(Foto:Roberto Silveira | Secom) |
Setenta atletas, divididos em duplas, de pesca esportiva de Campos, Macaé, Casimiro de Abreu, Niterói e Rio de Janeiro já confirmaram presença no II Torneio Ecoanzol de Pesca ao Robalo no Rio Paraíba do Sul, que acontecerá nesta sexta-feira (11) e sábado (12), no trecho entre o Solar dos Airizes e a localidade de Santa Cruz. O evento conta com a chancela da Marinha do Brasil e tem, pelo segundo ano consecutivo, o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME).
Os 10 primeiros colocados receberão prêmios e a dupla vencedora vai ganhar um barco, modelo Amazonas 500 da Mogi Mirim, doado pelos parceiros Mogi Mirim e Concessionária Águas do Paraíba.
— É muito bom poder trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade e acompanhar o resgate do esporte no município. O Torneio de Pesca ao Robalo foi um sucesso em 2017 e para este ano promete repetir e consolidar o esporte, que mostra o potencial turístico e esportivo no Rio Paraíba do Sul. Apoiar um evento desse porte, que mobiliza várias secretarias da Prefeitura de Campos, como Entretenimento e Lazer, Departamento de Turismo e Guarda Civil Municipal, só fortalece a pesca esportiva no município e, sobretudo, o turismo — destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin.
A realização do torneio é da Ong Ecoanzol e tem ainda a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj), Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento (CBPL), Nova Pesca Brasil (NPB), Orca Clube de Pesca do Rio de Janeiro, Ibama, ICMBIO, Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS), Federação de Pesca, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) da Presidência da República. O evento contará também com a Feira de Sustentabilidade com palestras socioambientais, visita de alunos e exibição de produtos com os artesãos cadastrados.
Responsável pelo evento e um dos diretores da Ong, Marcelo Fernandes, destaca que o Torneio está vinculado a valores e princípios da conservação e preservação do meio ambiente e da modalidade de pesca esportiva (pesque e solte), com o intuito de divulgar o potencial turístico da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. As modalidades em disputa são a bait casting (arremesso com carretilha), spining casting (arremesso com molinete) e fly fishing (pesca com mosca). Todas as técnicas mencionadas serão praticadas com iscas artificiais. Não será permitida a modalidade de corrico (barco em movimento arrastando a isca artificial).
Fonte: Secom