terça-feira, 22 de novembro de 2016

HFM sem material para cirurgia de idosa

(Foto: Ralph Braz \ Pense Diferente)
Parentes da idosa Maria Magdalena Rosa de Andrade, de 78 anos, estão apreensivos com o estado de saúde da mulher. Internada há mais de um mês na enfermaria do Hospital Ferreira Machado (HFM), ela precisa de uma cirurgia para colocação de uma prótese de colo do fêmur, mas a unidade alega falta de material e, diante disso, segundo a família, não dá previsão para a realização do precedimento. Familiares contaram ainda que, assim como Maria Magdalena, outras duas idosas estão na mesma situação.

Por telefone, Norma Andrade, filha da paciente, contou que Maria Magdalena caiu da cama na madrugada do dia 16 de outubro para o dia 17 e na mesma hora foi levada para o HFM com fortes dores. Desde então, permanece na enfermaria no aguardo da cirurgia. Norma contou ainda que foi informada de que, caso a prótese chegue, a cirurgia seria feita na Santa Casa de Misericórdia, pois o HFM não teria materiais para o procedimento. Na fila antes de Maria Magdalena, tem uma idosa de 89 anos que está há dois meses aguardando e outra de 94 anos, há mais tempo ainda.

A reportagem enviou pedido de resposta à superintendência de Comunicação, ao superintendente de comunicação, à assessoria da secretaria de Saúde e do HFM. Também foi buscado contato por telefone com secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, mas não houve retorno de nenhum dos setores até o fechamento desta edição.

Em nota, o HFM informou apenas que a paciente está estável, internada na T.O. com fratura do colo do fêmur, aguardando cirurgia que ainda não foi agendada, mas não informou sobre a falta de materiais para o procedimento cirúrgico.







Fonte: Folha da Manhã