terça-feira, 13 de novembro de 2012

NOVA FRIBURGO EM ESTADO DE ALERTA MÁXIMO

Foto: Clara Pontes

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, foi colocada em estágio de alerta máximo pela Defesa Civil em razão das chuvas ocorridas na madrugada desta terça-feira (13).

Todas as 35 sirenes das 24 comunidades foram acionadas na manhã desta terça. De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, a cidade tem 101 pontos de apoio. Todos foram abertos pela manhã. O Centro do município ficou completamente alagado.

A orientação dada às pessoas das áreas de risco é que procurem o ponto de apoio mais próximo de sua residência e fiquem atentos aos avisos de SMS, sirenes e outros sistemas da Defesa Civil.

Segundo o Grupo de Previsão e Monitoramento, permanecem as previsões de chuvas de intensidade moderada a forte em todo o estado, por isso o estado de alerta.

A Defesa Civil pede que os moradores da Região Serrana, do Vale do Paraíba, do Norte e do Centro-Sul prestem atenção aos comunicados do órgão. Na Região Serrana, as cidades de Bom Jardim, Trajano de Morais, Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Cordeiro têm risco de deslizamentos.


Uma casa desabou no início da manhã no bairro Três Irmãos, em Nova Friburgo, RJ. O imóvel, que foi atingido por pedras, já estava interditado pela Defesa Civil. Não havia ninguém no local.

Durante a manhã, a Defesa Civil, a Cruz Vermelha e os Bombeiros estiveram no local. De acordo com o comandante do 6º grupamento, Emmanoel Palência, os militares foram chamados para supervisionar diversas áreas na cidade.

Ao todo, 25 pessoas foram levadas para um ponto de apoio na Escola Lafaete Bravo Filho, no bairro Floresta, pela manhã.

Os moradores reclamaram que as sirenes só foram acionadas às 9h e disseram que não receberam nenhuma ajuda das autoridades. A Defesa Civil informou que as sirenes não foram acionadas antes pois o órgão não havia recebido o alerta máximo de cheias.

Fonte: G1/ Inter TV