sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Coronavírus: situação sob controle no Porto do Açu


Dos 290 navios que chegam mensalmente, em média, ao Porto do Açu, em São João da Barra, menos de 2% são provenientes da China. Nem todos vêm direto do país asiático, mas, mesmo nesses casos, como a viagem dura de 40 a 45 dias e o tempo de incubação do novo coronavírus é de 2 a 14 dias, o risco de propagação da doença no Complexo Portuário é pequeno, especialmente porque nenhum navio é autorizado pela Anvisa a atracar até que o relatório do comandante sobre as condições sanitárias da embarcação e tripulação seja aprovado. Além disso, o contato direto entre trabalhadores do Porto e tripulação das embarcações é mínimo: dois ou três funcionários, no máximo, do total de oito mil do complexo, e dois tripulantes, dos 12 a 20 que chegam em cada navio. As informações foram passadas pelas empresas que atuam no complexo à secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, em reunião na tarde desta quinta-feira, 30, na Prefeitura.

Participaram da reunião representantes da Porto do Açu Operações, Ferroport, GNA e Anglo American. As empresas atuam de forma conjunta, seguindo todos os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde que surgiram os primeiros casos na China, as empresas estão atentas e acompanhando o avanço do coronavírus no mundo. Há também reforço na comunicação interna, a fim de evitar que a desinformação gere alarde. 

Após orientação da Anvisa, os trabalhadores que têm contato direto com a tripulação imediatamente passaram a usar máscaras, sendo a medida preventiva. 

— Não há nenhuma suspeita no Porto do Açu, mas estamos executando todas as ações de acordo com os protocolos da Anvisa, realizando o trabalho preventivo em saúde, que é permanente, e mantendo o foco na comunicação dessas ações — explicou o médico do trabalho Vitor Cortês, da Ferroport e Anglo American. 

Arleny Valdés reforçou a importância de levar o máximo de informações à população:

— A desinformação pode levar a população ao pânico e isso não ajuda em nada neste momento. Há uma epidemia no mundo, estamos acompanhando, e mantendo toda a situação sob controle — disse a secretária. 

Participaram da reunião médicos sanitaristas e profissionais das áreas de recursos humanos, operações marítimas e relacionamento com comunidades das empresas. Da secretaria municipal de Saúde estavam o coordenador de Saúde do Trabalhador, Savio Saboia, a coordenadora de Vigilância Sanitária, Samia Damas e a sanitarista da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Faria. Também participou o chefe de Gabinete da Prefeitura, Edvaldo Machado.








Fonte: Secom PMSJB

Carla Machado tem contas de 2018 aprovadas pelo TCE


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, teve aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nesta quarta-feira 29, por unanimidade, suas contas referentes ao ano de 2018. A prefeita compareceu ao plenário do TCE para fazer a sustentação oral e, assim como aconteceu em relação ao ano de 2017, obteve o parecer favorável.

Foram considerados pelo colegiado que os limites constitucionais de aplicação de recursos na Saúde e Educação foram atendidos. Em relação à despesa de pessoal, também foi observado o cumprimento das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, houve regularidade na gestão fiscal e contábil do Município.

Em relação a uma divergência de apuração de saldo ao final do exercício de 2018, na conta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o TCE considerou que foi feito o ressarcimento do Fundeb, não restando qualquer divergência no saldo financeiro para exercício seguinte.

– Apesar de o Município ter convicção de que os cálculos estavam corretos, inclusive para auditoria na conta bancária, a Prefeita optou por fazer o depósito na conta do Fundeb da diferença apontada já agora no mês de dezembro de 2019 e, com esse recurso extra, pagar as férias da Educação, promovendo ampla valorização do magistério municipal – explica o controlador geral do município, Marcos Brito.

Na opinião do controlador, a decisão do TCE confirma a austeridade da gestão Carla Machado e reconhece o esforço da Secretaria de Fazenda e dos servidores da área de contabilidade e dos fundos especiais em promover a regularização e ajuste na situação patrimonial, financeira e contábil do Município.

Para a prefeita Carla Machado, a aprovação das contas, mais uma vez mostra a responsabilidade com que o município é governado. “Nos propomos, ao assumir o desafio de voltar a governar São João da Barra, em recuperar o município em todos os aspectos. Para isso era necessário implantar uma política de austeridade e, principalmente de responsabilidade com dinheiro público. Assim estamos fazendo e as vitórias obtidas no TCE respaldam o nosso trabalho”, destacou a prefeita.






Fonte: Secom PMSJB

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Palácio de Cristal fica fechado a partir de segunda-feira para obras

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um dos pontos turísticos mais visitados e um dos símbolos de Petrópolis, o Palácio de Cristal será fechado a partir desta segunda-feira (27.01), mas por um bom motivo: a obra de reforma do atrativo está avançando e vai seguir agora para os jardins. Desde o ano passado, a empresa responsável pelo serviço já atua no local, com a reforma dos banheiros, e nesta segunda fase vai focar em toda a parte elétrica – que será refeita -, e ainda na troca do piso que fica na parte externa do Palácio. A previsão é de que o atrativo seja reaberto em 90 dias. O local não passava por uma grande reforma há mais de 20 anos.

Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, principais equipamentos turísticos têm ganhado reforço na sua preservação graças à garantia de verbas federais que vêm através de emendas parlamentares. No caso do Palácio de Cristal, as obras de melhorias vão custar R$ 1.144.768,83, com maior parte do recurso proveniente de emenda parlamentar. Operários da empresa responsável pelo serviço, a Ponta do Céu Urbanização Construções e Paisagismo, trabalham atualmente na área dos banheiros, que ficará totalmente nova e acessível.

“O Palácio de Cristal é um patrimônio da nossa cidade e há anos não passava por uma reforma como esta. Ele é um importante equipamento turístico, que atrai muitos visitantes, então é fundamental para o setor. Mas é importante lembrar que, assim, estamos também preservando a nossa história, a história da nossa cidade. Essa é uma importante conquista para o município, conquistamos a verba federal e conseguimos tirar a reforma do papel”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Pelo atrativo, que completa 136 anos em fevereiro, passam milhares de pessoas por mês, chegando a 450 mil durante a Bauernfest, por exemplo. Além de banheiros novos, o Palácio também vai receber novas luminárias, um piso de fulget, também conhecido como granito lavado, que é um tipo de revestimento que deixa as pedras aparentes, e ainda terá a entrada reformada.

“É uma obra muito importante, que vai abranger todo o espaço dos jardins. Por isso é necessário que ele fique fechado neste período, até mesmo para evitar acidentes”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “Durante o Natal Imperial, o Palácio funcionou normalmente, mas nesta fase é importante que ele fique fechado. Este período vai valer a pena. Cuidar do patrimônio da nossa cidade e de seus equipamentos turísticos é fundamental”, completa.

Instalado na antiga Praça da Confluência, chamada pelos colonos alemães de Praça Koblenz, esse patrimônio do município, cuja estrutura pré moldada veio da França, inspirado no Palácio de Cristal de Londres, completa 136 anos no dia 02 fevereiro. Foi encomendado pelo Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores, hortícolas e de pássaros. 






Fonte: Diário de Petrópolis

GE Aviação abre vagas de emprego para sua sede em Petrópolis


Com sede em Petrópolis, no Rio de Janeiro, a GE Aviação abre vagas de emprego para as áreas de processo químico/mecânico e contábil

A GE Aviação, fornecedora líder mundial de motores a jato, componentes e sistemas integrados para aeronaves comerciais e militares abre vagas de emprego para profissionais em Petrópolis, no Rio de Janeiro.






Fonte: Click Petróleo

Criminosos assaltam depósito e fazem proprietário, esposa e filho reféns em Grussaí, neste final de semana

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Na manhã deste sábado, um depósito de bebidas situado na localidade de Telê Santana, na praia de Grussaí, em São João da Barra, foi alvo de três assaltantes armados. O proprietário do estabelecimento, sua esposa e seu filho que estavam no local chegaram a ser feitas reféns, mas os homens conseguiram fugir.

Segundo informações da PM, os criminosos teriam ordenado que o proprietário fechasse as portas do estabelecimento e o feriram com uma coronhada. Os homens também amordaçaram e amarraram a esposa e o filho para que elas não os impedissem de levar os materiais.

Os homens levaram um cofre caseiro de gesso com moedas, dinheiro, três celulares, um cordão de ouro, aparelho de televisão, vários pacotes de cigarro e dois veículos, um carro I/Lifan X60 de cor prata e uma moto Yamaha/YS150 de cor vermelha.

O proprietário do estabelecimento contou aos policiais que esses três homens costumavam ficar próximos ao depósito observando a rotina no local.

Policiais fazem buscas na região para encontrar os criminosos, mas, até o momento, ninguém foi preso. O caso está sendo investigado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.






Fonte: Terceira Via

Municípios mantêm alerta e nível de rios ainda preocupa Defesa Civil

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Municípios do Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas cheias dos rios, em consequência das fortes chuvas que afetaram os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, continuam em alerta. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas estão fora de suas casas na região. Em Itaperuna, o corpo do jovem que pulou no rio Muriaé foi encontrado na altura do bairro Matadouro e a avenida Cardoso Moreira, por onde passa a BR 356, foi totalmente interditada, na manhã desta segunda-feira (27), para todos os veículos, exceto os que estão a serviço do poder público para auxiliar a população. Os rios Pomba, Carangola e Muriaé já apresentam diminuição de nível em municípios do Noroeste. O rio Paraíba do Sul, em Campos, que tem esses rios como afluentes, atingiu 8,94 metros. O transbordamento acontece quando o nível das águas chega a 10,40 metros. Também na cidade, dez famílias foram transferidas para abrigo em uma igreja e para residências de familiares e amigos, na localidade de Três Vendas, onde a BR 356 apresenta infiltração.

Porciúncula concentra o maior número de desalojados ou desabrigados na região: 4700, segundo o último levantamento realizado pelo município. O nível do rio Carangola, que chegou a 8,22m, caiu para 5,98, ainda acima da cota de transbordo que é de 5,20m.

Já a Defesa Civil de Cardoso Moreira está em estágio de alerta máximo. Às 8h, o nível do rio Muriaé, que corta a cidade e cuja cota de transbordo é 8 metros, estava em 10,73 metros. "Seguimos em vigilância, monitorando a situação do nível do rio nos municípios à montante. Defesa Civil em estágio de alerta máximo", informou.

A Defesa Civil de Italva, que segue monitorando o rio Muriaé, informou que, de acordo com a última medição, feita às 6h30 desta segunda, o nível das águas estava em 5,29 metros, totalizando 1,09 metros acima da cota de transbordo. “Houve aumento durante a madrugada, mas, neste momento, encontra-se estável. Continuamos em estado de alerta”, informou o órgão.

Já no município de Bom Jesus de Itabapoana, onde o rio também transbordou e invadiu ruas e casas, o prefeito Roberto Tatu decretou situação de emergência. Há 1,4 mil pessoas desalojadas e desabrigadas. Foi definido ponto facultativo, nesta segunda e terça (28), para todas as repartições da administração pública afetadas pelas chuvas. Entre os serviços suspensos, está a Clínica da Família. A unidade está com acesso impedido devido ao alcance das águas. A última medição, feita às 10h, indicou que a cota está em 5,05 metros, com redução de 95 centímetros nas últimas horas. 

Com 3 mil pessoas afetadas pela enchente do rio Pomba, Santo Antônio de Pádua registrou, nesta manhã, a diminuição do nível das águas e saiu da cota de transbordo (5 metros). De acordo com a Defesa Civil, a última medição indicou que o rio atingiu 4,85 metros. Estão sendo realizados trabalhos de limpezas das ruas, comércios e casas para que os moradores possam retornar à normalidade.

Em Laje do Muriaé, que contabiliza 60 desabrigados e 3220 desalojados, o nível do rio Muriaé, cujo transbordamento acontece em 5,15 metros, baixou mais de 50 centímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. A medição exata não pôde ser feita porque, com a força das águas, a régua utilizada foi arrastada. O coordenador do órgão, Alexandro Vicente Fernandes, explicou que, na parte da mais baixa do município, as águas ainda estão 1,30 metros acima da cota de transbordo, mas a previsão é de que, sem chuvas na cabeceira do rio, o nível pode normalizar ainda nesta segunda.

— Quarenta por cento dos pontos alagados já estão voltando ao normal. Agora, estamos fazendo com que as pessoas voltem às suas vidas normais onde a água já baixou. Estamos auxiliando com medicamentos, limpeza, alimentos, água, colchão. A gente está ajudando a amenizar — explicou Alexandro.

Em Itaperuna, a cota do rio Muriaé baixou pela primeira vez, em vários dias, às 3h30 desta segunda-feira, quando começou a cair, em média, dois centímetros por hora. Duas mil e cem pessoas ainda não puderam retornar às suas residências. De acordo com a Defesa Civil do município, às 10h o nível do rio já havia diminuído 15 centímetros, registrando 5,84m contra os 5,99m verificados às 21h15 do domingo. A expectativa da equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é de que essa queda de registros venha a ser constante, apesar das previsões de tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados, com rajadas, nesta segunda-feira.

Já em Natividade, o nível do rio Carangola, nesta manhã, baixou para 5,50 metros, sendo 5,15 metros a cota-limite para transbordamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Ademilson Gomes, há muita lama nas vias, algumas ruas permanecem interditadas e o serviço de limpeza foi iniciado. No bairro Liberdade, foram constatadas rachaduras em duas casas, que passarão por avaliação. A cidade contabiliza, no momento, 120 famílias desalojadas e sete desabrigadas.

Estradas - A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, informou que também está monitorando o nível do rio Itabapoana, na divisa entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. "Caso o nível do rio atinja o tabuleiro da ponte, de acordo com nossos técnicos, como medida mitigatória de segurança e prevenção, a pista será fechada em ambos os sentidos, e rotas alternativas serão sinalizadas. Neste momento, o nível de água do rio Itabapoana está a 1,20m do tabuleiro da ponte", explicou a empresa em nota.

Prefeitura de Campos faz mudança de 10 famílias em Três Vendas

A Prefeitura de Campos, através das equipes do Grupo de Emergência em Alagamentos, já fez a mudança de 10 famílias de Três Vendas para a igreja da localidade e casa de familiares e amigos. A Prefeitura está atuando na localidade desde a tarde do último sábado (25), onde os trabalhos estão concentrados devido à cheia do Rio Muriaé. O nível do rio subiu consideravelmente nas últimas horas.

Segundo o major Leandro Paiva, da Defesa Civil Municipal, nesta segunda-feira (27) foi ampliada a força-tarefa em Três Vendas.

Desde sábado, foram colocados sacos de areia e utilizados 20 caminhões de terra em um trecho próximo ao dique do Canal da Onça. Uma retroescavadeira ajuda na colocação do material. A Prefeitura disponibilizou ainda caminhões para mudança dos moradores e providenciou abrigo provisório.

Os transtornos causados pela chuva começaram na noite de sexta-feira (24) quando Campos registrou chuva intensa com acumulado de 142,5mm desde quinta (23). A Defesa Civil Municipal atendeu chamados na Vila dos Pescadores, em Farol; Poço Gordo, Baixada Campista; Santo Eduardo, região Norte do município; Fundão, Jardim Carioca, entre outros.

DER-RJ com reforço nas áreas afetadas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) atua, desde a última sexta-feira (24), quando começaram as fortes chuvas, no Norte e Noroeste Fluminense. O órgão afirmou que “engenheiros e equipes do departamento estão trabalhando em conjunto com as prefeituras locais, como de São Francisco de Itabapoana, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, cedendo caminhões e retroescavadeiras para ajudar no que for necessário”.


Em balanço realizado nesta segunda-feira, o DER informou que as rodovias mais prejudicadas são a RJ 214, que liga os municípios de Natividade e Varre-Sai, e a RJ 230, no distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana.

“Além da remoção de barreiras, o DER está cooperando com os municípios atingidos. É muito importante, num momento como este, que o estado esteja presente com todas as possíveis medidas de apoio à nossa população”, declarou o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade.

Nível dos rios na manhã desta segunda

Rio Paraíba do Sul:
Campos — Nível de transbordo: 10,40m / atual: 8,94m
Rio Muriaé:
Italva — Nível de transbordo: 4,20m /atual: 5,29m
Cardoso Moreira — Nível de transbordo: 8m / atual: 9,80m
Laje do Muriaé — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 7,55m (pela manhã de domingo. Não houve nova medição porque a régua foi danificada, mas nível diminuiu cerca de 50 centímetros na manhã desta segunda-feira)
Itaperuna — Nível de transbordo: 4,5m / atual: 5,89m
Rio Pomba:
Santo Antônio de Pádua — Nível de transbordo: 5m / atual: 4,85m
Rio Itabapoana:
Bom Jesus do Itabapoana — Nível de transbordo: 2,10m / atual: 5,05m
Rio Carangola:
Porciúncula — Nível de transbordo: 5,20m / atual: 5,98m 
Natividade — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 5,50m

Rodovias afetadas:
— RJ 214: Equipes do DER removeram barreiras e estão trabalhando na contenção de um deslizamento de terra na borda da estrada para desvio de água. Local devidamente sinalizado e tráfego mantido;

— RJ 230: Houve remoção de barreiras e erosão na pista, que se encontra sinalizada. Os trabalhos de recuperação do asfalto começarão assim que as chuvas cessarem e a pista secar. O DER-RJ está cooperando com a Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana para a desobstrução das barreiras

— RJ 116: Interditada por conta do transbordamento do rio. Tão logo cessem as chuvas ou o nível das águas diminua, o DER-RJ poderá atuar na recuperação do desvio de Areia Branca (municipal), que liga a rodovia à BR 356. Por meio de um plano de trabalho, assinado esta semana entre o departamento e o município, os serviços serão realizados assim que possível.







Fonte: Folha da Manhã

Governador do Rio anuncia R$ 23 milhões para cidades atingidas pelas chuvas


Após sobrevoar os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense afetados pelo recente temporal, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou a descentralização de recursos para auxiliar as prefeituras e evitar novas enchentes. Ao todo, serão R$ 23 milhões destinadas as cidades que foram castigadas pelas chuvas.

— São R$ 10 milhões para a Defesa Civil e R$ 10 milhões para a secretaria de Desenvolvimento Social. Estamos aqui pra evitar que esse caos volte a acontecer novamente no ano que vem e trabalhar para que nós possamos atender, neste momento, as pessoas que estão precisando mais — afirmou Witzel, nesse domingo (26).

O governador disse, ainda, que vai descentralizar mais R$ 3 milhões para a Saúde do município de Porciúncula com o objetivo de evitar a proliferação de doenças depois das chuvas. "O estrago foi muito grande na região. Determinei ao secretário de Saúde, Edmar Santos, que destine mais R$ 3 milhões pra atender possíveis situações de doença posteriores às enchentes", ressaltou.

Edmar Santos afirmou que os recursos serão usados na compra de medicamentos e equipamentos. "Depois das enchentes costumam aparecer epidemias, diarreias e leptospirose, pois as pessoas tiveram contato com água contaminada. Vamos aportar recursos para compra de medicamentos e materiais", detalhou.

Além de Edmar Santos acompanharam o governador os secretários de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel; e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcelo Queiroz.





Fonte: Governo do Estado

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Devido à chuva: Cancelado mutirão desta sexta contra o Aedes aegypti em SJB


Devido à chuva, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra cancelou o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti que aconteceria nesta sexta-feira, 24, a partir das 9h, no bairro Nova São João da Barra, na sede do município, e no outro lado da lagoa, em Grassaí. O trabalho será realizado no próximo dia 31 nas duas localidades e,também, no Açu.






Fonte: Secom PMSJB

Famílias são desalojadas em Itaperuna e municípios da região mantêm alerta para chuvas

 
 
As fortes chuvas que atingem os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, desde essa quinta-feira (23), continuam a oferecer riscos à população das regiões Norte e Noroeste Fluminense e mantêm as Defesas Civis dos municípios em alerta. Em Itaperuna, pelo menos duas famílias tiveram que deixar suas casas devido ao risco de deslizamento de barrancos. Para esta sexta-feira (24), há possibilidade de o rio Carangola, que passa pelos estados do RJ e de MG, transbordar na altura do município de Porciúncula. Já em Bom Jesus, o rio Itabapoana ultrapassou um metro de seu nível de transbordo, o que causou a interdição de ruas, e há previsão de subir mais. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as cidades de Cardoso Moreira, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua estão em estado de atenção, enquanto Italva está em alerta. Em Campos, nesta manhã, foram registrados 21,2 mm de chuva e o Grupo de Emergência em Alagamentos segue monitorando toda a região. A previsão é de 80 mm de chuva para todo o dia. No estado do Espirito Santo, onde as chuvas também causaram estragos em vários municípios, o número de pessoas fora de casa já passou de 3,2 mil, entre desalojados e desabrigados.

O coordenador regional da Defesa Civil da Região Norte e Noroeste, coronel Joelson Oliveira, informou que, com as chuvas registradas no Espírito Santo e em Minas Gerais, o órgão segue monitorando toda a área.

— Nossa preocupação também são os rios Carangola e Muriaé. Ainda não passaram da cota de transbordo, mas o Carangola, possivelmente nas próximas horas, vai transbordar no município de Porciúncula. A Defesa Civil de lá também está mobilizada, junto ao prefeito e secretários, e está emitindo alerta, avisando, dando a oportunidade para as pessoas saírem de suas casas — adiantou o coordenador. Às 9h45 desta sexta, de acordo a Defesa Civil de Porciúncula, o rio Carangola estava com 4,91 metros. A cota de transbordo é 5,20 metros.

   Já em Itaperuna, de acordo com Oliveira, duas famílias foram retiradas devido a deslizamento de barrancos. Na BR 356, que ficou interditada, nessa quinta, após queda de barreira e bolsões de água na pista, houve transbordamento de um córrego. Famílias que vivem nos arredores foram retiradas temporariamente, mas já retornaram às suas casas.

— Todos os municípios estão em alerta porque está programado para chover em toda a região, com possibilidade de maior chuva para hoje (sexta-feira). Sempre tem problemas pontuais, como deslizamento de terra. O grande problema agora é que a terra está encharcada. Então, o perigo é para quem mora em área de encosta — explicou Oliveira.

A Defesa Civil de Itaperuna informou que o município se encontra no nível amarelo, que significa atenção, mas destacou que o nível laranja (de alerta) poderá ser emitido caso o nível do rio Muriaé atinja a marca de 4 metros ou no momento em que o acumulado de chuvas dos últimos cinco dias atingir marca igual ou superior a 100 mm³ de chuva, sendo que no momento, este acumulado é igual a 89,0 mm³.

Em Italva, o município está em estado de atenção. O rio Muriaé subiu para 3,72m, sendo seu nível de transbordo cotado em 4,20m. Em 16 horas choveu 112mm no município.

 Cardoso Moreira também teve transtornos / Divulgação O coordenador pediu que a população permaneça em áreas seguras, distante de encostas e de regiões de rios, ribeirões e córregos.
 
 
A gente orienta que as pessoas que moram em área de encosta, neste momento de chuva, vão para a casa de um amigo ou parente. Se não tiver essa possibilidade, acionem as Defesas Civis para elas providenciarem abrigo público. Se não tiver nenhuma dessas oportunidades, que elas frequentem o cômodo da frente da casa das encostas. Não dá para prever quando uma inundação vai acontecer, mas outra preocupação é enxurrada. Tem esses córregos muito pequenos. Não dá para prever porque é uma nuvem que descarrega na cabeceira deles, e eles transbordam com muita força e velocidade. Então, é outro alerta para as pessoas que moram em torno desses ribeirões — complementou Joelson.
Campos — O Grupo de Emergência em Alagamento, formado pela Defesa Civil, secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, secretaria de Desenvolvimento Ambiental, superintendência de Limpeza Pública e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emhab), segue monitorando toda a cidade de Campos. Até o momento, as chuvas não representam riscos de alagamento e prejuízos à população.

O coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, informou que o órgão não recebeu chamadas de emergência, mas os trabalhos do grupo foram reforçados, por determinação do prefeito Rafael Diniz, após os alertas emitidos para o Norte Fluminense.

— As secretarias e superintendências estão atuando nas suas áreas de competência. Estamos monitorando o clima de acordo com os institutos (de meteorologia) para ver o que teremos nas próximas horas. Mas a tendência é que essa frente fria perca a força a partir de amanhã (sábado). A previsão para amanhã é de 25 mm e para domingo, de 5 mm. Aí, vai perdendo força no decorrer da próxima semana. As pessoas devem ficar atentas às informações dos órgãos competentes — salientou o major.

Pessanha comentou sobre o alerta de ciclone subtropical no litoral da região Sudeste, emitido pela Marinha do Brasil e válido até este sábado.

— O alerta é para alto-mar, para atividades de navegação e pesqueiras. Todas as colônias de pescadores estão em alerta para não praticar atividades, nem artesanal nem industrial. É bom ficar atento aos alertas do Corpo de Bombeiros, com sinalizações de alto risco nas praias. É bom obedecê-las por medidas de segurança, mas não existe alerta de ressaca na praia campista — finalizou.

Cancelamento de eventos — Os municípios de Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco de Itabapoana divulgaram informações sobre suspensão de atividades e eventos devido às fortes chuvas.
Por meio de nota, o diretor-geral do Instituto Federal Fluminense de Bom Jesus do Itabapoana informou que “decidiu suspender as atividades da instituição na tarde desta sexta-feira, dia 24 de janeiro de 2020, devido à possibilidade de transbordamento do Rio Itabapoana, conforme alerta da Defesa Civil. A orientação está prevista na Ordem de Serviço nº 01, de 24 de janeiro de 2020”.

Já a Prefeitura de SFI cancelou os eventos do “Verão da Alegria” que ocorreriam nesta tarde. “Desta forma, Edivane Santos e Rock + não vão se apresentar em Sossego e Santa Clara, respectivamente”. A prefeita Francimara Barbosa Lemos declarou que o poder público está em alerta. “Na semana passada, quando começou esta chuva, a previsão indicava 50 mm, mas choveu 120 mm. Sendo assim, temos que ter cautela na promoção dos eventos”, declarou.

Dados do Inea — De acordo com o portal oficial do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em atualização feita entre 10h e 11h desta sexta-feira, Cardoso Moreira permanece em estado de atenção, com chuvas fracas, assim como Santo Antônio de Pádua.

Já o município de Itaperuna, que registrou diversos danos, está em atenção, com registro de chuvas moderadas. Italva segue em estado de alerta, sem chuva, assim como Bom Jesus do Itabapoana.

Espírito Santo — Segundo o último boletim da Defesa Civil do ES, a registros de desabrigados e desalojados em Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Anchieta. O maior registro de desalojados é em Alfredo Chaves, que contabilizou 1.107 pessoas fora de casa.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Folha da Manhã | G1

Açu Gás assina contrato para construção da Termelétrica 2 e deve gerar dois mil empregos em março


(Foto: Divulgação)
A GNA- Gás Natural Açu- assinou contrato para a construção da segunda termelétrica a gás natural, que vai se chamar GNA 2. As obras serão feitas pela Andrade Gutierrez. A GNA1, com 1.3 GW já está sendo comissionada e entra em operação em janeiro de 2021.

O terminal de gaseificação na verdade é um navio FSRU que ficará permanentemente ancorado no Açu. Já está a caminho do Brasil e foi construído na Coreia, mais precisamente no estaleiro de Singapura. O navio foi batizado de BW Magna.

Levando em conta que na construção do GNA 1 estão sendo gerados 5 mil empregos diretos, pode se garantir que pelo menos outros dois mil serão gerados a partir de março deste ano, quando serão iniciadas as obras do GNA 2. É uma grande notícia para a economia da Região.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Terceira Via
 
 

Quatro presos com drogas após troca de tiros com a Polícia Civil em SJB


(Foto: Parahybano)
Quatro homens foram presos por volta das 16h desta quinta-feira, 23, em operação conjunta das polícias Civil da 134ª, 145ª 146ª DP, e Militar (Patamo V), o 6º Departamento de Polícia de Área do Estado do Rio de Janeiro (6º DPA), após agentes da Polícia Civil serem recebidos a tiros quando entregavam uma intimação no Conjunto Habitacional do Açu, distrito de São João da Barra. Ninguém ficou ferido.

A polícia informou, que, após uma guarnição da Polícia Civil ter sido alvo de ataque de criminosos quando tentavam entregar uma intimação no local, foi montada uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, onde procederam ao local e alguns homens empreenderam fuga pulando muros das residências sendo quatro deles localizados e nos quintais das residências a princípio desabitadas foram localizados 1908 buchas de maconha, além de dois rádios de comunicação com base, quatro aparelho telefônico celulares, R$ 496,00 em espécie, duas balanças de precisão, uma faca, dois cofres, 283 pinos (eppendorf) vazios, vasto material de endolação e uma motocicleta.

Os quatro homens foram autuados nos Artigos 33 e 35 da lei 11343/06, permanecendo presos.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Parahybano

Transferido show gospel que aconteceria nesta sexta em São João da Barra

 
A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra transferiu, para o dia 31 de janeiro, a apresentação da cantora gospel Nívea Silva, com participação especial do pastor Marcos Pereira, que aconteceria nesta sexta-feira, 24, às 22h, do outro lado da lagoa, em Grussaí. Também está transferida a apresentação da banda Ágape, que aconteceria antes da apresentação principal. A mudança ocorre em razão da chuva que cai no município.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Secom

Visita técnica à área onde será construído o aeródromo em São João da Barra


(Fotos: Ralph Braz | Secom)
Representantes da Prefeitura de São João da Barra participaram na quarta-feira, 22, de uma visita técnica à área onde será construído o Aeródromo Norte Fluminense - Heliporto do Açu. A expectativa é que a obra comece em fevereiro e seja concluída no início do segundo semestre deste ano. O aeródromo será construído em uma área de 210 mil metros quadrados, a 15 quilômetros do Complexo Portuário do Açu.

Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino de Souza, e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, foram recebidos por representantes da empresa Aeropart. O objetivo foi acompanhar a fase inicial do empreendimento.

"Pela parte ambiental, o objetivo foi acompanhar a fase inicial do empreendimento, assim como o atendimento às condicionantes da licença ambiental de instalação, além de verificar os aspectos ambientais e os controles existentes na mobilização do canteiro de obras", ressaltou Joice.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino de Souza, a expectativa é de ótimas oportunidades em diferentes vertentes.

 "A visita ao local onde será construído o empreendimento nos dá uma visão ampla das oportunidades de desenvolvimento econômico que estarão orbitando ao redor do Aeródromo quando em operação. Estamos falando, além dos empregos diretos com a construção, também do incremento de empreendimentos existentes como pousadas, restaurantes e outros que poderão vir como hoteis, por exemplo", ressaltou.

Na última semana, a prefeita Carla Machado recebeu o diretor da empresa Aeropart, Francisco Pinto, em São João da Barra. Na ocasião, foi apresentado o cronograma para a construção do Aeródromo Norte Fluminense - Heliporto do Açu, que tem contrato de 40 anos no município. Carla apresentou aos representantes da Aeropart a infraestrutura oferecida pelo município. A prefeita também pediu que a empresa contrate trabalhadores do locais.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Secom  PMSJB

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Polícia Civil é recebida a tiros em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Agentes da Polícia Civil foram recebidos a tiros por volta das 14h desta quinta-feira, 23, quando foram entregar uma intimação no Conjunto Habitacional do Açu, distrito de São João da Barra. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da polícia, dois agentes estavam em uma viatura quando ao chegar no local foram identificados e, logo, um homem efetuou diversos disparos. Os agentes solicitaram reforço policial e uma operação foi iniciada.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.




Fonte: Parahybano 

Operação da PRF apreende várias motocicletas em SJB



Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu ontem, 22, treze motocicletas na BR 356 (Avenida Rotary), em São João da Barra. Outras 23 foram apreendidas no Norte Fluminense.

De acordo com a assessoria da PRF, o motivo das apreensões seriam as irregularidades diversas nas motocicletas, como licenciamentos atrasados, falta de equipamentos obrigatórios de segurança, pneu sem condições de rodagem, moto sem placa, etc.

Os veículos apreendidos foram levados ao Pátio Norte, em Campos dos Goytacazes, onde ficarão aguardando regularização dos documentos para assim serem liberados.




Fonte: Parahybano 

SJB: Entrega de certificados de qualificação profissional



A GNA, a Prefeitura de São João da Barra e o Firjan/Senai promoveram na quarta-feira, 22, no Grussaí Praia Clube, a segunda formatura dos alunos que participaram do Programa de Qualificação Profissional. Nesta etapa, 106 formandos receberam o c
ertificado de conclusão dos cursos oferecidos gratuitamente nas áreas de Mecânica, Eletricidade, Construção Civil e Montagem Industrial. Durante a cerimônia, o diretor de implantação da GNA, Carlos Baldi, anunciou que as obras da segunda termelétrica, a Unidade Térmica de Energia (UTE) GNA II, têm início previsto para junho deste ano.

A primeira formatura do Programa de Qualificação Profissional aconteceu em agosto do ano passado, quando 223 alunos receberam os diplomas de conclusão dos cursos. Ao todo, 329 alunos se formaram e 201 profissionais foram contratados para trabalhar na GNA. A head de RH da GNA, Angela Serpa, destacou a participação feminina no Programa de Qualificação. 


"Temos um orgulho enorme deste processo de qualificação, que aumenta as chances de empregabilidade de moradores de São João da Barra. Com o apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Firjan trouxemos as aulas para o município. Destacamos a participação das mulheres, incluindo uma turma de Solda exclusivamente feminina. Também tivemos mais de 20% de inscrições femininas", destacou. 

Para a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o Programa de Qualificação Profissional representa o sucesso de uma parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada.

"Fico feliz de ver esta galera com mais oportunidades de conhecimento e, principalmente, por ver São João da Barra oportunizando cada vez mais empregos para os nossos munícipes. Destaco também a participação das mulheres nesta capacitação, principalmente na construção civil. As ações em conjunto com as empresas têm sido a diretriz da nossa política de empregabilidade e os resultados até aqui alcançados mostram sua eficácia", destacou.

O diretor de implantação da GNA, Carlos Baldi, anunciou durante a cerimônia que está previsto para o início de junho deste ano, o início das obras para a construção da UTE GNA II. 

"Quero aproveitar o momento para trazer uma grande notícia. Vamos começar as obras de construção da UTE GNA II no início de junho deste ano, trazendo mais empregos para a região. Esperamos que todos estejam atuando na construção deste importante empreendimento", destacou. 

Lançado em novembro de 2018, o Programa de Qualificação Profissional tem como objetivo qualificar os profissionais e garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção dos empreendimentos da GNA que integram o maior parque termelétrico da América Latina, no Porto do Açu, ou em outros projetos do entorno.

Os resultados do Programa de Qualificação renderam à GNA a indicação, como uma das finalistas, ao Prêmio Faz a Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A premiação é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan e premia as empresas que mais fizeram a diferença em 2019.

Além da prefeita Carla Machado, a cerimônia de formatura também contou com a presença do Diretor de Sustentabilidade da GNA, Vicente Habib, representantes das empresas Andrade Gutierrez, Wellynson de Moura e da Acciona, Mario Lucio, o presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar, e secretários municipais.





Fonte: Secom

Soltura de tartarugas em Grussaí nesta sexta-feira

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A segunda soltura de tartarugas marinhas, da temporada de Verão em São João da Barra, acontece nesta sexta-feira, 24, em frente ao Polo Gastronômico, em Grussaí, às 9h. A iniciativa faz parte das ações de educação ambiental do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Educação e Cultura e Segurança Pública, Projeto Tamar e Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra.

Até o final do verão constam no cronograma mais duas solturas da espécie Caretta caretta nas praias sanjoanenses, com o objetivo de levar conhecimento e estimular as boas práticas ambientais junto à população local e veranistas. As atividades estão acontecendo em diferentes pontos da orla, durante os meses de janeiro e fevereiro.

Os alunos das escolas municipais, da Colônia de Férias, participam da soltura de tartarugas que reúne, ainda, turistas e moradores da cidade, dentro do Programa Férias Ambiental.

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). As próximas solturas acontecem no dia 07 de fevereiro na Lagoa de Iquipari, às 16h e, encerrando o projeto, no dia 20 de fevereiro, no Açu, em frente à Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, às 9h.





Fonte: Secom

Aumenta número de afetados pela chuva no Espírito Santo

(Foto: divulgação)
Aumentou para 2.943 o número de desalojados pela chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira (17). Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), entre as 11h de ontem (22) e as 6h de hoje (23), mais 588 pessoas tiveram que deixar suas casas e procurar abrigos públicos ou a casa de parentes e amigos.

Nem todos os novos casos contabilizados representam pessoas desalojadas nas últimas horas. Como a relação é feita pela secretaria estadual e as prefeituras demoram algum tempo para comunicar as ocorrências, algumas dessas pessoas podem ter sido obrigadas a deixar suas casas logo nos primeiros dias de chuva.

De acordo com o boletim divulgado às 6h, do total de pessoas afetadas, 2.755 tiveram que deixar as casas e se acomodar provisoriamente com parentes ou amigos, ou seja, são consideradas desalojadas. E 188 tiveram que ser levadas para abrigos públicos – em alguns casos, improvisados em escolas públicas ou igrejas. Em todo o estado, sete pessoas morreram em consequência da chuva.

A situação é mais grave na região sul do estado. Em Alfredo Chaves, a cerca de 80 quilômetros da capital capixaba, Vitória, foi registrado o maior número de desalojados: 1.107 pessoas. Além disso, três das sete mortes registradas em todo o território capixaba ocorreram no município, que, por outro lado, não contabiliza nenhum desabrigado. Na última segunda-feira (20), a prefeitura declarou situação de calamidade pública no município, que teve ao menos 17 pontes danificadas ou destruídas, ruas alagadas, casas destruídas e estradas vicinais e rodovias estaduais atingidas por deslizamentos de terra, que interromperam parcial ou integralmente o tráfego de veículos.

Em Vargem Alta, 40 quilômetros a oeste de Alfredo Chaves, mais 1.006 pessoas tiveram que deixar suas casas e se alojar na casa de parentes ou amigos. Na cidade havia, até a madrugada de hoje, 58 pessoas desabrigadas.

O maior número de desabrigados está em Iconha, onde 126 pessoas tiveram que sair de casa e procurar abrigos improvisados, como o montado em uma igreja católica que recebeu a maior parte dos afetados. No município localizado a 100 quilômetros ao sul de Vitória, o nível do Rio Iconha, que corta a cidade, subiu quase quatro metros no fim de semana, causando alagamentos e obrigando a Defesa Civil Municipal a pedir às famílias que moram em áreas de risco que deixassem suas casas e buscassem abrigo em lugares seguros.

O abastecimento de água foi afetado em parte de Iconha e, no domingo (19), a empresa de água e esgoto, Saae, recomendou à população que consuma água com cautela. “Que a água seja utilizada para as necessidades básicas, de higiene, sendo que carros-pipa estarão à disposição das famílias para que seja feita a limpeza das casas”. A prefeitura também pediu aos munícipes que colaborassem com a doação de materiais de limpeza e de higiene pessoal para as vítimas das enchentes.

Além de Alfredo Chaves, também declararam estado de calamidade pública as prefeituras de Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta – decretos já homologados pelo governo estadual e reconhecidos pelo governo federal.

Oficializada a situação de emergência ou o estado de calamidade pública, os governos podem contratar serviços temporários e fazer compras consideradas essenciais para o enfrentamento da situação, sem a obrigatoriedade de realizar processo licitatório. O reconhecimento federal da situação de emergência também permite às prefeituras pedir recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução. Os moradores de áreas afetadas que tenham sido diretamente prejudicados podem buscar alguns auxílios, inclusive financeiros, oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federal.







Fonte: Agência Brasil

Mansão de Luciano Huck em Angra dos Reis foi beneficiada por decreto de Sérgio Cabral


Há 10 anos, o município de Angra dos Reis moveu uma ação contra o apresentador e possível candidato à Presidência Luciano Huck, por construir irregularmente uma mansão na região, em desobediência às leis ambientais. Huck foi beneficiado por um decreto do então governador Sérgio Cabral, que mudava a legislação ambiental para beneficiar o apresentador e outros proprietários de mansões em ilhas. Huck foi representado pelo escritório da então primeira-dama, Adriana Ancelmo. O decreto ficou conhecido como “lei Luciano Huck”.

Em 2011, Luciano Huck foi condenado a pagar R$ 40 mil por cercar com boias e redes a faixa costeira ao longo de sua casa na ilha, criando uma praia particular para sua família, com o argumento de que pretendia, futuramente, criar mariscos no local. A sentença foi confirmada pelo tribunal de segunda instância, e o caso foi levado ao STJ.

O Ministério Público Federal enviou um pedido à Justiça, em fevereiro de 2017, para manter a condenação de Luciano Huck por “se apoderar de um bem da sociedade” em sua mansão em Angra dos Reis.







Fonte: República de Curitiba

Alerta de mau tempo em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A Secretaria de Pesca e a Coordenação de Defesa Civil em São João da Barra estão em alerta pela possibilidade de mudança climática no município, com chuvas e ventos de 45 a 80 km/h, com rajadas, entre quinta-feira, 23, e sábado, 25 de janeiro, com base em nota emitida pela Marinha do Brasil.

A Estação Costeira de Apoio Marítimo (Escoam), vinculada à Secretaria de Pesca e que funciona 24h por dia, está emitindo comunicado aos pescadores de hora em hora no rádio VHF, canal 71, e pelos canais 13 (pesca de rede caida de fundo e superfície e rede de espera fixa); 18 (pesca de peroá e arrasto de camarão), 24 (pesca de cerco); 31 (pesca de linha oceânica - plataforma) e 37 (embarcações de outros municípios da região). Já a Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, está em alerta devido o aviso de mau tempo.

“Hoje abrirmos um canal de escoamento no mangue do Pontal, em Atafona, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, pensando em chuvas fortes que podem provocar alagamento. Estamos com bombas de sucção preparadas em caso de inundações em residências e os guarda-vidas em estado de alerta, prontos pra atuarem em ação conjunta”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Wellington Barreto.

O secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho, reitera que toda estrutura da pasta, incluindo a Guarda Civil Municipal, estará disponível à Desesa Civil caso haja necessidade.

A nota da Marinha do Brasil foi por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

– E essa mudança climática poderá vir acompanhada de um ciclone tropical em alto-mar. Por precaução, estamos reforçando junto às colônias de pescadores e comunidades aquaviárias o alerta para que evitem as atividades nesse período – destacou o delegado da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão-tenente Francisco Filho.





Fonte: Secom

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Mamógrafo móvel da Prefeitura de Campos agendou mais de 3 mil exames


O mamógrafo móvel da Prefeitura de Campos já agendou mais de 3 mil exames de pacientes em diversas regiões do município. Responsável pelo planejamento do veículo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a marcação aberta e, neste momento, os procedimentos estão sendo realizados na Praça do Liceu. Antes, o mamógrafo atendeu as mulheres da região do Jardim Carioca, Santa Maria, Travessão e Morro do Coco.

“Temos a missão de zerar toda a demanda reprimida de mamografias em nosso município. Com o mamógrafo móvel, estamos trabalhando muito para alcançar esse objetivo. Campos é uma município muito grande, por isso a importância de um aparelho móvel, que está atendendo em diversas localidades, bairros e distritos”, disse o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Abdu Neme.

Na região central, o mamógrafo móvel está atendendo principalmente as pacientes do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM). “Fui muito bem atendida, Recebi a marcação por mensagem no celular e não me atrasei. O serviço tem muita qualidade”, disse a aposentada Ana Maria Silva, de 70 anos.




Desconto no Sesc Mineiro para servidores e aposentados de São João da Barra


Servidores municipais de São João da Barra, da ativa e aposentados, têm direito a 20% de desconto nas tarifas da Colônia de Férias do Sesc Mineiro de Grussaí. A unidade, maior complexo de lazer da região, firmou convênio com a Prefeitura e passa a oferecer condições especiais para o funcionalismo. O convênio contempla servidores efetivos, cargos comissionados e contratados, incluindo dependentes (filhos, pais e cônjuges). 

Nesta terça-feira, 21, o gerente da unidade hoteleira de Grussaí, Carlos Sabato Dell Aglio, esteve no gabinete da prefeita Carla Machado, acompanhado do gerente regional e da analista de marketing do Sesc Minas Gerais, Paulo Brianzi e Cássia Miranda Segregio, para formalizar a parceria. Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Educação e Cultura, Marcelino Souza e Daniel Damasceno, participaram da reunião.

A Colônia de Férias ocupa uma área de dois milhões de metros quadrados. Possui 400 unidades de hospedagem e estrutura completa de lazer e convenções. Os servidores têm direito ao desconto na hospedagem e na tarifa pra passar o dia, das 9h às 18h. O desconto também vale para a locação de espaços.

— Começamos a construir essa parceria e hoje temos o convênio assinado com o município. Podemos oferecer mais uma opção de lazer para os trabalhadores da Prefeitura e é também uma forma de estreitar o relacionamento com a comunidade local — explica Carlos Sabato.

A estrutura do Sesc conta com piscinas adulto e infantil, parquinho, quadra poliesportiva, ringue de patinação, pista de atletismo, quadra de areia, campo gramado e espaço oriental, com réplicas do Taj Mahal, Pagode Chinês, Esfinge e Pirâmides Egípcias. Para locação há churrasqueiras, salões, boate e centro de convenções.

Para ter direito aos valores diferenciados, basta o servidor apresentar documento que comprove o vínculo com a Prefeitura. O Sesc orienta que as reservas sejam feitas por email: reservasgrussai@sescmg.com.br. 


A Colônia de Férias do Sesc Mineiro existe há 39 anos. Atualmente conta com 80 funcionários da entidade e 200 de empresas terceirizadas. O percentual de sanjoanenses empregados é de 95%. O número de hóspedes chega a 1.200 nos fins de semana na alta temporada.

A prefeita Carla Machado destacou a importância do convênio para o funcionalismo:

— O Sesc Mineiro é muito importante para São João da Barra. Atrai um grande número de turistas, que visitam todo o município e ajudam a fomentar nossa economia. Com esta parceria podemos proporcionar aos servidores e aposentados, e também aos seus familiares, a oportunidade de frequentarem o complexo, já que muitos não conhecem o espaço — disse.

Além da estrutura à disposição, os frequentadores do Sesc participam da programação recreativa que é intensificada nos finais de semana, incluindo teatro, circo e atividades na piscina.

Tanto na hospedagem quanto para passar o dia não é cobrada tarifa para crianças com até 6 anos. De 7 a 12 anos, a tarifa é 50% do valor. A hospedagem pode ser parcelada no cartão de crédito.







Fonte: Secom

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Corpo de criança é localizado no mar do Açu, em São João da Barra

(Marinha participou das buscas |Foto: Portal Farol de São Thomé)
O corpo de uma criança foi localizado, na tarde desta terça-feira (21), no mar do Açu, em São João da Barra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as características da vítima são semelhantes às de Kamylle Rodrigues, de 7 anos, que desapareceu domingo (19), no Farol de São Thomé, mas ainda não é possível afirmar se realmente se trata da menina.

Ainda de acordo com os militares, o corpo foi localizada por volta das 14h20 e será embarcado em uma lancha da Marinha do Brasil — que auxiliou o Corpo de Bombeiros nas Buscas — e será encaminhado ao Porto do Açu, que é próximo. De lá, a autoridade portuária acionará a Polícia Civil e só então o corpo será transportado para o Instituto Médico Legal de Campos, onde será reconhecido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas à Kamylle seguem desde a manhã do último domingo. Equipes procuram pela faixa de terra e pela água em toda a extensão as praia campista.

Kamylle estava na companhia do pai e de um irmão, no último domingo, em farol. As duas crianças brincavam na beira do mar, quando ambas foram surpreendidas pela violência da onda e arrastadas. O menino foi salvo em tempo, mas Kamille desapareceu nas águas.





Fonte: Terceira Via 

Um casal morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente na BR 101


Um casal morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um grave acidente, na madrugada desta terça-feira (21), no km 183 da BR 101, na altura de Casimiro de Abreu. Dois carros colidiram frontalmente. Entre as vítimas, encaminhadas ao Hospital Público de Macaé (HPM), está uma mulher grávida, que teve ferimentos graves.

O acidente envolveu um Fiat Strada, com placa de São Paulo, com dois ocupantes e um Fiat Palio Fire, com placa de Itaboraí, no qual estavam quatro pessoas. A colisão aconteceu por volta das 3h30. O casal, que estava no Palio, morreu na hora. Duas mulheres, incluindo a grávida, e um homem foram encaminhados para o HPM por equipes da Arteris Fluminense, concessionária que administra a rodovia. O motorista do Fiat Strada foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

A colisão interditou a pista no sentido Espírito Santo. O fluxo permanece lento no local, com desvio de tráfego pela pista Niterói e pelo acostamento.






Fonte: Folha da Manhã

Programa de Qualificação forma mais 106 alunos em SJB


Nesta quarta-feira, 22, a GNA, Prefeitura de São João da Barra e Firjan/Senai promovem no Grussaí Praia Clube, às 17h30, a segunda cerimônia de formatura dos alunos que participaram do Programa de Qualificação Profissional da empresa. Nesta segunda etapa, 106 formandos vão receber o certificado de conclusão dos cursos oferecidos gratuitamente nas áreas de Mecânica, Eletricidade, Construção Civil e Montagem Industrial. A primeira formatura aconteceu em agosto do ano passado, quando 223 alunos receberam diploma de conclusão dos cursos.

Para a head de RH da GNA, Angela Serpa, a cerimônia concretiza um projeto que foi pensando em detalhes visando qualificar e maximizar as chances de empregabilidade de moradores de São João da Barra. “Com o apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Firjan, trouxemos as aulas para São João da Barra, garantindo a participação da população local nos cursos. E os resultados do Programa não podiam nos encher mais de orgulho: 329 alunos formados, sendo 201 contratados para trabalhar nas obras de nossos empreendimentos, incluindo uma turma de Solda exclusivamente feminina. Para muitos alunos a participação no curso possibilitou a conquista do primeiro emprego com carteira assinada”, afirmou. 

A prefeita Carla Machado destacou a importância parceria. “O Programa de Qualificação Profissional representa o sucesso de uma parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada, por meio da GNA, e reflete a visão hoje da administração municipal em proporcionar cada vez mais oportunidades para o sanjoanense em termos de ocupação no mercado de trabalho. O diálogo e ações em conjunto com as empresas têm sido a diretriz da nossa política de empregabilidade e os resultados até aqui alcançados mostram sua eficácia”.

Lançado em novembro de 2018 o Programa de Qualificação Profissional tem como objetivo qualificar os profissionais e garantir o maior número possível de trabalhadores da região na construção dos empreendimentos da GNA que integram o maior parque termelétrico da América Latina, no Porto do Açu, ou em outros projetos do entorno.

Prêmio - Os resultados do Programa de Qualificação renderam à GNA a indicação, como uma das finalistas, ao Prêmio Faz a Diferença, na categoria Desenvolvimento do Rio. A premiação é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan e premia as empresas que mais fizeram a diferença em 2019.