segunda-feira, 25 de novembro de 2024

OAB em Campos elege nova diretoria nesta segunda-feira(25)


A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Campos dos Goytacazes (RJ) está bastante movimentada. Nesta segunda-feira (25), mais de dois mil advogados e advogadas devem passar pelos locais de votação indicados pela OAB para elegerem a nova diretoria com mandato de três anos. Disputam três chapas. São candidatos à presidência e vice-presidência, respectivamente, Christiano Fagundes e Léa Paiva pela chapa “Advocacia Unida e Fortalecida”; Mariana Lontra Costa e Eduardo Linhares pela chapa “Uma Ordem de Verdade”; e Jefferson Carneiro e Isabela Rangel pela chapa “Uma Ordem sem Divisão”.



De acordo com a assessoria da OAB Campos, 2.094 advogados registrados estão aptos a votar. A sede da subseção fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, 201, Centro. A votação está prevista para ocorrer de 9h às 17h, com utilização de urna eletrônica. Desde o início da campanha, os três candidatos a presidente se movimentam junto aos eleitores filiados. A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados, criada nos anos 1960, abrange Campos dos Goytacazes e as cidades de São João da Barra, Italva, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana.


A reportagem conversou com os três candidatos a presidente da OAB Campos. Eles falaram sobre a disputa, algumas propostas de campanha, e o que pretendem fazer caso sejam eleitos.


Mariana Lontra Costa

A candidata é advogada há quase 18 anos. “A decisão de concorrer à presidência não foi só minha, mas de um grupo. Senti-me honrada e estou preparada para representar a classe. Há experiência adquirida em quase duas décadas de advocacia, além de todo aprendizado obtido na atual gestão em que ocupo o cargo de secretária geral. Participei de outras gestões em diferentes cargos. Podemos contribuir significativamente para o fortalecimento da classe. Tenho junto comigo uma diretoria empenhada, atuante e experiente, além de um conselho forte e engajado. Nossa chapa propõe uma gestão transparente e comprometida com as reais necessidades da advocacia”.



Christiano Fagundes
Advogado há 21 anos, inscrito na 12ª Subseção desde 2003, já foi vice-presidente da OAB e diretor da Escola Superior de Advocacia. “Vários colegas me apoiaram para que concorresse. Jovens e antigos advogados buscam mais acolhimento e precisam de mais atenção da Ordem para poder exercer o ofício de advogar. São muitas reivindicações que chegam até mim. Competimos para implementar mudanças necessárias. Sou mestre em Gestão e Planejamento. Pretendo uma gestão técnica, conduzida por um advogado que tem um curso de mestrado nessa área. Conheço o que vou fazer, pois me preparei. Tenho a experiência prática adquirida pelo tempo dedicado à OAB em Campos e na região”, resume.



Jefferson Carneiro
Advogado há 18 anos, vive exclusivamente da profissão. “Decidi me candidatar porque percebo carência de representantes conectados com a realidade diária da advocacia na OAB. Muitos candidatos não dependem da advocacia para o próprio sustento, o que os distancia das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da classe. Queremos trazer uma gestão que entenda e represente os advogados, oferecendo soluções práticas e eficazes para suas demandas reais. A expectativa para este pleito é de renovação e transformação. Este é um momento de reflexão e decisão consciente. Propomos, entre outras coisas, a descentralização da Comissão de Prerrogativas; melhoria na infraestrutura e serviços: implementação de espaços de apoio nos fóruns; transporte diário para presídios; capacitação contínua; transparência e comunicação direta; projetos educacionais; valorização da advocacia”.