quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Nutrição com Paula Queiroz: Ossos saudáveis para treinos e provas


A vitamina D (Calciferol) é uma vitamina lipossolúvel e essencial para manter a saúde dos ossos e dentes. Ela regula a absorção de cálcio e fósforo, mantendo o funcionamento de diversos órgãos, entre eles cérebro e coração. É obtida principalmente através da luz solar (90%) e de alguns alimentos (10%).

Para manter ossos saudáveis, prevenindo a osteoporose e garantindo o bom desempenho em treinos e provas, tome sol, pratique atividades físicas e alimente-se corretamente.

O sol possui grande importância na produção da vitamina D, mas sem exageros. O indicado pelos dermatologistas, é expor braços e pernas ao sol, antes das 10hs da manhã por 10 minutos diários e sem protetor solar, pois fatores de proteção impedem a produção do micronutriente pela pele. Indivíduos com pele mais morena ou negra, possuem maior dificuldade de sintetizar vitamina D, sendo aconselhável maior frequência na exposição solar, mas sempre nos horários adequados. 

Quanto aos alimentos fontes do Calciferol, há maior concentração em peixes de água salgada, como por exemplo o arenque e salmão e em menor quantidade a sardinha e atum. Também pode ser encontrada em carnes, ovos, manteiga e leite, mas em menor quantidade. O indicado é ingerir 5mcg (200UI) por dia. Vale ressaltar os perigos com a superdosagem. O excesso de vitamina D no organismo, acaba desenvolvendo o efeito oposto, ou seja, eleva a concentração de cálcio no sangue, favorecendo o desenvolvimento de cálculos renais, ocasionando a arteriosclerose. Além disso, a intoxicação por vitamina D, pode causar náuseas, aumento da pressão arterial, fraqueza, nervosismo, dentre outras coisas. 
Antes de suplementar com a vitamina D, peça um exame ao seu nutricionista ou médico, para acompanhar os níveis e saber se há necessidade de efetuar a suplementação ou não. 











Paula Queiroz | CRN 15101085

Bióloga, Nutricionista, pós graduanda em Nutrição em estética corporal, extensão em suplementação voltada a prática do treinamento esportivo.