quinta-feira, 5 de abril de 2012

FAROL DE SÃO TOMÉ É DESTAQUE DO GLOBO MAR



Nesta quinta-feira, dia 5, estreia a nova temporada do programa Globo Mar. Este ano, a repórter Poliana Abritta se junta a Ernesto Paglia em novas aventuras pelos mares do Brasil. A dupla mostra toda a diversidade natural e belezas deste ecossistema e a rotina de trabalho de pessoas que dependem das riquezas do mar para sobreviver e criar suas famílias.

No episódio de estreia, Ernesto Paglia vai com a equipe do programa até Campos dos Goytacazes, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, acompanhar de perto a pesca do camarão, um dos frutos do mar mais rentáveis e cobiçados no mundo inteiro e um importante item da exportação brasileira.



O público vai conhecer a maneira única usada pelos pescadores da praia do Farol de São Tomé para capturar o peixe. Grandes tratores agrícolas são os principais aliados há mais de 30 anos neste trabalho. Como o mar da praia é muito agitado e não há um porto para os barcos atracarem, são os tratores que empurram e puxam as embarcações durante o processo. “Esse sistema é inspirado nos carros de boi da agricultura.

Nosso pessoal é do interior de Campos e trabalhou muito na época do corte da cana de açúcar. Aí, na entressafra, os nossos parentes vinham para a praia pescar”, explica Rodolfo Ribeiro, presidente da Colônia de Pescadores do local.


fonte: G1/Globo
fotos: reprodução G1