sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Princípe da Jordânia fez a Investidura dos Cavaleiros e Damas da Ordem de S. Miguel Arcanjo em Campos

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)
Campos possui a maior comunidade libanesa e síria do país, nesse contexto o município foi escolhido para ser sede do Grande Priorado do Brasil da Sacra Ordem de São Miguel Arcanjo, uma Ordem da Cavalaria Monárquica, não religiosa, cristã, ligada à Casa Real e Imperial de Ghassan, primeira linhagem árabe cristã que tem como representante o príncipe Gharios, que está na cidade comprindo uma série de compromissos, dentre eles a nomeação do bispo Dom Roberto Ferrería Paz como Capelão Geral do Priorado da Ordem, que tem como objetivo a sensibilização sobre a atual situação de cristãos no Oriente Médio e filantropia, no acolhimento a refugiados.

Segundo Dom Roberto, a criação da Ordem é recente, mas remonta às antigas ordens militares. Seu objetivo é unificar os critãos e garantir a liberdade religiosa não só dos cristãos que vivem em território mulçumano e islâmico, mas também de mulçumanos que vivem em território cristão.


— As ordens militares surgiram no contexto das cruzadas, só que se reverteram, as em ordens caritativas, que fazem o bem. O objetivo desta aqui é primeiramente proteger os cristãos que estão sendo expulsos da terra santa, no oriente médio, particularmente Síria, Iraque e terras nas quais existem 20 igrejas católicas orientais e outras ortodoxas e os cristãos tem cada vez mais dificuldade em se manter lá. O principe, que é consultor da ONU, pretende a eleição do conselho de todos os cristãos para primeiramente pelitearema sua permanência e em segundo o diálogo com muçulmanos — explicou o bispo ao acrescentar que existem cerca de 1,3 bilhões de muçulmanos e destes, cerca de 95% são pacíficos. Ainda segundo o pároco, a Ordem de São Miguel Arcanjo defende a liberdade religiosa para cristãos que vivem em países mulçumanos e islâmicos também para muçulmanos que vivem em países cristãos.


O príncipe Gharios de Ghassan Al-nu ‘ Man VIII, decendente direto da dinastia dos Ghassanidas que governou durante séculos o território hoje ocupado pela atual Arábia Saudita, Síria e Jordânia, esteve ontem na Câmara de de Campos onde ministrou palestra sobre a crise no Oriente Médio e seus reflexos no ocidente. Esteve também com a prefeita Rosinha Garotinho, a quem entregou a Comenda Internacional Dinastia Ghassan. Mais tarde, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) onde palestrou sobre “Oriente Médio a história secreta e soluções possíveis”. Gharios cumpre agenda em Campos até o dia 8. 


Nesta quinta, durante missa às 19h na Catedral do Santíssimo Salvador, ele fará a Investidura dos Cavaleiros e Damas da Ordem de São Miguel Arcanjo.