quarta-feira, 27 de maio de 2015

CRIANÇA DE DE 8 MESES ESPERA POR CIRURGIA A MAIS DE 5 MESES EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
Uma criança de 08 meses vem sofrendo por falta de cirurgia desde os três meses de idade, em São João da Barra. Quem contou o caso do pequeno Iuri, foi a própria mãe, Lucia Helena Nascimento Silva, que acionou a nossa reportagem.

De acordo com o relato, Lucia Helena leva seu filho ao pediatra mensalmente e este profissional diagnosticou o pequeno Iuri com Hérnia Inguinal mais hidrocele (veja abaixo o que são essas doenças) encaminhando-o com urgência para um cirurgião pediátrico.

"Fui a consulta na policlínica de São João da Barra e fiz os exames onde foi diagnosticado uma hernia inguinal mais hidrocele, e também fui informada que seria um caso cirúrgico. O caso é que em São João da Barra não opera pela falta de UTI, então, o único hospital que opera fica em Campos, mas a Prefeitura nâo tem convênio", disse Lucia Helena.

Ao contrário da oferta de ajuda por parte da municipalidade, funcionários da Prefeitura de São João da Barra - Secretaria de Saúde - orientaram a mãe do pequeno Iuri a fingir ser moradora da cidade de Campos dos Goytacazes, para conseguir a cirurgia através do Poder Público daquela cidade, conforme ela relata.

"Fui orientada até mesmo arrumar um endereço de Campos para conseguir fazer a cirurgia, pois aqui não tem mais nada a fazer. Fui na Defensoria Pública, mas esbarro em papeladas e burocracias. E nos hospitais e centros de emergência para onde vou, a resposta é sempre a mesma: não é caso de emergência, mas sim de operação de urgência", conta.

A mãe, desesperada ao ver o sofrimento do filho, só faz um pedido publicamente.

"Só quero deixar bem claro que a única coisa que espero é que seja resolvida a situação do meu filho. Tenho como provar tudo isso, tenho uma AIH que foi recusada pelo hospital para onde fui encaminhada, tenho exames e laudos para provar, só o que não tenho mais é paciência para esperar o que não pode mais esperar", desabafou Lucia Helena.




Fonte: Portal OZK