segunda-feira, 9 de abril de 2012

MORRE O MÉDICO PEDRO OTÁVIO


foto: Ralph Braz

O geriatra e gerontólogo Pedro Otávio Enes Barreto faleceu na tarde desta segunda-feira em Campos por complicações proveniente de um câncer. Um dos médicos mais renomados de Campos, ele já foi homenageado algumas vez por seu profissionalismo, inclusive recebendo em janeiro o título de Médico do Ano da Sociedade (2011) Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). O prêmio é uma forma de homenagem ao trabalho e à pessoa que demonstra seriedade e capacidade profissional. Antes, ele já havia sido premiado através do Instituto de Medicina Nuclear. Pedro Otávio tinha quase 30 anos de profissão e chegou a dirigir o hospital Manoel Cartucho. Foi professor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), além de exercer a profissão na Prefeitura e em seu consultório particular.

Período em que foi Sec. Saúde de SJB (2005) / Pedro Otávio e a pref. Carla Machado
foto: Ralph Braz

O médico Pedro Otávio fez parte da turma de 1983 da FMC, instituição em que lecionou e transmitiu toda sabedoria adquirida nos acumulados anos de estudo e trabalho. Ficou à frente do Manoel Cartucho há cinco anos e já passou por várias outras instituições, onde deixou sua marca. Antes de adoecer, o médico dividia o tempo entre o atendimento público e particular.

Ao ser escolhido o Médico do Ano em 2011, o homenageado relatou o imenso prazer em carregar o título e ter o reconhecimento perante a sociedade médica. “Quando ganhei o título pela primeira vez, era escolhido um médico por instituição. Agora é diferente porque não é por hospital, apenas um é eleito dentre todos os membros da sociedade. Fico grato por terem me escolhido”, destacou em ele em janeiro deste ano, durante entrevista a Folha da Manhã.

Pedro Otávio deixa esposa e três filhos. O velório começa esta noite no Auditório da Faculdade de Medicina, na Voluntário da Pátria, Centro de Campos. O sepultamento vai acontecer nesta terça-feira no Cemitério do Caju.


fonte: fmanha.com.br