sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FALTA DE LEITE NA SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPOS


Foto: Ralph Braz

Em menos de dois meses, o drama de pais e mães campistas de crianças com algum tipo de alergia alimentar, que necessitam de leites especiais repassados pela secretaria de Saúde de Campos, voltou. Os beneficiários reclamaram que desde a semana passada o leite Neocate está em falta.


Há 54 dias ocorreu o mesmo problema e cerca de 200 crianças ficaram sem o alimento. A secretaria de Saúde informou que a previsão de chegada das novas latas é hoje à tarde.


Uma das mães que tem vivido esse drama é a Patrícia Ramos, de 31 anos. Ela tem uma filha de 1 ano e 2 meses, que é portadora da síndrome de Down e tem alergia a lactose, e disse que é através de doações que tem dado o que comer a criança. "A lata é muito cara, custa cerca de 200 reais, e eu não tenho condições de comprar. Mãe nenhuma gostaria de passar por isso. A sorte é que minha filha ainda aceita alguma fruta e água, mas e os filhos das outras mães que estão na mesma situação”, indagou.


Outra mãe que passa pela mesma situação é a dona de casa Patrícia Alvarenga, de 32 anos. Segundo ela, seu filho, de 1 ano e 9 meses, possui alergia alimentar múltipla e por isso só é alimentado pelo Neocate e água. Ela contou ainda que mesmo com ordem judicial, ficou sem as cinco latas semanais que o menino necessita.


— Tive que pegar dinheiro emprestado com parentes para que meu filho não fique sem ter o que comer, além de receber doações de amigos. Esta é a segunda semana seguida que não recebo o leite — disse.


A secretaria de Saúde informou que compra a quantidade exata das latas, de acordo com a necessidade de cada paciente. De acordo com a pasta, o leite faltou na quarta-feira e por conta do feriado prolongado, houve um atraso da fornecedora. A secretaria informou também que não apenas fornece as latas, mas também possui uma equipe especial que acompanha o quadro de cada criança.

Fonte: fmanha