terça-feira, 29 de maio de 2018

Reunião debate medidas para paralisação não afetar a Saúde

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Representantes da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde traçam estratégia para que unidades continuem funcionando: "Objetivo é garantir o atendimento de urgência e emergência", diz Fabiana Catalani.

Representantes da Secretaria municipal de Saúde (SMS) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estiveram reunidos nesta segunda-feira (28), para traçar estratégias de atendimento de urgência e emergência à população, diante da paralisação nacional dos caminhoneiros, que ocasionou na falta de combustível nos postos de gasolina de todo o país e que já dura mais de uma semana.


— Nosso objetivo foi unir informações dos setores para termos o controle efetivo das principais dificuldades encontradas atualmente no município, principalmente com relação ao abastecimento de diesel e demais combustíveis. Recebemos medicamentos na última semana e ainda temos a situação sob controle. O maior problema é garantir a chegada dos demais insumos, materiais, medicamentos e oxigênio, porque muitos caminhões continuam retidos principalmente no município do Rio de Janeiro e temos fornecedores de Minas Gerais que não estão conseguindo trafegar nas estradas. O objetivo é garantir o atendimento de urgência e emergência a nossa população — ressaltou a secretária de Saúde, Fabiana Catalani.


Ainda de acordo com a secretária, a estratégia é garantir que estes veículos cheguem ao município por meio do abastecimento que seria realizado pelo Corpo de Bombeiros, já que a SMS recebeu um comunicado da secretaria estadual se comprometendo em atender os municípios nesta situação.

— Precisamos garantir o abastecimento de alguns veículos que tem combustível para chegar em nossa cidade, mas não têm como retornar. Isso é preocupante porque estaríamos com nossa rede de urgência e emergência comprometida caso esses itens não cheguem. Já estamos fazendo um levantamento desses caminhões para resolver esta situação o mais rápido possível — completa Fabiana Catalani.

O vice-presidente da FMS, Dante Pinto, ressaltou a importância da união dos setores da saúde neste momento. "Este é um momento delicado vivido em todo o país e no nosso município a estratégia é a de manter em ordem o atendimento de urgência e emergência, a prioridade no momento", conta Dante.

Nesta terça-feira (29), uma nova reunião será realizada entre os órgãos para dar sequência as medidas e avaliar as últimas 24 horas de negociações. Participaram também do encontro desta segunda, representantes da subsecretaria de Atenção Básica, dos Departamentos de Farmácia e Transporte e do Tratamento Fora Domicílio (TFD).

Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com atendimento dentro das possibilidades existentes no momento. De acordo com a subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini, apenas as unidades de Saturnino Braga e Serrinha não abriram nesta segunda-feira.

— Nessas unidades mais distantes os funcionários não tiveram como chegar. Estamos monitorando todas as UBSs diariamente e acompanhando o atendimento e as questões de abastecimento de materiais e medicamentos — ressaltou Cintia Ferrini.










Fonte: Secom