terça-feira, 27 de novembro de 2012

ATRASO NA ENTREGA DE SUPLEMENTO ALIMENTAR DE 200 CRIANÇAS EM CAMPOS

Foto: Ralph Braz
Em Campos dos Goytacazes, RJ, 200 famílias estão cadastradas na Secretaria de Saúde no Programa de Intolerância Alimentar. As crianças, que sofre de intolerância à lactose, uma alergia ao leite comum, precisam tomar um composto nutritivo, uma espécie de leite especial, que é distribuído pelo município. No entanto, segundo as mães das crianças que participam do programa, o produto está em falta, sem explicação.

Em alguns casos, a orientação médica recomenta o consumo de oito latas do suplemtento por mês. Cada uma custa cerca de R$ 200. A Secretaria de Saúde de Campos é obrigada a distribuir o leite para crianças que têm distúrbios alimentares. A maior parte das crianças atendidas toma o leite especial que é indicado para casos de alergia grave. Sem o alimento para receber e sem dinheiro para comprar, muitos pais tiveram que procurar a justiça.

O filho da autônoma Patrícia Alvarenga só pode tomar água e o composto. Desde setembro, ela recebe ajuda de amigos. O gasto já soma mais de R$ 5 mil para comprar o leite. O juiz garantiu a ela o direito a receber o dinheiro de volta da prefeitura, além de um novo estoque de leite, mas nada disso aconteceu.

Por meio de nota, a diretora de Nutrição, Cristiane Ambrósio, confirmou que houve atraso na aquisição de algumas fórmulas devido aos problemas administrativos e à burocracia, mas informou que a distribuição de Neocate e de Pregomim, como são conhecidos os suplementos, vem sendo feita semanalmente, a fim de atender a todos os assistidos do programa.

Ela explicou que houve um atraso na entrega das duas fórmulas na última semana, em função do feriado, mas o material foi recebido pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (23), quando a distribuição voltou a ser realizada.

Fonte: G1