(Foto: Rogério Azevedo | Secom PMCG) |
Viabilizado por meio de contrapartida ambiental junto ao Porto do Açu pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto teve contrato assinado entre representantes da Prumo Logística, que desenvolve e opera o Porto do Açu, e a empresa executora.
O projeto consiste na recuperação, operação e manutenção das 15 comportas e prevê a remoção de vegetação flutuante em áreas estratégicas. O sistema de canais possui importância no controle hidrográfico da região, com influência direta nos municípios São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Campos dos Goytacazes.
De acordo com a Secretaria de Estado do Ambiente, “por serem automatizadas e mais sensíveis a condições de intempéries, os sistemas de comportas necessitam de manutenção urgente e revisão geral, já que algumas não estão funcionando”. A operação será coordenada pelo Inea Regional, com apoio do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
"A manutenção e limpeza das comportas dos canais, que inclui a comporta de Barcelos, irá proporcionar maior controle hídrico,assim como melhoria da qualidade da água, através da remoção da vegetação flutuante que afeta diretamente a operacionalidade das comportas, beneficiando os agricultores e pescadores da região do 5º e 6º distritos, que utilizam a água dos canais para a realização de suas atividades econômicas e sobrevivência, além de garantir o equilíbrio ambiental”, disse o secretário de Meio Ambiente de São João da Barra, Alex Firme.
“Para nós é muito importante fazer parte da solução de um problema que é uma batalha antiga da região Norte Fluminense. Temos uma satisfação muito grande em participar deste projeto, resultado da parceria entre o poder público e o setor privado. Trata-se de uma iniciativa de relevância econômica, social, ambiental e de segurança para toda a região”, afirmou Vicente Habib, gerente de Sustentabilidade da Prumo Logística.
Participaram da solenidade representantes da SEA, do Inea, dos municípios envolvidos, membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba e Itabapoana, os deputados Estaduais André Corrêa, Geraldo Pudim, João Peixoto, demais autoridades e diretores da Prumo. Além do secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, representaram São João da Barra a subsecretária Joiciara Pedra e a coordenadora e Meio Ambiente, Marcelle Terra.
Fonte: Secom PMSJB
Fonte: Secom PMSJB