quinta-feira, 24 de maio de 2018

Adesão à Feira de Empregabilidade e Qualificação em São João da Barra

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, se reuniu nesta quarta-feira, 23, com representantes de empresas sediadas no complexo portuário do Açu. O encontro visou fechar a participação de outros empreendimentos, além dos já confirmados, na primeira edição da Feira de Empregabilidade e Qualificação (FEQ), que acontece de 7 e 9 de junho no município.

O evento é uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus-SJB, e tem como objetivo dar oportunidade a quem busca uma qualificação ou colocação no mercado de trabalho, e aos estudantes do município, de conhecer um pouco mais sobre o cenário atual, investimentos privados, entidades e empresas qualificadoras e empregadoras.

Durante a reunião foram confirmadas a participação da Ferroport, Açu Petróleo e B-Port Brasil, que se juntam a Porto do Açu e GNA (subsidiárias da Prumo Logística Global) e Andrade Gutierrez, responsável pela obras de construção da termelétrica GNA I, na participação na feira. As empresas, NOV, Technip e Oiltanking ainda definirão presença no evento.


A chefe do Executivo sanjoanense frisou que os esforços estão sendo feitos para que a feira realmente atinja o objetivo. “Estamos aqui buscando o apoio dos empresários, para mostrar para nossa população que o Porto está ai para trazer benefícios para nosso município e que temos potencial para oferecer mão de obra qualificada para atender os postos de trabalho que irão surgir”, enfatizou Carla Machado.


A atual gestão, ressaltou Carla, vem trabalhando em busca da ocupação das vagas de trabalho dessas empresas por meio de uma política voltada para a capacitação profissional e no estreitamento do diálogo junto aos empreendimentos do complexo. “Estamos chamando as empresas, pedindo oportunidade e querendo entender o que está faltando para que nossos munícipes sejam empregados e prepará-los para essas vagas”, salientou.

A feira vai contar ainda com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Educação e Cultura, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, Ministério do Trabalho e Emprego e apoio do Sebrae e Senai.

O evento vai contar com palestras, atendimento em tempo real à população para criação de currículo on line, orientações sobre empregabilidade e qualificação, entre outros serviços e apresentações culturais e shows. A feira será aberta no dia 7 de junho, às 18h. Nos dias 8 e 9 vai funcionar a partir das 14h.