domingo, 27 de maio de 2018

Prêmio na área de cultura para SJB


São João da Barra foi contemplado com o Prêmio Heloneida Studart de Cultura de 2018. Foram selecionadas as inscrições do Cine Teatro São João na categoria Artes integradas/Audiovisual e do Coletivo Aquidabã em Artes Cênicas.

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) divulgou na última quarta-feira (23/05) os nomes das 39 pessoas físicas e instituições que receberão o prêmio este ano. A premiação acontece em junho, em local que ainda será definido.

O diploma é um instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais do estado criado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2009 e leva o nome de Heloneida Studart em homenagem à atuação da ex-deputada e escritora na área.

As inscrições foram feitas entre os meses de março e abril e foram abertas a pessoas físicas e jurídicas, organizações não governamentais e outras instituições que atuam nas áreas dispostas no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura como artes visuais, música, teatro, entre outras.

A prefeita Carla Machado destacou que valorização da cultura sanjoanense também é reflexo nos equipamentos culturais do município, como o Cine Teatro São João, um projeto de suma importância para o desenvolvimento de diversas manifestações artísticas.

“Temos o teatro, a dança, o cinema social, a música e infinitas outras manifestações. Um espaço múltiplo que recebe as produções culturais dos nossos munícipes e daqueles que nos visitam. Uma verdadeira casa de cultura ativa e aberta a todos! Acreditamos na economia criativa e numa gestão de incentivos à cultura para nosso município”, enfatizou.

Para Jaciara Gomes, integrante da Companhia Aquidabã esse diploma é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo que prioriza a cultura sanjoanense e o patrimônio imaterial. “Buscamos valorizar a cultura do município por meio de nossas apresentações e textos autorais que remetem a história da cidade e do trabalho social levando o teatro em todas as localidades. Estamos muito felizes e nosso objetivo é continuar fazendo teatro e levando o nome de São João da Barra por todos os cantos”, contou.