A Câmara de São João da Barra aprovou nesta terça-feira (26) quatro projetos que autorizam a Prefeitura a formalizar termo de colaboração ou de fomento com três agremiações e um bloco carnavalesco para o Carnaval 2025. As subvenções terão os mesmos valores da última folia. As quase centenárias escolas de samba Chinês e Congos vão receber R$ 385 mil para cada uma delas. Já a mais nova das escolas, a Vila Imperial e o tradicional bloco Os Indianos receberão R$ 70 mil cada.
Aprovado por unanimidade no Legislativo, o termo de fomento condiciona o repasse à disponibilidade orçamentária e financeira do Executivo. Além disso, existem regras, como iniciar o desfile no horário previsto e realizá-lo dentro do limite de tempo estabelecido. O não cumprimento das condições impostas no documento, poderão gerar multa de 10% para as agremiações.
Não é de hoje que as escolas de samba sanjoanense recebem subvenção. Só que, antes, era um desespero, com o dinheiro chegando para escolas quase na hora de entrar na avenida. Em 2017, no terceiro mandato da ex-prefeita Carla Machado (hoje deputada estadual pelo PT) foi criado um novo modelo de repasse, antecipado.
Naquela época, o Chinês chegou a dizer que não entraria na avenida sem o repasse antecipado e, neste ano, voltou a pressionar para a liberação antecipada do recurso.
Vale lembrar que no ano passado, na gestão da prefeita Carla Caputi (União), as subvenções foram reajustadas para o valor atual, depois de 11 anos.
Fonte: Blog Arnaldo Neto