Antes mesmo da cerimônia de abertura da Festa com a presença de várias autoridades, já no fim da tarde os portões do Ginásio de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino haviam sido abertos para as visitas aos estandes montados no local. A movimentação foi grande e a expectativa é que siga assim até o próximo dia 10, quando se encerra a Felisan.
"É transformador quando o poder executivo cria uma Secretaria de Cultura e proporciona aos alunos o acesso ao conhecimento, investindo na aquisição de livros e valorizando nossos autores locais. Essa é uma das formas mais importantes de construir uma sociedade mais consciente e conectada com suas raízes.
A cultura é o que nos torna mais fortes, e a leitura é o caminho para o desenvolvimento pessoal e coletivo", pontuou a vereadora eleita Joice Pedra.
Milhares de livros de variados gêneros, inclusive de escritores sanjoanense, estão à disposição do público. São cerca de 45 selos editoriais, tendo como novidades a vinda da Companhia das Letras, Bom Bom Books, Harper Collins e Culturama. Os estudantes da rede municipal vão visitar a Festa Literária e receberam um voucher de R$ 60 para a aquisição de edições.
A Felisan é organizada pela Secretaria de Cultura de São João da Barra (Secult) com parceria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) e do Sesc/RJ, via Hotel Sesc Grussaí, além do apoio de várias secretarias municipais, como a de Educação e a de de Turismo e Lazer.
"Eu fico muito feliz em estar aqui. É a soma de pessoas comprometidas, pessoas que trabalharam juntas para que a Felisan pudesse acontecer. Nos tempos onde o celular impera, a tecnologia impera, o quanto é importante a gente resgatar a leitura. E essa feira é essa oportunidade. Por isso, a gente precisa cada vez mais incentivar, e é compromisso nosso, em São João da Barra, que seja de todo mundo, levar a leitura para as nossas crianças, para todos. Eu quero pedir a vocês que convidem mais pessoas. O quanto é importante a gente espalhar essa onda, espalhar essa alegria de ter tantas obras boas, bonitas e importantes aqui na nossa feira, que precisam ser compartilhadas", destacou Carla Caputi.