quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Professores do IFF fazem paralisação

(Foto: Silvana Rust)
Os professores e servidores do campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) vão paralisar suas atividades na próxima sexta-feira (11) e no dia 25 de novembro como forma de protesto, principalmente, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55. Após aprovada na Câmara em dois turnos, a PEC 241 — que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos — recebeu nova numeração e passou a tramitar no Senado como PEC 55.

O diretor do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) em Campos, Gustavo Siqueira, explica que, por enquanto, a paralisação está definida apenas no campus Centro do IFF, mas outros campi, como o de Macaé, Quissamã, São João da Barra e Cabo Frio, estão com assembleias da categoria marcadas e podem engrossar o movimento.

Gustavo não descartou a hipótese de uma greve geral. “Por enquanto, decidimos por uma paralisação de dois dias este mês, o que não quer dizer que a categoria não possa rever esta situação posteriormente”, analisou o sindicalista.

Além da PEC 55, o Sinasefe tem outras bandeiras: “contra a Medida Provisória 746 (que propõe reforma no Ensino Médio), nenhuma reforma sem a participação de educadores e estudantes! Contra o Projeto de Lei 257, agora Projeto de Lei da Câmara 54; contra a reforma trabalhista; contra a reforma da Previdência; contra os projetos de Escola Sem Partido; Contra todas as terceirizações; pela auditoria cidadã da dívida com a participação popular e pelo cumprimento dos acordos de greves anteriores”, ressaltou o movimento nacional em nota.









Fonte: Terceira Via