Após uma reunião com moradores do distrito de Travessão, na tarde desta terça-feira (19), a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos instaurou inquérito para apurar a denúncia de falta de médicos pediatras na Unidade Pré-hospitalar da localidade. Também participaram da reunião representantes do Conselho Tutelar. A reclamação dos pais sobre a ausência dos profissionais na unidade médica foi noticiada pelo Jornal Terceira Via (aqui), no último dia 12.
A promotora Anik Assed informou que os moradores que participaram da reunião entregaram ao Ministério Público uma representação, instruída com abaixo assinado, solicitando providências para assegurar atendimento médico emergencial e ambulatorial na região.
A promotora destacou que é preciso resguardar o direito à saúde das crianças e adolescentes do distrito, considerando a distância do centro do município, a escassez de transporte público e a grande população da localidade, de cerca de 40 mil moradores, devendo ser garantido atendimento adequado às crianças e aos adolescentes.
Problema
No último dia 12, um grupo de moradores do distrito de Travessão fez uma manifestação nesta terça-feira (12) nas ruas locais contra a falta de médicos pediatras na UPH. Com faixas e cartazes, eles se reuniram em frente à unidade e cobraram a volta do atendimento emergencial para crianças. Segundo os manifestantes, apenas há consultas ambulatoriais duas vezes por semana. Casos de emergência têm sido encaminhados para o Hospital Geral de Guarus (HGG) e Clínica da Criança. Alguns moradores alegam que não têm condições de se deslocar para a área urbana. Eles fizeram um abaixo-assinado pedindo regularização do atendimento pediátrico. As assinaturas foram entregues nesta terça ao Ministério Público.
Em nota, a Prefeitura de Campos, “por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), esclarece que não foi convocada para a referida reunião. Quanto à assistência de urgência e emergência pediátrica no município, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão dispõe de serviço de pediatria ambulatorial de segunda a quinta-feira. Em caso de emergência, o paciente recebe o primeiro atendimento do pediatra que estiver no ambulatório ou do clínico geral. Havendo a necessidade, o paciente é deslocado pelo serviço de ambulância da UPH para a Clínica da Criança, Centro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC) ou para Hospital São José (HSJ). Essas três unidades são referências em acolhimento de urgências e emergências no município. A proposta é que a população encontre estruturas montadas com capacidade para realizar os atendimentos a esse público infantil em três polos, espalhados em pontos estratégicos do município”.