sexta-feira, 18 de maio de 2018

Evento no Açu contra a exploração sexual de crianças


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira, 18, será marcado em São João da Barra com um encontro no Açu, no 5º distrito do município, envolvendo as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e Cultura e de Saúde e Conselho Tutelar. As atividades têm início às 9h e acontecerão durante todo o dia, no campo de futebol Geraldo Nunes Barreto, ao lado da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. 

Na programação, palestras, caminhada, recreação e roda de conversa com o público alvo do evento. O objetivo, de acordo com o secretario municipal de Assistência Social, Alex Caetano de Souza, é chamar a atenção da sociedade para a triste realidade, seguindo a orientação da prefeita Carla Machado para que sejam desenvolvidas ações nesse sentido.


– Todos os dias, meninas e meninos sofrem violências, entre elas o abuso e a exploração sexual, que podem ser praticados por estranhos, familiares ou conhecidos. A constante vigilância e a denúncia são alguns mecanismos de enfrentamento a estes crimes – enfatizou o secretário

Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.

“A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência.”, finalizou o secretário Alex Caetano de Souza.