quinta-feira, 10 de maio de 2018

Cronograma de intervenção no rio Paraíba do Sul

(Foto: divulgação)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado – juntamente com o coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, e os secretários de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Pesca, Joice Pedra e Analiel Vianna –, participou de uma reunião na sede da empresa Prumo Logística, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 08.

O objetivo foi alinhar ajustes técnicos e elaborar um cronograma prévio de execução das atividades de intervenção do Rio Paraíba do Sul, provenientes das medidas de compensação ambiental referente à construção do Terminal Sul do Porto do Açu.

Da Prumo, participaram o gerente de Licenciamento, Leonardo Santarossa, e o coordenador de Engenharia, Dennis Caceta, além de equipe técnica e jurídica. O pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Thiago Pereira, também marcou presença. No encontro ficou definido que no final de maio a Uerj mobilizará seus equipamentos para início, em junho, do monitoramento ambiental.

As intervenções, que serão realizadas seguindo o Licenciamento do Inea, autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e recomendações do Ministério Público Federal (MPF), acontecerão a partir de julho.

Os serviços começarão pela desobstrução do meandro (canal) na margem direita do rio Paraíba do Sul, no local conhecido popularmente como "Ilha do Cardoso", a fim de proporcionar melhoria da captação para abastecimento da população e aumento do fluxo d’água. Logo em seguida será realizado o desassoreamento do trecho do canal de acesso das embarcações pesqueiras entre o cais de atracação e o mar, em Atafona, facilitando a navegabilidade, desembarque do pescado nos frigoríficos e a compra de gelo, combustível e alimentos.

“Na oportunidade, conseguimos incluir no cronograma de atividades das medidas de compensação ambiental, contratação de empresa especializada para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do Anteprojeto de Proteção e Restauração da praia de Atafona, realizado pelo INPH, para o início do segundo semestre”, enfatizou Carla, que vem nesta terceira gestão melhorando ainda mais a qualidade de vida da população buscando a sustentabilidade ambiental, econômica e social da região.