quarta-feira, 11 de abril de 2012

MARCELO BESSA DA 98ª ZONA ELEITORAL FALA DAS ELEIÇÕES 2012




Nesta quarta-feira (11/04) o Analista Judiciário e Chefe de Cartório da 98ª ZE, Marcelo Bessa, para falar das Eleições 2012. Entre os vários assuntos que debatidos, destaque para o fechamento do cadastro eleitoral.

Quem precisa se alistar, transferir o título eleitoral de município ou de zona eleitoral ou revisar dados pessoais para votar nas eleições de 7 de outubro deve ficar atento ao prazo, que termina no dia 9 de maio. De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, este também é o prazo final para os portadores de necessidades especiais e idosos solicitarem transferência para uma seção de fácil acesso.

Para evitar filas, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência.

Aqueles que desejam apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração dos dados no documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito). 


Os interessados em tirar o título pela primeira vez devem procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para fins de identificação dos que procurarem a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Já nos casos de transferência, solicitação de seção eleitoral de fácil acesso e revisão de dados, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.

As 249 Zonas Eleitorais do Estado funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e os endereços e telefones podem ser consultados no site www.tre-rj.jus.br.


foto: facebook/ marcelo bessa
fonte: programadeolhonacidade.com