A poucos dias do evento, a Prefeitura de Petrópolis divulgou parte da programação prevista para o Natal Imperial 2024. Reduzida devido a “falência orçamentária”, a festa será concentrada no Palácio de Cristal. O município promete uma Árvore de Natal de 25 metros de altura, a tradicional Casa do Papai Noel e uma decoração com luzes e elementos que remetem à data.
A redução de uma das principais festas do calendário da cidade gerou críticas do trade turístico. Além disso, o setor também aponta para a falta de divulgação antecipada da programação da festa, como é feito em outras cidades. Até a última atualização, a Prefeitura prometia a publicação da programação completa em seu site, mas ainda não tinha feito.
“O Natal Imperial é um evento que já se consolidou no calendário cultural e turístico da cidade, mas infelizmente a gestão pública não entende a importância de se organizar e planejar um evento dessa magnitude com antecedência”, lamentou a presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Raquel Neves.
A última edição antes da pandemia, em 2019, atraiu cerca de meio milhão de visitantes e movimentou R$ 300 milhões na economia. À época, a festa foi dividida em “Vila Imperial”, na Praça da Liberdade, e “Casa do Papai Noel”, no Palácio de Cristal. As praças da Águia e Dom Pedro e a Rua do o Imperador também tiveram atrações e o Padre Fábio de Melo abriu as comemorações com um show no Parque Municipal de Itaipava.
Com todo o potencial econômico da festa, a redução causa preocupações também ao comércio local. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis, Claudio Mohammad, o aumento do uxo de visitantes impacta diretamente nas vendas. “Com uma programação menor, o impacto nanceiro será sentido não apenas pelas lojas do Centro Histórico, mas também pelos negócios em todos os distritos que aguardam ansiosamente essa época. A CDL Petrópolis lamenta que o turismo, que se entrelaça com outros segmentos econômicos como comércio e prestadores de serviço, seja conduzido de forma amadora, considerando a importância para a economia da cidade”, armou Mohammad.