sábado, 21 de abril de 2012

21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES



O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro instituído em homenagem ao herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido por Tiradentes (uma alusão ao seu ofício de dentista). O mártir da Inconfidência Mineira foi executado a 21 de Abril de 1792 e por essa razão a data foi estabelecida como o feriado Tiradentes.

Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de Abril, é feriado nacional.

Tiradentes é considerado um mártir e herói do povo mineiro, por ter sido um grande líder e ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, Tiradentes foi o que assumiu maiores responsabilidades.
Origem de Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista, contra o domínio do Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento, e foi o único condenado à morte por enforcamento.