quarta-feira, 23 de maio de 2018

Olimpíadas Especiais das Apaes é realizada em São João da Barra


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra, em parceria com a Prefeitura e apoio da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, realiza nesta terça, 22, e quarta, 23, as Olimpíadas Especiais das Apaes – Etapa Regional Norte Fluminense –, no Sesc Mineiro, em Grussaí. 

Os alunos que se destacarem das Apaes de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana integrarão a delegação que representará a região Norte Fluminense nas Olimpíadas Especiais das Apaes – Etapa Estadual –, no mês de agosto, em Campos, e consecutivamente alcançando um bom desempenho, na Olimpíadas Especiais das APAES – Etapa Nacional –, no mês de dezembro, em Porto Alegre.

Na abertura oficial houve apresentação dos grupos de dança Alegria de Viver e de capoeira ABC, ambos formados por alunos da Apae de São João da Barra. Logo em seguida iniciaram as competições nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, bocha e capoeira. Completando a programação da terça-feira, na parte da noite, baile de confraternização.

A presidente da Apae de São João da Barra, Gerlane Gonçalves de Almeida, ressaltou a importância do evento para promover a saúde, a socialização, e a independência, através da pratica esportiva. “O esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, além de proporcionar a socialização entre pessoas com e sem deficiências, tornando-as mais independentes e estimulando suas potencialidades”, ponderou Gerlane.

A intenção, ao apoiar as Olimpíadas, disse a prefeita Carla Machado, foi contribuir para desenvolvimento da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade, facilitando a sua relação com o meio em que vive, através da prática esportiva.

“É uma alegria muito grande para nós que fundamos a Apae em São João da Barra realizar pela primeira vez uma olimpíada regional voltada para o movimento apaeano, proporcionando momentos, diversão, lazer, confraternização e troca de experiências”, completou Carla, desejando boa sorte a todos os atletas competidores.

Da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro, compareceram o procurador, Richard Tavares, e o coordenador de Esporte, Fábio Gonçalves. O diretor financeiro da Apae de São João da Barra, Júlio César Nogueira, e a presidente da Apae de Campos, Marelane Ferreira, também estiveram presentes.

O secretário de Esporte de São Francisco de Itabapoana, Daniel Machado, e os secretários de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Turismo Esporte e Lazer de São João da Barra, Alex Caetano e Edivaldo Machado, também marcaram presença.






Fonte: Secom