terça-feira, 20 de novembro de 2012

BBC ELEGE AYRTON SENNA O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS


Desde o começo deste ano, o site da emissora britânica BBC tem listado os 20 maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. A série começou em março, com Jochen Rindt, e teve os brasileiros Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi em 16º e 17º, respectivamente. O especial chegou a fim nesta terça-feira, com o número 1: Ayrton Senna. 

O brasileiro tricampeão superou Juan Manuel Fangio, segundo colocado da lista, e Jim Clark, terceiro. Michael Schumacher ficou em quarto, e Alain Prost em quinto. Coube ao redator-chefe de Fórmula 1 da BBC, Andrew Benson, traçar um perfil de Ayrton Senna e justificar a sua escolha como o maior de todos os tempos, sem esquecer de citar os mistérios da personalidade do piloto e a sua intrigante coragem de buscar sempre o limite.


“Senna era uma força da natureza, uma poderosa combinação de espetacular talento bruto com uma determinação assustadora. Mas, com toda essa determinação, e com seu próprio conhecimento de o quanto talentoso ele era, veio um senso de justiça menos atraente que o levava a colocar sua própria vida – e a dos seus oponentes – sob risco”, criticou o texto da BBC.


O perfil enumera as principais passagens da carreira do piloto, como a primeira vitória na Lotus em 1985, a rivalidade com Alain Prost na McLaren e histórias de superação, como quando venceu no Brasil apenas com a sexta marcha. “Provavelmente, nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou tanto ao esporte”, diz o texto.

“Ele tinha a boa aparência de um herói romântico, um carisma que poderia aquietar qualquer recinto, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com a qual milhões puderam se identificar. Seus olhos escuros eram janelas de uma alma complexa e volátil”, resumiu o artigo. 


Para ilustrar a personalidade obscura de Senna, o perfil lembra uma frase de Prost criticando o piloto brasileiro por seu estilo agressivo de pilotagem: “Ayrton tem um pequeno problema. Ele acha que não pode morrer, porque acredita em Deus, o que é muito perigoso”.

OS MAIORES PILOTOS PARA A BBC

1. Ayrton Senna
2. Juan Manuel Fangio
3. Jim Clark
4. Michael Schumacher
5. Alain Prost
6. Stirling Moss
7. Jackie Stewart
8. Sebastian Vettel
9. Niki Lauda
10. Fernando Alonso
11. Alberto Ascari12. Gilles Villeneuve
13. Nigel Mansell
14. Mika Hakkinen
15. Lewis Hamilton
16. Nelson Piquet
17. Emerson Fittipaldi

18. Jack Brabham
19. Graham Hill
20. Jochen Rindt


Fonte: UOL esporte