quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ouvidoria Itinerante em São João da Barra: Saúde, Ordem Pública e Transporte no Açu

(Fotos: Elis Gomes)
A Ouvidoria Itinerante (OI) é uma ação da ouvidoria ativa, ou seja, é uma estratégia na qual a ouvidoria vai até  o cidadão para saber o que eles têm a dizer sobre a saúde, transporte e segurança no município.

Os Ouvidores irão percorrer o município para ouvir demandas, críticas e sugestões da população sobre a saúde, segurança  e transporte do município.

– A Ouvidoria é o canal de comunicação eficiente que está sendo expandido através da unidade itinerante. Buscamos um modelo de gestão mais participativo, estreitando a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público.


O deslocamento do Departamento das Ouvidorias Gerais do Transporte, Ordem Pública e Saúde  para áreas com difícil acesso, com o objetivo de realizar escuta qualificada sem acesso ou com acesso limitado às Ouvidorias.

Desta forma as Ouvidorias estarão se deslocando para o 5º distrito, no Açu , a pedido da própria população.

Assim, o objetivo da Ouvidoria Itinerante é ampliar o acesso à política de saúde e à gestão do SUS , deslocamento dentro do município e Segurança, para aquelas pessoas que dificilmente seriam escutadas pelos outros canais da Ouvidoria.

A necessidade de implantar o Projeto, é que a população seja ouvida, já que a  população desconhece o papel da Ouvidoria. 

A Ouvidoria busca a melhoria na prestação dos serviços de saúde pública municipal e através da implantação da Ouvidoria Itinerante, será possível ampliar as formas de contato da Ouvidoria com a população, implementando nova metodologia nos atendimentos aos usuários.A Ouvidoria Itinerante tem como oferecer ao usuário a oportunidade de se manifestar presencialmente na sua área de abrangência. 

A Ouvidoria pretende avaliar a procedência das manifestações, assegurar o direito do cidadão no acesso a saúde, promover a prestação de serviço de qualidade e auxiliar na melhoria da saúde pública.

Não confundir o papel da Ouvidoria com instâncias administrativas possuidoras de poder para resolução de problemas técnicos ou administrativos, nem com órgãos sancionadores, coatores ou penalizadores.

A função principal do "ouvidor", " defensor do povo" é a de colocar-se no lugar do reclamante fiscalizar a administração pública, contribuindo assim para melhorar o atendimento aos usuários dos Serviços Públicos. 






Fonte: Blog Pense Diferente