo na formação da cidadania.

Confira no link abaixo toda a programação:







Fonte: Secom PMSJB

Reunião para fomentar turismo de negócios em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Integrantes do governo municipal se reuniram na terça-feira, 29, com a Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes de São João da Barra, a fim de traçar metas para alavancar o turismo de negócios na região. A Secretaria de Planejamento, em parceria com o Sebrae, vem buscando meios para orientar os empresários locais, objetivando o desenvolvimento econômico.

Entre os assuntos em questão, a elaboração de um diagnóstico, por parte do Sebrae, baseado nas propostas dos empresários, visando identificar as demandas e deficiências do setor hoteleiro. “Estamos empenhados em apoiar os empresários locais, criando condições para fomentar os negócios na região. Vamos estar reunidos para planejar e chegar a um consenso que fique bom para todos”, disse o subsecretário de Planejamento, José Carlos Chagas.

Também foram debatidos: preços das diárias; confecção de catálogo dos hotéis, pousadas e restaurantes; campanha de legalização dos estabelecimentos; parceria com as empresas que prestam serviços ao Porto do Açu; questões relativas à infraestrutura; marketing e outros.

– As pousadas estão entre os empreendimentos que mais sofrem com a sazonalidade. Precisamos de medidas diferenciadas que atraiam hóspedes durante todo o ano, impulsionando, inclusive, a geração de empregos – afirmou o vice-prefeito e empresário, Alexandre Rosa. “Vejo como de suma importância o apoio do Sebrae e da Prefeitura à nossa causa. Estamos confiantes de que esta parceria surtirá efeito com o tempo”, acrescentou.

Em uma breve avaliação da reunião, o gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares, disse ser positiva essa troca de sugestões, e que isso vai ajudar a consolidar a proposta da instituição.

“Demos um passo importante para começar a pensar e estruturar um plano para que as empresas do Porto tenham acesso à rede de hotéis, pousadas e restaurantes disponibilizada por esta cidade tão hospitaleira, e repleta de belezas naturais”, pontuou.

Segundo o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes, Osvaldo Barreto, é de grande relevância a participação dos empresários dos segmentos envolvidos nestes encontros, cujo propósito é traçar metas para mudar o atual cenário econômico do ramo de hospedagem.

A próxima reunião acontecerá no dia 12 de setembro. Além dos citados, estiveram presentes: o secretário de Planejamento, Sávio Saboia; o gerente, Luciano Barreto; e o consultor do Sebrae, Glauco Nader.






Fonte: Secom PMSJB

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Prefeitura de SJB participa do Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas

(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de São João da Barra participa do V Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB/RJ), na Casa da Cultura Câmara Torres, no centro histórico da cidade de Paraty, no Sul Fluminense. Iniciado na segunda-feira, 28, o evento termina na quarta-feira, 30. A organização é do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) por meio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, o secretário Alex Firme e a subsecretária Joiciara Pedra, além do coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, estão representando o município no Encontro, que promove a integração e a troca de experiências entre os comitês, fomentando o debate acerca de soluções pertinentes ao uso de recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro.

"A participação de São João da Barra é importante para mostrar os problemas enfrentados pelo Município com o avanço do mar e o assoreamento do rio Paraíba do Sul, e suas possíveis soluções", declarou Alex Firme, que apresentará na quarta-feira uma palestra abordando o assunto.

Segundo Adriano Assis, encontro discutirá a Interface da Gestão Costeira com a Gestão de Recursos Hídricos; Relação da diminuição da vazão dos rios x avanço marinho/cunha salina; e Barragens, licenciamento e segurança hídrica.

"Haverá ainda apresentação de casos de sucesso na gestão das águas nas esferas pública e privada, visitas técnicas e encontros setoriais, além de Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas", acrescentou Adriano.

O ECOB/RJ vem se consolidando como ferramenta fundamental para levar ao conhecimento público as inovações acerca da gestão hídrica no estado, gerar relacionamentos e soluções público-privadas no que se refere à implementação de práticas mais sustentáveis no uso destes recursos.







Fonte: Ascom PMSJB

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Greve: Motoristas de ambulância terceirizados da PMCG

(Foto: Divulgação)
A partir da próxima sexta-feira (1º), motoristas de ambulâncias contratados pela empresa Prime, prestadora de serviços à Prefeitura, podem entrar em greve, por tempo indeterminado. A decisão foi firmada nesta segunda-feira (28), em assembléia realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos (Siprosep), quando os profissionais entraram em estado de greve.

Os motoristas reivindicam o pagamento de salários atrasados há quase três meses, além do vale alimentação, em atraso há sete meses. O presidente do Sindicado dos Condutores de Ambulância do Estado do Rio de Janeiro (Sincaerj), Robson Melo, disse que esteve um representante da Prime na assembléia, garantindo o pagamento de salários referente ao mês de julho e o restante do mês de abril, além de liberar dois meses de vale alimentação.

“Acontece que a categoria não aceitou a proposta. O salário do mês de abril, por exemplo, foi parcelado em três vezes e a empresa só pagou uma parcela. Diante a este impasse, a categoria decidiu entrar em estado de greve para que, nos próximos dias, possamos notificar o Ministério do Trabalho, a Prime e a prefeitura que os motoristas vão parar por tempo indeterminado”, disse.






Fonte: Campos24horas


Dragagem do canal de navegação na foz do Paraíba em Atafona é aprovada no Inea

(Foto: Paulo Pinheiro)
O conselho diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aprovou, em reunião nessa quinta-feira (24), as licenças para dragagem dos canais de navegação em Atafona e São João da Barra, que estão assoreados. A informação é do secretário sanjoanense de Meio Ambiente, Alex Firme, que aguarda a publicação da ata da reunião, para oficializar a liberação, e saber as condicionantes impostas pelo Inea.
As dragagens vão ocorrer nas proximidades da ilha do Cardoso, em SJB, e na foz do Paraíba, em Atafona. “Após a liberação das licenças, antes de iniciar a dragagem, vamos ter um intenso diálogo com a comunidade, pescadores, Colônia, nossa equipe da secretaria, representantes da secretaria de Meio Ambiente do Estado, para fazer tudo com muita responsabilidade. Nossa equipe, que tem à frente a prefeita Carla Machado (PP), está em diálogo constante com o Inea para agilizar todo processo de licenciamento”, informou Alex, lembrando que continua em andamento a construção do documento que vai nortear o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra de contenção do mar e recuperação da orla em Atafona.

Na foz do Paraíba do Sul, o processo de assoreamento tem prejudicado diretamente os pescadores e também empresários do ramo. Nos frigoríficos — onde os barcos atracavam para descarregar o pescado, comprar gelo, carregar a embarcação de suprimentos para o período em alto mar —, a profundidade do rio chegava a cerca de três metros. Hoje, tudo virou praia. A dragagem pode solucionar o problema, mas, por outro lado, existem pescadores que temem que a retirada da areia possa facilitar o avanço do mar sobre o Paraíba.

O blog tentou contato com Inea, por e-mail, para saber quais os próximos procedimentos para o início da intervenção, mas não recebeu um posicionamento até o momento da publicação.








Fonte: Blog do Arnaldo Neto

Bolsas de estudo em São João da Barra para segundo semestre de 2017


Estar qualificado tornou-se o maior desejo de muitos brasileiros. Isso porquê uma boa formação educacional, além de destacar o currículo e valorizar o profissional, ajuda a obter uma dose extra de conhecimentos. Porém, planejar a capacitação na área almejada parece ser uma realidade distante quando o investimento não cabe no orçamento.

Se você se encaixa nesse perfil, não se preocupe. O Educa Mais Brasil te dá a oportunidade para alcançar o seu objetivo profissional por meio de bolsas de estudo com até 70% de desconto. Este programa de inclusão educacional já ajudou mais de 450 mil alunos durante os seus 14 anos de atuação em todo o país.

O ingresso a uma educação de qualidade vai além de atingir o sucesso profissional, como pontua a Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres: “o Educa Mais Brasil oferece o ponto de partida para que uma pessoa possa alcançar um propósito de vida, ajuda também a evoluir cada vez mais os conhecimentos e escrever uma história”.

Neste semestre de 2017.2, o Educa Mais Brasil dispõe de 250 mil bolsas de estudo, conta com a adesão de mais de 18 mil instituições parceiras e inscreve estudantes de todas as regiões do país. No estado do Rio de Janeiro são oferecidas mais de 49.500 mil bolsas de estudo nas modalidades presencial e EAD. Em São João da Barra, as oportunidades são para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem.

O Educa Mais Brasil também atende a população das cidades vizinhas, sendo possível verificá-las no site. Para ser contemplado é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade, realizar a inscrição por meio do site: www.educamaisbrasil.com.br e ficar atento ao regulamento do Programa.

Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.





Fonte: Portal OZK

Exportação é tema de reunião com agricultores em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
A Secretaria de Agricultura de São João da Barra promoveu na quinta-feira, 24, uma reunião com sua equipe técnica, produtores rurais, Emater, Pesagro, Fundenor, Cooperativa de Produtores Rurais do 5º distrito e representantes da Ita Export, uma empresa de exportação sediada em Campos dos Goytacazes.

Realizado na Subprefeitura, em Sabonete, o encontro teve por objetivo discutir o desenvolvimento do setor agrícola do município visando a exportação, identificando as potencialidades da região, o que é produzido e a capacidade de produção da fruticultura.

Hoje a agricultura familiar faz a comercialização nos diversos pontos da Feira do Produtor, distribuídos em São João da Barra e Campos dos Goytacazes, e para o grupo Barcelos e Cia.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, salientou que o encontro faz parte das ações da pasta visando alternativas para o escoamento da produção. “Estamos trabalhando para oferecer novos mercados consumidores para os agricultores familiares. Essa é mais uma proposta a médio e longo prazo para que o produtor possa ter mais uma opção de comercialização”, contou.

Para o agricultor Romilson Machado França, da Vila da Terra, a discussão foi muito produtiva. “É um mercado novo e pensei que não fosse acessível, mas hoje pudemos ver que é viável e que depende de nós para chegar até ele”, comentou.

O consultor da empresa de exportação, Robson Lessa, destacou que o município tem grande potencial para abraçar esse mercado. “Com a união dos agricultores e o incremento da produção, São João da Barra tem potencial para ser um município exportador. Esse mercado traz não só crescimento financeiro para o município como técnico também”, destacou.

A Secretaria de Agricultura vem trabalhando, desde o inicio dessa gestão, visando o desenvolvimento do setor com o fomento à diversificação de cultura, serviço da patrulha mecanizada, parcerias com a Emater que oferecem serviços de atendimento técnico e de extensão rural, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), junto à Emater e outros órgãos, e elaboração de projetos de crédito rural.

Escoamento é pauta de reunião - Secretários de Agricultura que integram o Conselho Regional de Agricultura do Norte Fluminense se reuniram na quinta-feira (24) em Cardoso Moreira. Na pauta a reabertura Ceasa, em Guarus, para a prefeitura de Campos dos Goytacazes, que beneficiaria os municípios da região na carga e descarga de alimentos e, também, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para os municípios que ainda não podem emitir este licenciamento. 

Osvaldo Barreto, secretário de Agricultura de São João da Barra é vice-presidente da entidade, que tem como presidente o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso. "Com a reativação do centro de distribuição, São João da Barra vai contar com um box, que passa a ser mais um ponto para escoamento dos produtos oriundos da agricultura familiar", disse Osvaldo.






Fonte: Secom PMSJB

Encontro de estudantes de arquitetura e urbanismo em setembro


(Foto: Divulgação)
Representantes da comissão de estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense e do Centro Universitário Fluminense estiveram reunidos na Prefeitura de São João da Barra, na sexta-feira, 25, para discutir a realização do XX Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Erea), entre 5 e 10 de setembro, no Balneário de Atafona.

Cerca de 600 estudantes, de todas as regiões do Brasil, participarão do projeto sociocultural da Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Fenea). “O objetivo é promover integração entre os universitários e a cidade, com foco na arquitetura e nos problemas sociais locais”, declarou o diretor de finanças do XX Erea Leste – Goytacá 2017, Gustavo Viana.

O encontro proporcionará, ainda, a criação de intercâmbio de experiências e conhecimentos que propiciem uma formação ainda mais completa, seguindo preceitos fundamentais do respeito ao meio ambiente e ao ser humano. "Os moradores da cidade também poderão participar, durante o dia, causando um estreitamento de laços culturais materiais e imateriais, tais como a arte na cidade e o olhar à arquitetura social e a economia – ressaltou Gustavo.

“A intenção é ampliar a discussão sobre ensino, pesquisa e extensão, e contribuir para a formação humana e profissional dos estudantes, promovendo uma melhor qualidade de vida para os habitantes de São João da Barra”, disse a diretora de atividades do XX Erea Leste – Goytacá 2017, Ana Júlia Carvalhado.

A comissão organizadora do XX Erea Leste – Goytacá 2017 solicitou ao poder executivo duas vagas de estacionamento de carro na avenida Atlântica, entre as ruas Mal. Rondon e Sebastião Vasconcelos, em Grussaí, para construção, durante o evento, e permanência ao longo dos anos, do Parklet, que consiste em uma vaga de carro ocupada e trasnformada em um espaço de convívio e lazer, proporcionando um lugar agradável para pedestres e intensificando o contato do espaço público com os seus usuários.

Da Secretaria de Planejamento, participaram da reunião o secretário Sávio Sabóia e o gerente Luciano Barreto. Ordem Pública, o secretário Maxwel Araújo , gerente Phillipe Nicácio Oliveira e o supervisor geral da Guarda Civil Municipal, Luiz Marcos Teixeira. O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, e o gerente de Transporte e Trânsito, José Renato Duarte, também estiveram presentes.






Fonte: Secom PMSJB

SJB: contratação de mão e obra local para o Porto do Açu

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dentro da política direcionada à empregabilidade, a Prefeitura de São João da Barra comemora mais um avanço a partir da assinatura, no Gabinete da prefeita Carla Machado, no último dia 23, de um convênio entre a cooperativa Cooperlog e o Porto do Açu. Por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, que fez o elo entre as partes, 40 profissionais passam a atuar no transbordo de cargas dentro empreendimento.

De acordo com o presidente Alberto Pereira Chagas, a proposta da cooperativa, regularizada em junho de 2015 e com atuação a partir de novembro de 2016, é focar na mão de obra local e a Prefeitura é uma aliada nessa busca por oportunidades, já que vem concentrando esforços para que sejam priorizados trabalhadores sanjoanenses nas firmas instaladas no Município.

“Hoje somos 23 cooperados, todos proprietários dos veículos de trabalho. Mas a geração de empregos na prestação do nosso serviço supera esse número, pois temos que contratar motoristas e encarregados. No caso específico do convênio com o Porto, foram 40 empregados”, explicou Alberto, ressaltando a conexão com o Balcão De Empregos, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Trabalho e Renda, para o acesso da cooperativa a currículos e contratação de funcionários. 

De acordo com o subsecretário municipal de Planejamento, José Carlos Chagas, a empresa apresentou o planejamento de investimento e o poder público municipal intermediou desde o cadastramento da cooperativa à inclusão no sistema. 

“Em um ato posterior a essa primeira função no transbordo de carga dos navios dentro do Porto, a cooperativa deverá passar a atuar, também, no transporte rodoviário da carga para o terminal na região metropolitana do Rio de Janeiro, aumentando ainda mais a renda dos cooperativados e gerando uma receita de ISS considerável para o município”, comentou José Carlos, que atua também na área de Desenvolvimento Econômico dentro da administração municipal.

A prefeita Carla Machado, afirma que essa é mais uma oportunidade abraçada pelos sanjoanenses. “São chefes de famílias que poderão demonstrar sua capacidade e profissionalismo. Agradecemos à empresa, na pessoa do Doutor Caio Cunha, por mais essa parceria”.

Também estavam presentes no ato de assinatura do convênio entre a Cooperlog e o Porto do Açu o vice-prefeito, Alexandre, Rosa, o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, e integrantes da cooperativa.







Fonte: Secom PMSJB

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

SJB na abertura da Merco Noroeste

(Foto: Divulgação)
São João da Barra marcou presença, na quinta-feira, 24, na abertura do oficial de um dos maiores eventos de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Merco Noroeste (Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense), realizada em Itaperuna e que está em sua a XIX edição.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, representou o município no evento que contou com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt, do secretário de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, entre outras autoridades.

No encontro foi assinado o contrato de abertura de crédito do Programa Prosperar, da Secretaria de Estado de Agricultura, que prevê a capacitação dos beneficiários em processamento, adequação às novas legislações e gestão do empreendimento, resultando na inclusão integral das agroindústrias familiares no mercado formal.

Para Osvaldo Barreto, a participação do município foi importante, pois, houve a oportunidade de solicitar ao secretário de Estado, Jair Bittencourt, apoio com relação ao maquinário utilizado para atendimento aos produtores rurais. “Hoje o atendimento da patrulha mecanizada é uma de nossas maiores dificuldades e tivemos a chance de solicitar ao secretário apoio para viabilizar mais máquinas para o município”.

Osvaldo Barreto explica, ainda, que foi anunciado o retorno do programa Rio Rural e mencionado o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com o interior, principalmente no setor do agronegócio, que vem crescendo fortemente na região. E assinado termo de cooperação técnica entre a Pesagro Rio e a clínica veterinária São Camilo, de Itaperuna, visando ampliar a pesquisa no setor para animais de grande e pequeno porte e trazer tecnologia para a região.

Também participaram da solenidade o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Orlando Diniz; o vice-presidente executivo do Sistema Firjan, Ricardo Maia; o diretor do Sebrae RJ, Armando Clemente; o presidente da Companhia Paduana de Papeis, Fernando Pinheiro; o diretor geral da UniRedentor, Heitor Antônio.






Fonte: Secom

Investimentos em cultura por meio da Lei Rouanet em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o vice-prefeito, Alexandre Rosa, se reuniram com representantes de empresas do Porto do Açu – Ferroport, Anglo American, Prumo Logística – e do Sesi Cultural Rio. O encontro, na quarta-feira, 23, teve como proposta a apresentação dos mecanismos das leis de incentivo à cultura e criação de projetos culturais para o município, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida por Lei Rouanet.

Carla agradeceu a presença das empresas do Porto do Açu no encontro e salientou que foi uma oportunidade de discutir o interesse em investir, também, em projetos culturais no município.

“Foi o primeiro passo para buscarmos novos parceiros que tenham interesse em investir nessa área, conhecer esses mecanismos por meio da Lei Rouanet e começar a pensar em conjunto sobre essa possibilidade. O município conta com vários atrativos, como festejos religiosos, verão e carnaval, que atraem grande número de visitantes, além do teatro e da música que são expressões artísticas tradicionais em São João da Barra”, ressaltou a prefeita.

O gestor de Cultura e Arte, Antenor Oliveira, e a especialista em Cultura e Arte, Olga Acosta, ambos do Sesi, abordaram os diversos aspectos da Lei Rouanet, como abatimento fiscal para Pessoas Jurídicas (empresas), garantias e retorno em marketing.

Destacando que investir em ações culturais é uma oportunidade para que empresas reduzam valores de tributos e impostos nas diversas esferas de governo, mas também uma forma de incentivar e reconhecer as criações artísticas e de valorizar a imagem institucional.

“O investimento em cultura também gera inclusão social, desenvolvimento do município e movimenta a economia local. A educação tem o poder de transformar a cidade e aí que entram a cultura e a arte, cumprindo um papel social por meio de projetos”, enfatizou Antenor Oliveira.







Fonte: Secom

Agenda da Ouvidoria Itinerante de São João da Barra

(Foto: Daiana Zerbinni)
Com objetivo de facilitar o acesso da população às ouvidorias da Saúde, Transportes e de Ordem Pública, a Prefeitura de São João da Barra criou o projeto Ouvidoria Itinerante. O atendimento será uma vez por semana e todos os distritos serão contemplados.  

Abaixo Cronograma:

- Açu (21/08)
- Barcelos (30/08)
- Mato Escuro (05/09)
- Quixaba (12/09)


“Desta forma estamos desenvolvendo um modelo de gestão participativo, promovendo o diálogo entre o Poder Executivo e os usuários dos serviços públicos e, consequentemente, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, declarou a prefeita Carla Machado, anunciando para dia 30, na Unidade de Saúde de Barcelos, o próximo atendimento, a partir das 9h.

A Ouvidoria busca a melhoria na prestação dos serviços de saúde pública municipal e através da implantação da Ouvidoria Itinerante, será possível ampliar as formas de contato da Ouvidoria com a população, implementando nova metodologia nos atendimentos aos usuários.A Ouvidoria Itinerante tem como oferecer ao usuário a oportunidade de se manifestar presencialmente na sua área de abrangência.





Fonte: Pense Diferente | Secom

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

São João da Barra: incentivo ao Setor de hospedagem

(Foto: Divulgação)
Com a finalidade de aproximar o poder público do setor de hospedagem visando a implantação de um plano estratégico de desenvolvimento econômico, a Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com o Sebrae, promoveu na terça-feira, 22, uma reunião na sede da Prefeitura com a Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes de São João da Barra. 

No encontro ficou definida a elaboração, pelo Sebrae, de um diagnóstico da infraestrutura desses estabelecimentos para que se tenha dados da real situação dos meios de hospedagem do município. "De acordo com as demandas apresentadas pelos empresários, a proposta é a realização de cursos de capacitação com o intuito de oferecer um serviço profissional e de qualidade", explica o subsecretário de Planejamento, José Carlos Chagas.

– Nosso papel é ajudar a organizar o setor para que tenhamos legitimidade para poder aumentar o fluxo de hospedagem no município – relatou o gerente regional do Sebrae, Gilberto Soares, que disponibilizará consultores especializados no assunto para dar orientação e instruir, no que for preciso, os empreendedores a se desenvolverem. 
“Vamos montar vários trabalhos a fim de impulsionar o setor, porém é necessária uma sinergia envolvendo todos os setores econômicos para desenvolver a classe hoteleira e gastronômica”, frisou Gilberto.

Para o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes, Osvaldo Barreto, o encontro foi produtivo por apresentar propostas importantes para o desenvolvimento econômico do município e dos empresários do ramo, além da geração de emprego e renda. 

“Debatemos também assuntos pertinentes ao melhoramento de nossos serviços, infraestrutura do município, difusão de todos os tipos de turismo e grande perspectiva de desenvolvimento do setor para que possamos sair das dificuldades financeiras que estamos enfrentando em face da crise nacional”, declarou Osvaldo, acrescentando que o próximo encontro acontecerá no dia 29 de agosto, às 10h, na sala de reunião do Gabinete da prefeita Carla Machado.

Participaram da reunião representando a Secretaria de Planejamento, o secretário, Sávio Sabóia, e o gerente Luciano Barreto.




Fonte: Secom PMSJB

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Multidão se reúne na "Marcha para Jesus" em São João da Barra

(Fotos: Divulgação | PIB SJB)
Com intuito de proclamar o Evangelho de Cristo, a Primeira Igreja Batista de São João da Barra promoveu, no último sábado, 19, a Marcha para Jesus. O movimento aconteceu na sede do município e contou com uma multidão de fiéis – também de outras cidades – com o mesmo propósito: louvar ao grande “Eu Sou”.

Em sua segunda edição, a Marcha reuniu diversas igrejas, além da CIA Salt – da Primeira Igreja Batista (PIB SJB) – , “Face a Face” Movement e , também, ministrações de danças e teatro, em frente à praça principal.


Esta manifestação de fé visa ilustrar o verdadeiro amor de Cristo de forma impactante. Afinal, o maior impacto existente foi pregado em uma cruz, em formato de amor, e ressuscitou ao terceiro dia.


Para o pastor Maximiliano Fernandes (PIB SJB), a igreja de Cristo deve ser incansável em exercer o “Ide” e cumprir o papel de propagadora do Evangelho. “Somos a agência de Deus, somos seus representantes. Nós devemos proclamar a mensagem mais importante e poderosa que este mundo ainda não ouviu: a mensagem da cruz”, declarou o pastor Maximiliano, afirmando ainda que o propósito da igreja é ser verdadeiro vínculo de paz, em um mundo tão caótico e sem propósito.






Fonte: Pense Diferente | PIB SJB

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Implantação da Ouvidoria Itinerante em São João da Barra

(Fotos : Divulgação  | Adeilza Braga)
Com objetivo de facilitar o acesso da população às ouvidorias de Saúde, Transportes e de Ordem Pública, a Prefeitura de São João da Barra criou o projeto Ouvidoria Itinerante. O atendimento será uma vez por semana e todos os distritos serão contemplados. A primeira etapa aconteceu no Açu, na segunda-feira, 21, registrando 98 atendimentos entre sugestões e críticas de moradores.


“Desta forma estamos desenvolvendo um modelo de gestão participativo, promovendo o diálogo entre o Poder Executivo e os usuários dos serviços públicos e, consequentemente, proporcionando melhor qualidade de vida para a população”, declarou a prefeita Carla Machado, anunciando para dia 30, na Unidade de Saúde de Barcelos, o próximo atendimento, a partir das 9h.


Apesar de a Prefeitura disponibilizar o atendimento das ouvidorias de Saúde, Ordem Pública e Transportes, de segunda a sexta, das 8h ás 17h, na sede do município, a Ouvidoria Itinerante oportuniza a manifestação popular sem que haja o deslocamento dos moradores até o centro da cidade.


– Todas as demandas são analisadas para assegurar o direito do cidadão ao acesso às políticas públicas de saúde, transporte e segurança – informou o ouvidor da Saúde, Ralph Braz, relatando que a Ouvidoria Itinerante ampliará as formas de contato com os moradores, ajudando a identificar as demandas mais rapidamente.


De janeiro a julho deste ano, foram contabilizados 231 atendimentos realizados pela Ouvidoria da Saúde, na sede da Secretaria, localizada na Rua Barão de Barcelos. A de Transportes, que funciona no prédio em frente à Prefeitura, registrou 186 demandas. Já a da Ordem Pública, no Térreo da Rodoviária, contabilizou, nesse período, 47 atendimentos.












Fonte: Secom PMSJB

Cunhada pagou R$ 2,5 mil para encomendar a morte de universitária

(Foto: Reprodução)
Reviravolta no caso do assassinato da universitária Ana Paula Ramos, que teve morte cerebral confirmada pelo Hospital Ferreira Machado: não se tratou de latrocínio(assalto seguido de morte). Na verdade, segundo a polícia, uma cunhada da vítima teria sido a mandante. Para que a Ana Paula fosse executada, a cunhada, de 25 anos, teria usado um intermediário para contratar dois matadores por R$ 2,5 mil.

Agentes do Serviço Reservado(P2), GAT II e policiais civis da 146ª DP/Guarus chegaram a esta linha de investigação após a prisão do segundo suspeito de ser o matador de Ana Paula. Ele foi preso no final da noite desta segunda-feira(21), em uma casa da praia de Santa Clara, em SFI, para onde fugiu após o crime. A identificação dele é Wermison Carlos Sigmaringa Ribeiro, de 19 anos, conhecido como WC

De acordo ainda com a polícia, além de confessar o crime, ‘WC’ apontou como mandante do crime a cunhada da vítima. O suspeito disse também que ele e seu comparsa, que foi preso no dia do crime, receberam R$ 2,5 mil. Ele também disse que antes de fugir para a praia de Santa Clara, enterrou seu celular no quintal de sua casa, a fim de evitar que fosse rastreado.

A polícia ainda apurou que a suspeita de ser mandante estava com a vítima na praça do Parque Rio Branco, perto do HGG, onde ocorreu o crime na noite do último sábado. Um dos matadores disse que a simulação do assalto não poderia ter ato falho. Inclusive, a mandante também deveria ser roubada.

A polícia ficou surpresa com a forma fria como foi praticado o crime. A suspeita de mandante já havia dado R$ 2 mil adiantados, e estava com R$ 500,00 em dinheiro no dia do crime. A quantia foi levada na simulação do assalto e quitou o pagamento pelo crime.

Como a suspeita de mandante não confessou, a polícia ainda descobriu a motivação do crime. Uma das hipóteses é de crime passional.

INTERMEDIÁRIO

Na manhã desta terça-feira, a polícia prendeu o suspeito de ter contratado os matadores. Trata-se de Marcelo Henrique Damaceno de Medeiros, de 25 anos, que foi preso no Parque Santa Clara. Na 146ª DP, ele teria confirmado que foi procurado pela cunhada a vítima e aceitou contratar os matadores. Marcelo alegou que não teria recebido dinheiro. A recompensa por ter contrato os matadores seria apenas o concerto do seu celular.

Já a suspeita de ser mandante, negou a participação no crime. Ela prestou depoimento no final da noite desta segunda-feira.

O primeiro matador já havia sido preso no último sábado, quando Ana Paula foi baleada na cabeça e no tórax na Praça do Parque Rio Branco, perto do HGG, em Guarus. Os dois matadores moram na conhecida Rua do Beco, no Parque Santa Rosa, local com grande número de prisões por tráfico de drogas.

MORTE CONFIRMADA

Uma fonte do Campos 24 Horasno Hospital Ferreira Machado(HFM) informou no final da noite desta segunda-feira(21) a morte cerebral da universitária Ana Paula Ramos, 25 anos, que foi baleada na cabeça e no tórax durante um suposto assalto, na noite do último sábado(19).

No final da tarde desta segunda, a assessoria do Ferreira Machado havia informado ao Campos 24 Horas que Ana Paula não passou por cirurgia porque, no seu caso, não poderia, já que uma intervenção cirúrgica poderia levá-la a morte, em razão do seu quadro clínico. O procedimento médico, em casos como esse, é de manter o paciente vivo, sedado e com ajuda de aparelhos, até que haja uma reação.

Ana Paula estava cursando Marketing em uma universidade da cidade. Ela estava noiva e seu casamento estaria marcado para o dia 29 de outubro. Neste domingo (20) passado seria realizado seu “Chá de Lingerie”.

Ainda nesta segunda-feira, parentes e amigos da paciente se reuniram em frente ao Hospital Ferreira Machado, em corrente de oração.

COMO ACONTECEU
A jovem universitária Ana Paula Ramos levou três tiros durante um suposto assalto no início da noite deste sábado (19), por volta das 18h, na Rua Comendador Pinto, na Praça do Parque Rio Branco(atrás do HGG), na área Guarus, Campos. Ela levou um tiro na cabeça e dois no tórax.

A reportagem do Campos 24 Horas manteve contato com a Polícia e com parentes e colegas de Ana Paula para apurar como ocorreu e o que ela fazia na praça do Parque Rio Branco, já que era moradora do Parque Eldorado.

De acordo com as informações obtidas pelo Campos 24 Horas, a universitária foi ao Parque Rio Branco em companhia de dois parentes. Um parente de Ana Paula teria ido ao local verificar a obra de uma casa, enquanto ela e outro parente ficaram na praça do bairro. Foi neste momento em que chegaram bandidos.

De acordo com a polícia, dois bandidos de bicicleta anunciaram o assalto e exigiram o celular da universitária. Ao contrário do que foi anunciado, Ana Paula não teria reagido ao assalto. Na verdade, ela entregou seu celular aos bandidos e, em seguida, saiu correndo. Nesse momento, um dos bandidos disparou três vezes.

A Polícia Militar realizou buscas e localizou um dos acusados, de iniciais I.M.S., de 19 anos(na foto), na Rua Capitão Menezes. Ele foi preso e autuado por tentativa de latrocínio. Por ter machucado a mão durante a fuga, o suspeito foi atendido no Ferreira Machado antes de ser levado para delegacia.

Durante seu depoimento, o acusado negou a autoria, mas foi reconhecido por uma testemunha. A arma do crime ainda não foi encontrada. O acusado foi autuado e levado.





Fonte: Campos24horas

Vendaval tomba árvores, deixa bairros sem luz e semáforos apagados em Campos

(Foto: Folha da Manhã)
Após um período de calor intenso, uma frente fria voltou ao município de Campos e trouxe transtornos. Na tarde desta segunda-feira (21), após as fortes rajadas de vento que atingiram a cidade, duas árvores caíram sobre fios de alta tensão, deixando moradores dos bairros Parque São Caetano e Santo Amaro sem energia elétrica. Além disso, a ventania também prejudicou os semáforos de vias da área central, que ficaram apagados. Segundo a Defesa Civil, a previsão era de ventos de 46 km/h na sede do município. Em Farol de São Thomé, os ventos chegaram a 60 km/h, mas não há previsão de ressaca. Ainda era esperada para esta segunda, chuva de 10 milímetros.

De acordo com moradores, na rua Joaquim Tomás de Aquino, no São Caetano, o caso aconteceu por volta das 12h35, quando uma árvore da espécie paineira, de cerca de 12 metros tombou no meio da rua. Agentes do Corpo de Bombeiros informaram que a árvore estava com a raiz podre e, esse fator, somado à ventania, teria ocasionado o incidente. Os veículos que passavam pela via tiveram que desviar pela rua Barão de Miranda.

No Parque Santo Amaro, uma palmeira de um condomínio, localizado na avenida Nilo Peçanha, também tombou e chegou a ficar pendurada em fios de alta tensão. Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, relatou que o caso aconteceu por volta das 13h. “Ela caiu em cima de um carro que passava na hora, mas graças a Deus só chegou a quebrar o vidro do veículo e não deixou ninguém ferido”, disse. O trânsito chegou a ficar interditado na Nilo Peçanha e precisou ser desviado pela Gumercindo de Freitas e pela avenida 28 de Março.





Fonte: Folha da Manhã