quarta-feira, 20 de maio de 2015

VEREADORES DISCUTEM ADMINISTRAÇÃO DE WAINER TEIXEIRA E GREVE DE PROFESSORES

(Foto: Ralph Braz)
Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (19), os vereadores discutiram temas diversos como a administração do secretário Wainer Teixeira de Castro à frente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca) e a greve dos professores da rede municipal de ensino. De acordo com o vereador Mauro Silva, os professores devem retornar às salas de aula na quinta-feira (21). O atraso no pagamento dos motoristas de ônibus também foi citado na plenária. 

A discussão a respeito da Codemca começou quando o vereador da bancada governista, Thiago Virgílio, encaminhou o requerimento de moção de aplausos ao secretário Wainer “pelo excelente serviço prestado à frente da presidência da Codemca”. Após a leitura do requerimento, o vereador de oposição, Nildo Cardoso, subiu a tribuna e criticou a administração de Wainer. Segundo ele, “basta fazer uma pesquisa no camelódromo para saber que Wainer não está prestando um bom serviço”.

Nildo também citou a medida tomada por Wainer de retirar a autoridade dos administradores dos cemitérios do interior, fazendo com que os moradores das localidades distantes da área central precisem ir até o Cemitério do Caju para resolver as questões relacionadas aos túmulos de familiares. Ao contrário de Nildo, o líder da bancada do governo na Câmara, Mauro Silva, elogiou a iniciativa de Thiago Virgílio ao encaminhar o requerimento e afirmou que “Wainer é um profissional dedicado que contribui para o desenvolvimento do município”.

O requerimento de Thiago Virgílio foi aprovado com votos contrários de Nildo, Marcão, Rafael Diniz e Fred Machado. Nildo justificou o voto declarando que “essa não é uma questão pessoal, mas de falta de competência de Wainer”. Ele ainda falou sobre a falta de transparência sobre os valores arrecadados no estacionamento debaixo da ponte Leonel Brizola - administrado pela Codemca - e afirmou que o camelódromo não deve sair do local provisório neste governo.

O vereador Marcão pediu a palavra para lembrar que, em 2013, encaminhou um pedido de informação buscando o detalhamento dos contratos milionários da prefeitura com a empresa WTC, de propriedade de Wainer - que foi negado pela bancada governista. Ele disse que o presidente da Codemca também preside o partido PHS, o mesmo da vereadora Auxiliadora Freitas. De acordo com Marcão, desde que o PHS se uniu à coligação do PR (partido de Rosinha), a WTC teria ganhado diversos contratos no município. “Eu não posso votar a favor do requerimento de Thiago Virgílio sabendo que o meu pedido de esclarecimento não foi aceito”, disse.

Greve dos Professores

Marcão também abordou a greve dos professores da rede municipal de ensino que começou na última segunda-feira (18). Ele leu a carta que está sendo entregue aos pais de alunos justificando a greve. O documento enumera as reivindicações, como a revisão anual dos vencimentos, o retorno dos porteiros, profissionais de limpeza e dos auxiliares de secretaria, a reforma das unidades escolares, a entrega de materiais didáticos, entre outras. De acordo com Marcão “é um absurdo o que o desgoverno da prefeita Rosinha está fazendo com a educação do município”. O vereador ainda citou a polêmica contratação dos livros da editora Expoente, no valor de R$ 40 milhões e a falta de transparência na aplicação dos recursos do Fundeb.

Mauro Silva respondeu que o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, e o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Frederico Tavares Rangel, se reuniram nesta terça com o Siprosep e com o Sepe e, na reunião, ficou acertado que a greve terminará na quinta-feira (21).


Greve dos Motoristas de Ônibus


O vereador Fred Machado informou que os motoristas das empresas de ônibus de Campos estão com o salário atrasado há quinze dias e pediu a intervenção da Câmara junto ao Governo Municipal para que o pagamento seja efetuado antes que haja uma paralisação. No entanto, o vereador Magal disse que entrou em contato com o sindicato e garantiu que a greve não vai acontecer.




Fonte: Terceira Via