A vereadora Sônia Pereira (PT) já tem, declaradamente, mais que os sete votos necessários para ser a presidente da Câmara de São João da Barra no próximo biênio. Como eleição de Mesa só se decide no dia, as articulações continuam a todo vapor e movimentam os corredores do Legislativo e os bastidores da política sanjoanense. Nesta terça-feira (26), após a sessão da Câmara, ela almoça com os aliados no Restaurante do Ricardinho, em Atafona, que não participaram de um almoço na segunda (26), em Campos. Julinho Peixoto (União), que esteve nos dois encontros, será o vice-presidente nessa composição da Mesa.
Os oito: Além do próprio voto, declaram apoio a Sônia (veja as declarações abaixo) Julinho, Caio César (PV), Léo de Lolô (SD), Rodrigo Machado (União), Eziel Pedro (SD), Elísio Motos (SD) e o único vereador da oposição, Analiel Vianna (PL).
Sônia vai para o quarto mandato consecutivo e abriu mão em outras oportunidades de ser a presidente do grupo. Em 2016, também abriu mão de ser vice da sua aliada, a hoje deputada estadual Carla Machado (PT). Em recente entrevista, ela falou sobre as vezes que abriu mão. “Agora a situação é diferente, acredito que chegou a hora”, disse.
Cenário — Até o momento, só Julinho Peixoto retirou sua possível candidatura a presidente. Alan de Grussaí (União), Júnior Monteiro (União) e Rommenik (União) continuariam no páreo. Sônia tem os votos e contaria com o apoio de Carla Machado, mas a prefeita reeleita Carla Caputi (União) ainda não se posicionou. O grupo das Carlas fez 12 dos 13 vereadores eleitos.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto