Desde sua criação há 13 anos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” tem sido uma importante iniciativa na cidade, oferecendo aulas gratuitas de yoga e meditação todos os domingos, às 9h, nos jardins do Museu Imperial. Idealizado pelo professor Fábio Goulart, o projeto atrai participantes de todas as idades em busca de autoconhecimento, bem-estar e uma opção diferente de lazer.
Segundo Thom Bello, um dos professores facilitadores, o projeto visa integrar a filosofia do yoga ao cotidiano dos participantes. “Você junta os três elementos em um. É uma prática que, se você olhar de fora, vai achar que é física, mas é psicofísica. Há toda uma atenção à respiração, à consciência corporal e aos elementos que vão para dentro da prática, que é física, mental e, sobretudo, espiritual”, explica o petropolitano.
Atualmente, a iniciativa conta com a participação de cerca de 40 professores e está aberta à inclusão de novos instrutores. “Queremos que todos possam se integrar e compartilhar suas experiências, o que enriquece ainda mais as aulas”, afirma Thom. Além de ministrar as práticas, os professores discutem a importância de contribuir com a comunidade, já que há planos para arrecadar doações que serão destinadas a causas sociais.