quinta-feira, 10 de maio de 2018

SJB classificado no Prêmio Prefeito Empreendedor


São João da Barra é um dos 34 classificados no Estado para a segunda etapa do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), que está na décima edição. O município concorre com dois projetos: “Agricultura, semeando conceitos e colhendo resultados”, na categoria Pequenos Negócios do Campo, e “São João da Barra: empreendendo para o futuro”, na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.

Na última quarta-feira, 9, os consultores do Sebrae Celso Nunes de Oliveira e Fabrinio Peçanha se reuniram com as equipes das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Fazenda. Em seguida, houve visita de campo no Polo Gastronômico, em Grussaí, e na Escola Manoel Ducas de Brito, em Caetá.

De acordo com Celso Nunes, a visita teve o objetivo de colher evidências documentais e físicas da execução dos projetos inscritos, verificando o cumprimento do planejamento e consolidando o andamento dessas ações. “Nossa trabalho é avaliar se o ambiente tem sido beneficiado com as ações previstas nos projetos; se os benefícios de fato estão chegando”, contou Celso Nunes.

O consultor explicou, ainda, que todas as informações pertinentes colhidas durante a vista serão inseridas na plataforma do projeto para avaliação remota, que acontece até julho. “Os projetos do município estão bem elaborados e percebemos que a parceria entre as secretarias é fundamental para a realização dessas ações. Não é comum ver essa sintonia em outros municípios”, salientou.

O projeto da Secretaria Municipal de Agricultura apresentou um planejamento de ações com foco na agricultura familiar a partir de demandas da categoria, visando o desenvolvimento e valorização do agricultor que passa a ocupar o papel de destaque não só dentro da área agrícola como também na destinação dos recursos públicos da municipalidade.

Já o projeto “São João da Barra: empreendendo para o futuro” descreve ações de apoio ao microempreendedor individual, entre elas cursos de capacitação, campanhas de legalização e realização de eventos para divulgação e comercialização de seus produtos, fornecendo, assim, meios de inclusão produtiva e desenvolvimento de novos negócios com ênfase na economia criativa, gastronomia, artesanato e criação de redes de cooperação para o microempreendedor individual. 

Participaram da reunião os secretários de Fazenda, Allan Barcellos; de Agricultura, Osvaldo Barreto; de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Luiz Paulo Madureira, e os superintendes Portuário e Industrial, Marcelino Souza, de Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Luciano Barreto, e técnicos das secretarias.

Prefeito Empreendedor – O Prêmio reconhece gestões municipais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. O prêmio é realizado a cada dois anos e os municípios podem participar com até dois projetos.